Inspirações para o outono no varejo 

Hoje nós queremos apresentar para você as dicas e estratégias que vão mudar os seus resultados. Então, são aqueles segredos sobre o outono no varejo. 

Mas, um aviso rápido: 

Antes de abordar as dicas para preparar sua loja para o outono, convém, primeiramente, entender as características dessa estação.

Em grande parte do país, essa época do ano é marcada por temperaturas amenas durante o dia e um pouco de frio durante a noite e pelas manhãs.

Isso permite uma composição variada de looks, podendo ser empregadas composições da estação passada, com adição de alguns acessórios.

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Prepare sua vitrine

Uma vitrine bem decorada é um excelente chamariz para os clientes. Por isso, vale a pena caprichar nesse quesito.

Veja algumas opções para não errar na sua loja:

Aposte no vintage: objetos atraentes do passado estão na moda. Portanto, use-os para compor sua vitrine.

Aposte em metais e peças antigas. Os tons de cobre também o ajudarão a aperfeiçoar essa atmosfera que lembra o passado.

Leia também: Gatilhos mentais visuais, vamos falar sobre eles! 

Dê um toque pessoal: outra tendência muito popular nesta temporada nas vitrines é o design artesanal

Se você é bom em desenhar ou conhece algum profissional das artes, não hesite em utilizar alguns elementos na decoração de sua vitrine.

Decoração emocional: você também tem a possibilidade de utilizar sua vitrine para escrever mensagens positivas e, assim, anunciar a chegada do outono de maneira original aos seus clientes.

Decoração ecológica: a natureza, está na moda! Você pode utilizar elementos, caixas de madeira ou cestas cheias de frutas ou legumes artificial, paletes ou regadores.

Com certeza, sua vitrine não passará despercebida.

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Outono no Brasil: quando começa e por que vender na estação

Em 2022, o outono no Brasil começa no dia 20 de março e vai até 20 de junho.

A estação ocorre entre o verão e o inverno e é marcada por temperaturas mais frias – que variam de acordo com a região – e pela queda da folhagem das árvores.

Essa é uma ótima oportunidade para lojistas porque os hábitos dos consumidores mudam de acordo com as estações.

No verão, por exemplo, roupas leves e itens de praia são muito buscados.

Já no outono, tecidos reforçados e tons quentes ganham destaque.

Portanto, se você está buscando formas de aumentar o faturamento, é uma ótima ideia aproveitar a estação para vender produtos de nicho!

No entanto, é preciso conhecer as tendências da época e entender o que o público está buscando. 

Também é importante diversificar o catálogo e os canais de venda de acordo com a estratégia da marca.

Redes sociais e marketplaces são exemplos de boas vitrines para divulgação de produtos na internet.

O calendário das estações da moda

 Outro fator importante para conseguir se planejar para as mudanças de coleção é entender como funciona o calendário de troca de estação. Baseado no livro “Inventando moda” da escritora Doris Treptow, este calendário, no Brasil, funcionaria mais ou menos como ordem abaixo.

Calendário das estações no varejo de moda:

  • Janeiro: Promoção das peças que sobraram da coleção de alto-verão e festa (fim-de-ano).
  • Fevereiro: Promoção das peças que sobraram das coleções Primavera/Verão e festas.
  • Março: Lançamento da coleção de Outono.
  • Abril: Venda da coleção de Outono.
  • Maio: Lançamento da coleção de Inverno.
  • Junho: Venda da coleção de Inverno.
  • Julho: Promoção das peças que sobraram da coleção Outono/Inverno.
  • Agosto: Promoção das peças que sobraram da coleção Outono/Inverno.
  • Setembro: Lançamento de coleção de Primavera.
  • Outubro: Lançamento da coleção de Verão.
  • Novembro: Lançamento da coleção de alto-verão e festa (fim-de-ano)
  • Dezembro: Vendas da coleção de alto-verão e festa.

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