Madeira compensada: entenda as qualidades e os defeitos deste material.

Muito usada na construção civil, seja em grandes obras ou pequenas reformas, a madeira compensada apresenta uma variedade de aplicações.

Entretanto, é fundamental conhecer de perto as características do material antes de adquiri-lo.

Dessa maneira, preparamos esse post exclusivo para você que deseja tirar todas as suas dúvidas sobre madeira compensada.

Continue a leitura e saiba mais!

Leia também: Aprenda como usar a música no Storytelling da sua loja!

O que é uma madeira compensada?

A madeira compensada, também chamada de madeirite, trata-se simplesmente de uma fina folha de madeira sobreposta às outras.

Ou seja, são várias lâminas que formam uma placa mais resistente.

Normalmente o material é associado ao uso de vedação provisório de obras, laje, vigas e semelhantes.

Não é uma estrutura complexa, sendo, na realidade, bastante simples, mas não deixa de ser indispensável na construção civil.

Leia também: Preparativos finais para Black Friday & Cyber Monday no varejo

Produção de madeira compensada

Hoje, a produção da madeira compensada é cada vez mais voltada para processos sustentáveis.

Eficientes, são projetados para que a madeira seja altamente aproveitada, resultando no descarte nulo.

Então, se essa matéria-prima não foi totalmente utilizada nas chapas compensadas, ela se torna madeira serrada ou é encaminhada para lugares que vão transformá-la em energia (biomassa).

Como esse material é produzido?

O Pinus e o Eucalipto são as matérias-primas mais comuns para a fabricação da madeira compensada, principalmente quando o processo respeita o meio ambiente.

E como funciona? Para começar, grandes pedaços de madeira são cozidos e, depois de secos, são cortados em forma de lâmina.

Aqui já são obtidas as chapas necessárias para a produção da madeira compensada.

Por serem painéis finos, em seguida são unidos com uma máquina chamada de juntadeira de miolo. Ela vai deixar a chapa de madeira em tamanhos mais comerciais.

Depois que as folhas foram unidas, elas recebem cola.

A cola varia de acordo com a finalidade da madeira: se ela vai ser usada em estruturas, se ela vai ser usada dentro de casa, se ela vai se tornar um produto para áreas externas, etc. 

Esses aspectos são considerados para que o que quer que seja feito com a madeira compensada não apresente defeitos.

O compensado segue, então, para uma prensa a frio, que vai melhorar a qualidade da cola. Em seguida, o material alcança a prensa quente, que vai dar a ele o tratamento necessário para a produção de embalagens para exportação.

Antes de finalizada, a chapa de madeira compensada recebe acabamento em massa acrílica. Feito isso, ela será cortada nas medidas desejadas comercialmente e devidamente lixada.

Leia também: Como a música faz parte da jornada de compras na loja?

Cuidados com móveis, balcões, etc. fabricados com compensados

Está trabalhando em algum projeto com compensados? Umas dicas em relação aos cuidados necessários ao usar esses móveis (ou peças de decoração) são sempre bem vindas. Não deixe de informar os seus clientes:

  • O compensado não deve ser usado como suporte para qualquer tipo de corte. No preparo de alimentos ou ao manusear objetos cortantes sobre a superfície utilize tábuas específicas, de modo a proteger a superfície;
  • Não apoie panelas nem outros objetos quentes sobre a superfície dos móveis. Use sempre descanso para panelas ou cubra-o com um tecido grosso e seco antes de apoiar objetos;
  • Evite arrastar objetos cortantes ou pontiagudos sobre a superfície dos móveis fabricados com compensados para evitar arranhões ou cortes;
  • Líquidos ou alimentos ácidos como limão, vinagre ou vinho podem manchar ou corroer o selador, danificando a superfície do móvel.

Ao limpar peças construídas com um dos tipos de compensado, evite usar esponjas ou produtos abrasivos. Limpe a superfície com um pano úmido e macio.

Usar compensados na sua loja, sim ou não?

Mais do que dizer se esse material é interessante para uma possível reforma na sua loja, estamos aqui para mostrar como existe essa possibilidade. Viável, barata e que pode ser exatamente o que o seu varejo precisa para reformar e ficar de cara nova.


Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o Blog. Estamos sempre trazendo notícias e novidades sobre o universo do varejo.


Agradeço a leitura e até a próxima!

Man at a floor store looking at wood samples – home improvement concepts

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação