Digitalização do Varejo entenda tudo sobre essa nova tendência

Digitalização do Varejo: entenda tudo sobre essa nova tendência

Você quer vender mais? Então precisa entender a digitalização do varejo. Afinal de contas, essa transformação é responsável pelas mudanças em muitas lojas e diversos comércios.

Hoje eu trouxe para você uma estratégia nova de digitalização para o seu varejo. Apresentando as formas como essa revolução acontece e também suas principais causas.

Tudo isso para que você tenha um impulso na sua jornada e possa levar o seu varejo para um outro patamar.

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura.

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Digitalização do varejo envolve todas as áreas

Desde o marketing que precisa sair da esfera apenas promocional e de geração de tráfego para o e-commerce, a fim de passar a criar efetivamente estratégias de O2O — online to offline — e, com isso, gerar também fluxo para as lojas; passando pelo financeiro, que deve pensar em novos meios e condições de pagamento; até a área de logística, que deve otimizar seus processos para uma entrega cada vez mais rápida (o que impacta diretamente nas vendas).

Todas as áreas podem contribuir. Se depender apenas de uma diretoria de e-commerce, a força para fazer a transformação digital fica muito limitada à atuação do canal sem acionar o todo.

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A melhoria da jornada do cliente

O primeiro passo para a digitalização do varejo é, sem dúvidas, o entendimento da jornada de compra dos clientes. Para que uma empresa saiba onde será efetivo investir em tecnologia, ela precisa saber como seus consumidores se comportam, entender suas necessidades, para, assim, implementar melhorias no processo.

Por isso, você precisa desenhar todas as etapas percorridas por seu cliente, entender quais delas podem ser otimizadas e onde o uso da tecnologia irá agregar valor ao seu negócio.

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A digitalização do varejo em etapas

O preço das suas mercadorias ainda é importante, sim. Mas não é o fator fundamental para atrair, conquistar, reter e fidelizar os clientes. Afinal, os consumidores atuais buscam por:

  • Praticidade;
  • Conforto; 
  • Imediatismo;
  • Disponibilidade de horário;
  • Segurança;
  • Qualidade (nos produtos e no atendimento),
  • Facilidade na hora de efetuar as compras e de se comunicar com a loja, caso necessário, entre outros. 

Esses são alguns pontos que passaram a ganhar mais relevância para o consumidor atual na hora de ele se relacionar e comprar do seu supermercado. E eles estão diretamente relacionados com a digitalização do varejo. Ou seja, com a sua marca estar presente em diversos canais e, mais do que isso, oferecendo boas soluções em todos eles.

Ademais, essa mudança de comportamento dos consumidores, apesar de ter passado por um aceleramento abrupto, causado devido à pandemia, já era esperada. Ela apenas chegou um pouco antes do “previsto”. Entretanto, os hábitos e preferências de consumo dos consumidores já estavam sendo alterados de forma contínua.

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E quantos aos custos?

A grande maioria dos varejistas brasileiros parece estar atenta ao que acontece ao seu redor.

A pesquisa Desafios do Varejo, conduzida em agosto do ano passado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que nove em cada dez empresários do varejo garantem acompanhar as novidades do setor.

No entanto, os mesmos empresários seguem adotando estratégias de gestão ultrapassadas, baseadas, sobretudo, na prática e vivência do dia a dia.

A explicação para essa paralisia costuma ser financeira. Para a maioria dos entrevistados, a implantação de tecnologias esbarra nos custos da transição digital.

Essa é uma percepção dos empresários refutada pelos especialistas. “Alegar falta de recursos para digitalizar uma loja não é uma desculpa plausível”, diz Miranda. “Existem muitos caminhos para viabilizar um negócio na internet, sem que seja necessário um investimento muito alto”.

O que falta ao empresário brasileiro é um pouco de criatividade. Ele cita experiências como os marketplaces, que são formas baratas e eficientes de encontrar um público que só consome no universo on-line. Não é necessário nenhum grande investimento ou conhecimento técnico para aderir a esse sistema.

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Digitalização do Varejo entenda tudo sobre essa nova tendência

Como acompanhar a transformação no varejo?

O desafio é grande, mas não dá mais para adiar a decisão de digitalização do varejo. Os e-commerces trouxeram grandes preocupações para o varejo tradicional e mudanças de hábitos para os consumidores.

A velocidade com que as novidades e tecnologias aparecem faz com que diretores e donos de empresas não sintam segurança para agir na direção da digitalização do varejo. Talvez você se sinta assim também.

Ainda existem pessoas no mundo corporativo que acreditam que dá para esperar. Não dá. Passou o tempo em que a empresa detinha o poder de escolha, hoje o consumidor é que cobra mudanças.

Pensando na dificuldade de dar o primeiro passo, esse artigo vai ajudar a desmistificar a digitalização no varejo com 3 dicas para você parar de adiar a transformação digital do seu negócio. 

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As plataformas que lidam com a transformação no varejo e no e-commerce

Uma delas é a Mundipagg, uma plataforma focada em soluções customizáveis e simples, como Retentativa, Multi Compradores, One Click-Buy, Venda Digitada, Analytics, Assinaturas – Recorrência, Ambiente Seguro (e-wallet) e Checkouts. Outra é o Pagar.me, voltado para quem deseja começar a receber pagamentos de forma rápida e segura em apenas uma integração. A ferramenta permite transacionar no mundo on-line com total controle e transparência sobre as operações do e-commerce, utilizando ferramentas como o Checkout Transparente e o Link de Pagamento.

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Tantas mudanças, somadas ao aumento do volume de transações realizadas pelo celular, apenas enfatizam a necessidade de processos mais rápidos à disposição do cliente. Burocratizar a finalização de uma compra, aliás, torna a experiência demorada, cansativa e aumenta o índice de desistência.

Agora você já sabe como o varejo vem se transformando nos últimos anos e quais são as principais causas dessas mudanças.

Quer obter ainda mais dicas? Então continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo incrível das marcas e do retail.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

 

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