Pois é, o ano acabou e agora nós queremos saber como vender mais no começo do ano. Não é mesmo?
Afinal de contas, não é só no final do ano que nós queremos faturar mais, em janeiro também.
Por isso, aqui vão dicas incríveis de como faturar mais durante estes meses desafiadores do ano.
Confira!
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Dicas de como faturar mais no começo do ano: uma ressalva
Quando o mercado está recessivo, vale a pena aproveitar o momento para se destacar da concorrência.
Mas, onde estão os pontos fracos deles e como faturar mais no final de ano apesar da crise?
É o que você vai descobrir agora.
Liquidações são ótimas
Você pode até não gostar dessa palavra, mas seu cliente a ama.
Além do mais, é indiscutível que, no começo do ano, com tantas taxas e obrigações a quitar, o seu público esteja ávido por promoções.
Então, que tal aproveitar a deixa de que o ano novo é um período de recomeço e fazer uma liquidação com aqueles itens que estão parados há tempos no estoque ou acabaram não sendo vendidos no final do ano?
Sua margem de lucro diminuirá, mas o aumento nas vendas fará a mercadoria girar e trará mais fluxo de caixa para o começo do ano.
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Observe o ritmo da economia
Por conta das festividades e também dos produtos e serviços sazonais que o final do ano concentra, a economia fica bem movimentada e isso ajuda no poder de compra dos consumidores.
Muitos vagas temporárias são abertas e, com a nova legislação, é possível trabalhar em mais de uma função para juntar aquele dinheirinho para comprar um carro novo.
Isso sem contar as horas extras que normalmente são requeridas nesse período, que acabam sendo um incremento de renda para muita gente.
Assim, é preciso oferecer promoções e condições especiais para atingir essas pessoas que conseguiram um dinheirinho a mais nessa época do ano.
Como? Faça ofertas de entrada reduzidas e concentre-se no financiamento, já que no começo do ano os consumidores voltarão aos seus empregos normais e terão mais despesas, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar etc.
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Esteja nas redes
Você já ouviu aquela frase “quem não é visto, não é lembrado”? No mundo das redes sociais é exatamente assim.
Esteja presente com a sua empresa no máximo de lugares possíveis na internet para fixar sua marca na mente das pessoas.
Sempre interaja com seus seguidores e estimule o engajamento nas publicações. Você pode fazer isso utilizando enquetes no Instagram, votações, caixinha de perguntas e até mesmo templates de stories.
Inspire-se na concorrência
Uma estratégia simples e inteligente para acertar na sua Black Friday é analisar o que os concorrentes estão fazendo.
Siga eles nas redes sociais e entenda a maneira como estão se comunicando com os clientes. Isso te ajuda a saber se a sua ação está de acordo com o mercado.
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Invista em motivação
Não há sombra de dúvidas que uma equipe motivada conseguir atingir resultados muito melhor do que uma equipe sem motivação.
Por isso, é fundamental traçar estratégias para deixar a sua equipe de vendas animada para alcançar os objetivos da sua loja.
Além disso, a equipe de vendas é que terá contato direto com os clientes, portanto, a motivação também faz com que o atendimento seja melhor. Isso interfere diretamente em como o cliente enxerga a experiência de compras na sua loja e na fidelização deles.
Para conseguir promover essa animação na equipe de vendas para aumentar as vendas no início do ano e ainda conseguir bons resultados o ano inteiro, você poderá:
- Realizar encontros com equipes, para que os vendedores possam interagir e para promover treinamentos;
- Apresentar as estratégias futuras, ou seja, explicar quais são os planos da sua loja. Isso faz com que os vendedores se sintam como parte integrante da empresa;
- Promover e incentivar treinamentos, já que assim os vendedores poderão aprender novas técnicas, lembrar conceitos importantes e ainda sentir que a sua empresa valoriza eles;
- Fazer campanhas de vendas para premiar o desempenho de vendedores. Vale a pena mencionar que nem sempre é necessário dar um incentivo financeiro, muitas vezes um dia extra de folga já pode ser suficiente para manter a equipe motivada;
- Manter a equipe de vendas informada sobre o que acontece e sobre os resultados obtidos.
Vá de Kits e de Vales-presentes
O verão é a época do ano com mais apelo para o consumo, pois reúne diversos momentos do calendário anual, como o Natal e Ano-Novo.
Ou seja, os clientes também aproveitam esse período para presentear parentes e amigos.
Por isso, montar kits personalizados com embalagens temáticas e bonitas – é uma maneira de fisgar o consumidor.
Os vales-presente, cartões com valores pré-estipulados, para que o presenteado vá até a loja escolher o que quer, são uma alternativa que aumenta a possibilidade de venda.
Gostou das dicas e deseja implementá-las?
Agora é só colocar a mão na massa.
Lembrando que nós contamos com uma MENTORIA ESPECIAL PARA EMPREENDEDORES. Onde eu dou dicas de como melhorar os resultados do seu varejo.
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Agradecemos a leitura e até mais!