Dicas para organizar a sua loja de roupas

Dicas para organizar a sua loja de roupas

O artigo de hoje trata de um tema bem simples, direto e prático. São dicas para organizar a sua loja de roupas. Simples assim.

Claro que falando parece muito fácil, mas quem tem uma loja de roupas sabe como tem muito trabalho envolvido em desenvolver uma vitrine de sucesso. Hoje eu vou além da vitrine, vou dar dicas para a loja de roupas inteira.

Então vamos lá, vamos falar sobre como organizar a sua loja de roupas e quais são as melhores práticas para manter o seu varejo lá no alto.

Fique confortável e aproveite a leitura.

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Vamos lá, começamos falando sobre os manequins

Assim como as vitrines, os manequins têm um papel importante no sucesso da sua loja de roupas — eles ajudam a atrair o consumidor para dentro do estabelecimento. Ao investir em manequins bem produzidos, você conseguirá fazer com que o cliente se imagine vestindo aquelas mesmas peças e, logo, ele terá vontade de comprar toda a combinação.

Além disso, essas estruturas são excelentes para quem deseja expor o maior número de peças possível e, de quebra, mostrar para os clientes como é o caimento de uma determinada roupa no corpo.

Não sabe como montar o seu manequim da melhor maneira? É simples: procure ficar sempre por dentro das principais tendências de moda e somente expor as peças que estão fazendo sucesso no varejo. Também vale a pena aprimorar o seu senso estético e tomar um cuidado redobrado na hora de combinar os modelos, cores e texturas.

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Tenha propósitos na criação das suas vitrines

Para causar uma boa impressão, as roupas de um comércio precisam estar sempre bem arrumadas. Mas, antes disso, há outra importante orientação de como organizar uma loja de roupas: capriche ao máximo na vitrine.

Ela deve ser montada com a estratégia de vender aquilo que você deseja, sempre considerando os feriados e as datas promocionais. Além disso, existem dicas que podem te ajudar a não cometer erros graves, como:

  • nunca expor na vitrine uma peça esgotada;
  • dar prioridade às tendências;
  • marcar as trocas de estações, com uma vitrine para o inverno, outono, primavera e verão;
  • colocar preço em todas as peças expostas.

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Boa iluminação deve ser uma das suas maiores preocupações

A iluminação é importante tanto na fachada quanto dentro do estabelecimento. Ela torna a loja atraente e confere um ar convidativo a ela. Para isso, esteja atento ao posicionamento da iluminação em relação aos seus produtos para que eles fiquem em destaque e chamem a atenção dos clientes logo de cara.

Você pode apostar em lâmpadas coloridas ou em pisca-piscas, bem como pode usar iluminação fria (branca) e quente (amarelada). Cada uma delas tem suas funções específicas. Confira:

  • iluminação fria (branca): o ambiente fica mais claro e a visibilidade do produto aumenta, colocando-o em evidência. Deixa o cliente mais confortável e confiante em suas compras;
  • iluminação quente (amarela): usada para destacar as características de um produto específico.

Além disso, não se esqueça da iluminação do provador. Afinal, esse espaço define como será a experiência do cliente. Aqui, invista na iluminação quente, pois ela evita distorções nas cores dos produtos.

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Faça a limpeza geral da loja

Esse é o primeiro passo para organizar uma loja de roupas. Por mais que pareça óbvio, o que mais encontramos nesse mundão à fora são lojas que estão com teias de aranha pelos cantos da parede, poeira e sujeira para todo o lado.

Pense comigo: Se o cliente está vendo que você não está preocupado com a higiene da sua loja, será que ele vai se sentir confortável em comprar suas roupas? Ninguém se sente bem em um ambiente sujo – normalmente a vontade que dá é de sair correndo.

Por isso tome bastante cuidado com esse fator. Eu acredito que essa seja a primeira maneira de como organizar uma loja de roupas que você precisa verificar se já está fazendo e começar a implantar imediatamente.

Uma boa ideia é comprar perfumes de ambiente para além de limpar a loja tenha um cheiro gostoso e agradável.

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Crie classificações

Classificar como peças de roupa é uma maneira de controlar o que tem ou não no estoque. Esse é um processo contínuo e que deve começar o mais rápido possível para manter uma boa organização da sua loja.

Mas a classificação, é claro, não deve existir em vão. Ela deve fazer parte de um cadastro, que vai manter uma organização de estoque no seu negócio.

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Você pode, por exemplo, classificar as peças por tamanhos, cores ou tipos (como vestidos, bermudas, camisetas e pijamas). Depois, registre ao cadastro o valor, uma descrição do produto, código de barras e assim por diante. Dessa forma, quando for procurar um tipo de peça, você tem diversas maneiras de encontrá-la.

Prontinho, agora você já tem uma lista incrível de ideias para organizar a sua loja de roupas.

Quer mais dicas incríveis de varejo? Então continue acompanhando o blog. Estou sempre trazendo tips, novidades e segredinhos do universo do retail design.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

 

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