Como estão as suas estratégias de marketing, hein? O seu restaurante está nadando de braçadas? Sabia que existe um conjunto de estratégias de marketing para restaurantes? Isso mesmo, especifico!
Hoje nós vamos apresentar essas estratégias e dar dicas de como coloca-las em prática. Afinal, nós sabemos, o mercado está cada vez mais competitivo.
Mas, existe uma boa notícia. Sobrevivência é uma questão de informação. Sendo assim, hoje vamos conversar sobre as estratégias para que você termine o artigo com várias ideias pipocando na cabeça.
Rapidinho, em menos de 10 minutinhos eu prometo que nós já teremos terminado o assunto, então, vamos lá?! Veja só, estratégias de marketing para restaurantes.
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Faça o consumidor falar bem de você
Carinhosamente chamado de Marketing de indicação, nada mais é do que o bom e velho boca a boca, é quando o cliente faz elogios, também está dentro das estratégias de marketing para restaurantes.
Agora você deve estar pensando “ah, vá, jura? Por que eu não pensei nisso antes?” e fazendo a melhor cara de descrença, não é verdade? Afinal, escrever é muito mais simples do que fazer.
Mas aqui nós damos a ideia e mostramos a solução. Vamos lá, como fazer o consumidor falar bem de você?
Promoções para clientes antigos, aplicativos com descontos especiais, cardápios bem elaborados. Todas essas soluções farão com que os seus clientes atuais espalhem boas notícias sobre o seu restaurante. Não acredita? Então continue lendo o artigo.
Tenha o melhor site possível
Não dá para acreditar que nesta altura do campeonato nós ainda precisemos dar essa dica, mas aqui vai ela. Tenha um site, mas não apenas qualquer site, tenha um belo e funcional site, adaptado para todos os dispositivos.
Raramente um cliente irá descobrir o seu restaurante apenas por que passou em frente a ele. Isso não é novidade para você nem para nós. O cliente irá chegar até você por meio de indicações, campanhas na internet e sites.
Então, quando o cliente conhecer a sua marca online, garanta que o seu site estará atualizado e funcional. Acredite: o restaurante pode estar impecável, o serviço ser excelente e a comida divina, se o site estiver aos frangalhos, o cliente não vai nem chegar até o seu estabelecimento.
Mantenha redes sociais atualizadas
As redes sociais estão de mãos dadas com o site fazem parte das estratégias de marketing para restaurantes. Por algum motivo que nós não sabemos, muitos restaurantes não aparecem nas redes sociais, o resultado? Eles não existem oficialmente no mundo.
Isso não é segredo também. Estar fora das redes sociais é negligenciar uma ferramenta de comunicação excelente com o público.
Outra dica importante: garanta que a conta do seu restaurante interaja com o público. Crie postagens, troque informações, faça comentários, dê likes. As respostas são positivas e essa é uma das maneiras mais práticas de entrar em contato com os seus clientes.
Reforçando: as redes sociais são ótimas e serão responsáveis por atrair a atenção de um grande público, se estiverem atualizadas. Largar uma conta abandonada é um tiro no pé. O cliente vê a conta como sinal de abandono da marca.
Aprenda sobre e-mail marketing
Seus clientes recebem e-mails regularmente? Não? Então talvez você devesse desenvolver essa comunicação também.
Uma das estratégias de marketing para restaurantes é a elaboração de uma lista de e-mails para o disparo de marketing por ela. Como funciona?
Você pode disponibilizar um produto relevante, digamos, um e-book com receitas, e colocar um cadastro para o download desse material.
O cliente se cadastra, recebe o e-book e você ganha um e-mail valioso para poder desenvolver estratégias de marketing com ele, umas delas é justamente o disparo de informações.
Mas lembre-se: caixa de e-mail não é para enviar qualquer coisa. Certifique-se de que os seus clientes estarão recebendo informações relevantes ou promoções bacanas. Encher a caixa de e-mail com spam pode gerar efeito negativo.
Transforme seu restaurante em uma experiência
Muitas vezes, nós entramos em restaurantes e ficamos nos perguntando “que tipo de comida eles servem aqui?”. Se isso acontecer no seu restaurante, então está na hora de reavaliar o layout.
Tudo dentro do seu restaurante deve informar ao cliente quais são seus valores, o que ele pode esperar da sua marca e, claro, qual é a sua área de atuação. Portanto, entre as estratégias de marketing, uma delas é tornar evidente para todos os clientes, por meio da decoração, os pontos fortes da sua marca.
Se for a descontração, que seja um ambiente leve. Se for a seriedade, então que o ambiente acompanhe o tom. Revisar o layout é um dos investimentos mais importantes, sobretudo para as marcas que ainda não conseguiram desenvolver uma personalidade.
Sua marca deve se destacar
Responda rapidamente, quais são os diferenciais do seu restaurante? Comida, localização, organização, atendimento ou a arquitetura? Se você respondeu apenas algumas, então precisa rever mesmo suas estratégias de marketing para restaurantes.
Saiba que a marca do seu restaurante é a soma de todos esses fatores e ainda muitos outros. Sedo assim, nada de focar em apenas alguns deles.
Dá trabalho, nós sabemos. Lidar com todos esses itens não é tarefa das mais fáceis. Mas quem disse que seria fácil?
O segredo das estratégias de marketing para restaurantes está em desenvolver-se
Sabemos que as estratégias de marketing para restaurantes não são garantidoras de sucesso. Afinal de contas, quando se trata de conquistar clientes, é bem difícil desenvolver uma fórmula mágica.
Mesmo assim, sabemos que boas práticas geram resultado, logo, vale a pena investir nelas.
No fim do dia, o que importa mesmo é a aquisição de referências e conhecimento. Ou seja:
É saber o que se quer, por que se quer e como fazer para chegar até lá.
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