Olá, tudo bem contigo? Hoje eu trago para você um guia rápido de design de varejo.
Ou seja, são as principais informações que você precisa para elaborar um design de varejo agradável, bem desenvolvido e eficiente.
Por ser um guia rápido, todos os dados estão condensados, portanto, mostrando para você apenas o que é estritamente necessário.
E aí, depois, se você sentir vontade de expandir os conhecimentos. Basta me procurar e nós batemos um papo mais aprofundado. Combinado?
Então, vamos lá. O que você precisa saber sobre design de varejo?
Fique confortável e aproveite a leitura!
Entrando na loja
A entrada é o primeiro espaço que os clientes ocupam ao se aproximarem da sua loja. Ela também é conhecida como “zona de transição” ou “zona de descompressão”, e sua extensão varia de acordo com o tamanho do estabelecimento.
É nela que os clientes se desconectam do mundo lá fora e experimentam o que você tem para oferecer pela primeira vez.
Também é na entrada que os compradores começam a julgar se uma loja é barata ou cara, e se o ambiente como um todo (iluminação, decoração, vitrines, paleta de cores) é convidativo.
Como os clientes estão fazendo a transição para o universo do seu negócio, qualquer produto, sinalização ou cesta para compras que você deixar na entrada passará despercebido por eles.
A decisão de compra e o design
Um design criativo influencia positivamente a percepção do consumidor, instigando-o a explorar mais a loja. Você provavelmente já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”, pois um bom design vai te garantir uma boa primeira impressão.
Além disso, vitrines bem montadas, limpas e organizadas, com boa iluminação, ajudam a criar um ambiente de charme que valoriza o design e a apresentação visual da loja, utilizando todas as técnicas do visual merchandising.
Renovar os produtos em exposição pode ajudar a chamar mais a atenção e a sua loja a se destacar das demais.
Uma boa maneira de fazer isso é investindo em manequins com desenhos ou cores diferentes ou faixas que usem cores impactantes como o vermelho para anunciar promoções.
As boas práticas do design de varejo
A melhor dica para acertar no marketing de varejo é: seja cuidadoso com o seu cliente. A venda não começa na porta da loja e não termina fora dela.
O marketing de relacionamento é um ponto delicado para o lojista, porque é ele que vai estimular e aproximar empresário e consumidor, fidelizando este último.
É possível usar estratégias de fidelização como sistema de pontos, cartões de fidelidade com condições exclusivas, descontos e benefícios na próxima compra e por aí vai.
Para o lojista, o ponto de venda é fator primordial de atenção. Estar presente em feiras e eventos do seu segmento, entre os concorrentes, eleva o patamar da sua marca e a posiciona como “expert” naquilo que propõe.
Pontos de venda atrativos e, principalmente, interativos são tiros certeiros. Além de manter o cliente em contato com a sua marca por mais tempo, a interação gera envolvimento e provoca curiosidade, fazendo com que o cliente se sinta mais feliz por estar ali.
Isso não significa que os mimos tradicionais, como brindes, amostras grátis, entre outros, são carta fora do baralho, ok? Se é tradicional, é porque se consolidou como tal e ainda agrada muita gente!
Como nutrir um bom design de varejo
O Retail Design é abastecido da criatividade, da identidade da marca, da consistência e do cuidado pela experiência das pessoas no momento da compra.
A dieta do Retail Design deve levar em consideração que a experiência de compra começa com um bom design e deve manter a consistência de estilo e de funcionalidade.
A intenção é gerar uma sensação acolhedora, de conforto e segurança para que a jornada do consumidor nos espaços flua no passo projetado.
Por que são projetados designs exclusivos
Projete espaços exclusivos – Quando observamos grandes redes de franquias como O Boticário, Cacau Show, e Chilli Beans, que atuam no sistema de franquias há muitos anos, podemos observar que uma loja reúne as mesmas características visuais, elementos de arquitetura e comunicação padronizada que as outras.
E, uma vez mais, o Retail Design tem grande participação na estratégia de expansão de franquias, já que os profissionais desta área projetam espaços exclusivos e replicáveis a cada nova operação durante o processo de crescimento das marcas.
Projete espaços que gerem posição única na mente dos consumidores – Isso faz com que eles se encantem com o produto tornando-se fãs de sua marca.
Portanto, é necessário que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em sua loja, e mais importante que isso, fique satisfeito dentro dela.
Para que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais. Grandes empresas no setor de franquias já compreenderam a importância da experiência do consumidor e projetam espaços cada vez mais alinhados a esta realidade.
Identifique as necessidades de seus clientes – Na maioria das vezes, as empresas falham na hora de encantar seus clientes por ignorar o perfil do novo consumidor.
Parece básico, mas as empresas devem saber as necessidades mais íntimas dos consumidores e principalmente que atitudes e ações fazem com que eles se sintam especiais.
Como mostrar o caminho para os clientes
Use estantes, prateleiras, móveis e outras ferramentas para indicar o caminho que seus clientes devem percorrer na sua loja.
A forma como você trabalhará com esse material dependerá do tamanho e do layout geral da sua loja.
Porém, como você já sabe que a maioria dos clientes tende a virar à direita após entrar em uma loja, certifique-se de que eles vão seguir percorrendo todo o espaço do seu estabelecimento, para que fiquem expostos ao máximo aos seus produtos.
Além de aumentar as chances de compra, um caminho bem pensado também ajuda a controlar de forma estratégica a entrada e saída de pessoas na loja.
A maioria das lojas aposta em um caminho circular, começando pela direita (ou no sentido anti-horário), para fazer com que os clientes visitem o fundo da loja e retornem para a parte da frente.
Alguns lojistas deixam esse caminho ainda mais explícito, demarcando-o no chão com adesivos com diferentes texturas.
Outra tática é usar esse caminho para conduzir os clientes para um determinado ponto da loja.
Para tanto, experimente, por exemplo, colocar um expositor chamativo ou algum cartaz ou painel nesses locais.
Prontinho, esse foi o guia rápido de design de varejo.
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Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre retail design.
Agradeço a leitura e até a próxima.