Você sofre para cobrar os seus clientes? Pois é, muitos empreendedores ainda não sabem, exatamente, como fazer para fazer cobranças, sem tornar este momento desconfortável ou embaraçoso.
Hoje nós vamos conversar sobre essa questão. Tem mais, também mostraremos quais são as estratégias para garantir que os clientes mantenham os pagamentos em dia.
Então, vamos lá, vamos ver como diminuir a inadimplência dos clientes. Fique confortável e aproveite a leitura!
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Os impactos da inadimplência em um negócio
Quando se trabalha com negócios recorrentes, existem dezenas de custos também recorrentes para manter o serviço “de pé” – seja uma plataforma, software nas nuvens (SaaS), serviço, consultoria ou produto.
Porém, imagine aprimorar esses processos sem o pagamento recorrente dos clientes pelo serviço? Sim, é realmente impossível.
O pagamento recorrente é a base do crescimento e desenvolvimento de um negócio baseado em assinatura – por isso, não devem ser medidos esforços para reduzir a inadimplência e manter o fluxo de caixa.
Além disso, a inadimplência pode indicar fatores que não estavam tão claros ou passaram despercebidos. O principal deles é o churn, que significa a taxa média de cancelamentos mensais.
O churn é uma realidade em todos os negócios de assinaturas ele pode se tornar um pesadelo para a sua empresa. Inadimplência duradoura pode ser um grande indicador de futuro.
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De preferência para pagamentos à vista
Existem várias formas de pagamento: cartões, cheques, consignado e o famoso à vista. Nessa perspectiva, é bastante recomendável que a sua empresa oriente as ações para beneficiar a forma de pagamento à vista.
Desse modo, é possível reduzir os possíveis calotes e atrasos no pagamento.
Quer entender como? Veja!
O motivo é simples. Se o cliente já efetua o pagamento à vista no momento da compra, não sobra nem margem de risco para ele deixar essa dívida em aberto.
Por isso, ofereça atrativos para receber à vista. Investir em campanhas de descontos é uma estratégia eficiente. Assim, o cliente percebe que há uma vantagem econômica em já realizar o pagamento, em vez de parcelá-lo.
Um detalhe que merece atenção é a margem de desconto que pode ser dada. É preciso fazer um estudo de viabilidade.
Com isso, o seu negócio opera com uma margem saudável e possibilita ter um bom capital de giro. Pense nisso!
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Organize os atrasos
Realize uma administração contínua e diária sobre os atrasos. Para isso, é crucial ter organização e foco.
Para gerenciar essa questão, é recomendável que seu time registre todos os dados do cliente devedor, como o total da dívida e o tempo de atraso.
Isso pode ser feito por meio de uma planilha. No entanto, para não haver erros de cálculos e nem prejudicar a produtividade de seu time, uma solução inteligente e prática é fazer uso de um bom software que automatize todos esses processos.
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Seja amigável na hora da cobrança
Quando você tem um cliente inadimplente, precisa tratá-lo da mesma maneira que trata um cliente que acabou de entrar em contato com sua empresa.
Deixe de lado a abordagem agressiva, optando pela cordialidade e objetividade. Acredite: essa postura faz uma enorme diferença.
Tudo bem que a empresa tem todo o direito de cobrar o cliente, mas ela deve fazê-lo da forma certa.
De acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.
Isso significa que a empresa não pode ameaçar ou constranger o cliente — até mesmo porque ele não é um inimigo.
Pense que pode ter sido um mero esquecimento, um problema pessoal ou algum outro fator externo pontual que o influenciou a não arcar com aquele compromisso.
A forma como a empresa trata este cliente determina se a inadimplência vai aumentar ou diminuir. Se o consumidor não é tratado como deveria, pode demorar ainda mais a pagar, além, é claro, de não voltar a fazer negócios e ainda fazer propaganda negativa!
Por outro lado, com o tratamento certo, o negócio tem grandes chances não só de receber como de fidelizar o cliente.
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Use lembretes para manter o cliente ciente
Existem muitos tipos de cobrança que a sua empresa pode utilizar em seus processos, mas uma muito eficaz é a cobrança preventiva.
Você pode enviar um E-mail, WhatsApp ou mesmo SMS para lembrar o cliente de que o vencimento de uma determinada dívida está próximo.
Esse é um método que vai ajudar aquelas pessoas que são mais esquecidas e que muitas vezes não possuem suas contas bem organizadas no cotidiano.
Para que essa dica funcione, você precisa entender que se trata de um lembrete mesmo, e não de uma cobrança. Por isso, utilize uma linguagem mais amigável e simpática para não constranger seus clientes.
Exemplo: Olá José! A fatura do seu cartão de crédito, no valor de xx reais, vence no dia xx. Para realizar o pagamento, acesse a sua fatura em xxx.
Pronto, agora você já sabe quais são os principais passos para evitar ou diminuir a inadimplência dos seus clientes.
Quer mais dicas como essa? Então, continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo conselhos e novidades sobre o universo do varejo.
Agradecemos a leitura e até a próxima!