Hoje eu quero conversar com você sobre os exemplos de sucesso no Franchising. Ou seja, sobre as franquias que estão trazendo resultados para todos os acionistas.
Mas, principalmente, quero conversar sobre boas ideias.
Afinal, quem está todos os dias no mercado gerenciando uma empresa sabe que o sucesso, ou o fracasso de um empreendimento dependem de duas coisas: a qualidade das ideias e a capacidade de executá-las.
Por isso, hoje vejamos como essas boas ideias do Franchising vêm sendo aplicadas e o que podemos aprender com elas.
Vem comigo.
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Boas ideias no Franchising
Franquia é um negócio onde há a cessão dos direitos de uso de uma marca e de um sistema de negócios que já foi testado em vários mercados, cujo franqueador tem critérios claros sobre sua expansão e o perfil de franqueado ideal.
Apesar de a franquia apresentar baixa taxa de mortalidade, principalmente quando comparada com os negócios que não fazem parte de uma rede ou chamado de negócios independentes, mesmo assim, apresentam riscos.
Não pode haver definitivamente a sensação de que é só comprar a franquia e o sucesso será garantido.
Pois o mercado apresenta diversos casos de franqueados de insucesso, em função dessa crença de resultado fácil de ser conquistado.
Graças ao poder da marca, ao sistema de negócios, o mix de produtos e outros aspectos importantes.
Pois é crucial a participação do franqueado no dia a dia do negócio, o seu entendimento do mercado e a gestão da franquia de maneira estruturada.
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A importância de uma boa ideia
Inovar, nem sempre, significa inventar algo realmente novo.
Muitas vezes, fazer de um jeito diferente algo que já existe pode ser tão revolucionário quanto criar algo novo.
Diversos empreendedores criam empresas a partir da experiência que tiveram no exterior e da carência de negócios que faltam no Brasil.
Esse é um dos maiores segredos para uma startup ter sucesso no país, segundo a Associação Brasileira de Startups.
“Grandes ideias surgem de uma área ainda não explorada pelo mercado”, afirma Gustavo Caetano, presidente da associação e dono da Sambatech, startup de soluções para vídeos online.
Não faltam exemplos bem-sucedidos disso em nosso país.
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Autoconhecimento
- Faça uma autoavaliação honesta e consciente: quais são seus sonhos?
- Quais são suas principais forças e fraquezas?
- O que impede ou dificulta suas realizações?
- O que você mais gosta de fazer?
- Você compreende realmente as reais implicações de ser um empresário?
- E de ser um empresário franqueado?
- Você está realmente pronto para enfrentar os desafios que estarão por vir?
Está pronto para atuar de acordo com as normas e padrões estipulados pelo franqueador?
Como as franquias funcionam?
Apesar do investimento inicial para começar esse tipo de franquia ser menor, os outros pontos das franquias mais baratas não sofrem alterações significativas em relação às mais tradicionais.
Assim sendo, todas as políticas fundamentais do franchising continuam a valer.
Logo, para abrir uma microfranquia, é fundamental procurar uma empresa interessada em ter novas unidades e seguir as exigências que são comuns a esses acordos.
Então, entre eles, estão o pagamento de taxas pelo uso da marca e conhecimento sobre como é o negócio.
Além disso, todas as microfranquias são obrigadas a seguir a Lei das Franquias, que aponta quais são as obrigações de negócios do tipo no país.
Assim, ela estabelece regras para o relacionamento entre franqueadores e franqueados e garante maior transparência e segurança jurídica entre ambas as partes, pontos importantes para o empreendimento.
Exemplo de sucesso: Academia de Spinning
Fundada em 2014 e é uma rede de academias focada em apenas uma atividade: o spinning.
Todo o ambiente foi pensado para facilitar o esporte – desde as bicicletas até a escolha das músicas e dos vestiários com elementos relaxantes.
Hoje, o negócio tem uma base de 21 mil clientes.
A reserva e o pagamento de cada aula podem ser feitos online, com cobranças individuais. Apenas no ano passado, o negócio faturou 2,5 milhões de reais.
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