Hoje nós trouxemos dicas incríveis para você lucrar mais no inverno.
São aqueles segredinhos que só quem conhece o mercado de pertinho é capaz de saber.
Então, vem ver de perto como você pode fazer para o seu varejo lucrar mais nos meses frios do ano.
Fique confortável e aproveite a leitura.
Leia também: Saiba tudo sobre Estoque Mínimo e Máximo: conceitos fundamentais para o lojistas
Antes de mais nada, concentre-se nos períodos sazonais
Por que datas podem ser tão relevantes nas campanhas de inverno no varejo? Pois é a chance da sua loja se destacar entre as demais e sair na frente da concorrência. Nada melhor do que aproveitar os períodos sazonais para investir em promoções e atrair os olhares da clientela.
É em momentos como esse que os clientes percebem o valor de uma marca. Isso significa que você tem a chance de expor seus produtos ou serviços por meio de estratégias de divulgação direcionadas, em especial nos meios digitais. Dessa forma, sua loja pode:
- atrair potenciais clientes e aproximá-los da sua marca;
- melhorar sua taxa de conversão, isto é, vender mais;
- ampliar a visibilidade e o reconhecimento de seus produtos;
- fidelizar os atuais clientes e incentivá-los a consumir com maior frequência.
Agora vejamos uma dica que está focada sobretudo no design do seu varejo.
Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo
Verifique a estrutura da sua loja
Antes de ter ideias mirabolantes, tenha certeza de quais são as possibilidades físicas para montar sua vitrine de inverno.
Qualquer que seja a situação, é possível trabalhar muito bem, desde que nenhum limite seja extrapolado — seja pela organização, seja pela segurança do ambiente.
Confira variáveis como largura, altura, grade de sustentação (para pendurar objetos no teto, por exemplo), pontos de vista do lado de fora etc.
Talvez você perceba que algumas ideias não deem muito certo, mas outras podem surgir no lugar. Não deixe que uma limitação de espaço te desanime, veja-o como um guia para que sua loja vá para o caminho ideal.
Saiba mais: 9 Dicas para melhorar os seus feedbacks e engajar os seus colaboradores
Invista na primeira impressão dos clientes
Você se sentiria atraído por uma loja com uma vitrine descuidada e por uma loja bagunçada? Provavelmente não. Por isso, é tão importante cuidar do visual da sua loja de roupas, começando pela vitrine.
A vitrine é uma forte estratégia para conquistar novos clientes e também precisa de um bom planejamento.
Delimite antecipadamente quais serão os temas a serem trabalhados na sua vitrine de inverno, assim é possível planejar antecipadamente e organizá-la da melhor maneira.
Você já pode criar essa seleção de temas ao planejar o seu calendário comercial do ano, guia que ajuda na gestão de vendas da sua loja.
Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja
Entenda os hábitos de inverno dos consumidores
Mesmo que a sua empresa esteja numa região menos fria do país, os hábitos da estação são muito favoráveis para a aumentar as vendas de inverno.
E você pode utilizar isso em seu benefício!
Por exemplo: seja em qual canto do Brasil for, os dias de inverno são mais curtos que os de verão. Isso estimula as pessoas a ficarem em casa e fazerem programas mais em família.
Supermercados e restaurantes têm muito a ganhar com isso. Investir em comidas típicas da época, reforçando os estoques de massas, chocolates e bebidas quentes, pode ser uma estratégia certeira para aumentar as vendas de inverno.
Se você tiver disponibilidade de entrega em domicílio, inclusive com meios de fazer com que o cliente não precise sair de casa, melhor ainda!
Mas, claro, há quem goste de um jantar em um local especial, o que nos leva à indispensável necessidade de uma ambientação exclusiva e um reforço na qualidade do atendimento, que agrega valor ao seu serviço e estimula o cliente a retornar.
Com menos opções de lazer (afinal as praias estão menos cheias e as cidades litorâneas mais vazias), os shoppings tendem a ficar mais lotados.
Se o seu negócio está em um espaço como este, não esqueça de cuidar da apresentação dos produtos e do atendimento ao cliente, porque isso chama a atenção.
Ainda que essas orientações não sejam específicas do inverno, vale um esmero especial neste período, já que o fluxo de clientes pode ser maior.
Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno
Que produtos têm grande saída nessa época do ano?
Se o seu supermercado oferece uma grande seleção de produtos além dos alimentos, você pode pensar em várias formas criativas de aumentar as vendas. Alguns itens capazes de despertar o interesse dos clientes são:
- pilhas e baterias (que abastecem brinquedos que as crianças usam dentro de casa);
- equipamentos para alimentos quentes, como panela de fondue;
- jogos de tabuleiro e outros objetos usados para atividades em casa;
- cobertores, blusas e agasalhos;
- lenços de papel (devido aos resfriados).
Dicas para o segmento de alimentação
No inverno, todo mundo acaba comendo um pouquinho mais. Sabia que isso é normal? Seu corpo precisa se manter aquecido, por isso ele gasta mais calorias e sempre bate aquela fome extra no frio.
Então agora é o momento para você explorar as delícias do inverno. Para quem tem prática com a cozinha, aposte no tradicional fondue e nas sopas, essas são as pedidas clássicas do inverno. Porém, pratos como escondidinhos e carnes assadas também caem muito bem e são boas alternativas.
Para os confeiteiros, o chocolate sempre vai ser o campeão do inverno. Ele pode ser servido na sua forma tradicional, mas também entra em receitas muito típicas do inverno, como chocolate quente, bombons trufados e nos fondues doces.
E não se esqueça dos kits! Já pensou em vender um kit de fondue acompanhado de uns chocolates e uma garrafa de vinho? Esse é o tipo de tentação que seu cliente não vai resistir!
Esperamos que este artigo tenha mostrado para você como lucrar mais no inverno.
Quer obter ainda mais dicas de varejo? Então continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo segredos e novidades sobre o universo das lojas.
Agradecemos a leitura e até a próxima!