Essa semana aconteceu o Dia do Futebol, tema que me fez lembrar da Copa do Mundo, talvez o evento mais importante no radar do varejo em muito tempo.
Hoje eu trago um artigo falando exclusivamente sobre o Impacto da Copa do Mundo nas vendas e o que esperar do consumo neste final de ano.
Então, vem comigo, que temos muito o que conversar.
Proximidade da Copa do Mundo gera ansiedade nos clientes
A proximidade da Copa do Mundo acirra apostas e movimenta expectativas em relação ao seu real impacto para consumo e varejo.
A despeito de atrasos, entregas limitadas e não cumprimento de promessas e expectativas de legado relacionado a melhoria de infraestrutura, o evento trouxe dimensão significativa e visibilidade, além de modificar a rotina do país. Sempre é assim. Se tem Copa, o Brasil muda.
Os anos de Copa do Mundo geram impacto para o varejo, com diferenças setoriais.
Porém, não há referência histórica comparável para se projetar os efeitos de um evento Global.
Os segmentos de varejo naturalmente beneficiados são os de alimentos e bebidas, food service, artigos esportivos e eletrônicos.
Há diversos fatores a serem ponderados para a construção de cenários de vendas e planejamento de ações.
O Zeitgeist da Copa do Mundo
É tempo de Copa do Mundo e independente da crise econômica ou política vivenciada pelo país, este é um evento que impacta diretamente no cotidiano dos brasileiros.
O “Clima da Copa” influencia a autoestima nacional, a decoração das ruas e o comportamento das pessoas.
No entanto, o que não podemos ignorar é que, diante desse contexto, os hábitos de compra do consumidor também mudam.
De forma que, as lojas online que têm como objetivo impulsionar os resultados ou manter o mesmo ritmo de conversões, devem se atentar para essas variações de perfil que ocorrem durante o Mundial.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 24% das famílias brasileiras têm intenção de consumir produtos relacionados à Copa do Mundo.
Esse percentual representa a metade da intenção de consumo das véspera da copa de 2018 (50,1%)
Um termômetro do consumo desse tipo de produtos é a Saara no Rio de Janeiro (maior shopping a céu aberto do Brasil), onde as vendas vêm crescendo bastante na última semana. Longe do movimento das Copas de 2010, 2014 e 2018, mas os lojistas estão com boas expectativas.
Os eletrônicos são o carro chefe
Durante as últimas Copas do Mundo, observou-se um aumento muito grande na venda de aparelhos de televisão. Em 2018, a venda de TVs cresceu 60% por semana, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa GfK, no mês que precedeu a Copa.
No Chile e na Argentina, durante a época da Copa de 2018, também se observou aumentos acima de 50% na venda de televisores.
Outros produtos eletrônicos, como projetores, câmeras digitais, celulares, dentre outros, também tiveram bastante saída.
E os trajes esportivos?
As vendas de trajes esportivos, camisas, uniformes, tênis com motivos e cores associadas à Copa do Mundo ou times de futebol devem apresentar aumento.
Os bares e restaurantes também poderão ter acréscimo no movimento nos dias das partidas, principalmente os que proporcionarem telões e TVs para exibição dos jogos aos clientes.
Mas observa-se que nas últimas edições da Copa que os torcedores têm dado a preferência por torcer em casa mesmo.
No caso dos torcedores que optaram por reuniões em família ou com amigos, o consumo está relacionado, em sua maior parte, a alimentos e bebidas comercializados em supermercados e hipermercados, armazéns, lojas de conveniência e açougues.
Agora vá e transforme o seu varejo usando essas informações
E essas foram as minhas dicas e análises para você aproveitar melhor a Copa do Mundo no seu varejo.
Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do retail.
Agradeço a leitura e até a próxima!