A cada estação, as lojas têm uma nova oportunidade para atrair consumidores, especialmente as varejistas de vestuário. Por isso, nesse momento, é hora de preparar sua loja para o inverno.
A preparação para qualquer estação ou evento desempenha um papel fundamental, pois é essencial alterar certos designs, layouts e temas em sua loja para atrair mais atenção para aquela época do ano.
Mas, como isso deve ser feito? Confira algumas dicas importantes a seguir!
Comece preparando o seu estoque
É certo que durante o inverno haverá um aumento considerável no consumo de produtos como calças, blusas de manga, casacos, moletons, jaquetas, meias ou peças de alfaiataria na sua loja.
Para saber como trabalhar o seu estoque, você precisa saber quais são as peças mais interessantes para seu público e adiantar a compra para não sofrer o impacto da alta demanda quando for renovar estoque.
É interessante consultar os dados do histórico de vendas do seu sistema ERP, por exemplo, para saber quais modelos de roupas tiveram maior demanda e qual peça teve maior volume de vendas.
Entenda por que é importante
Dessa forma, fica mais fácil de saber como organizar seu estoque, porque terá informações sobre o que precisa comprar e qual a quantidade de itens.
Ou seja, você já consegue definir todas as informações necessárias para reposição de estoque com antecedência e garantir a disponibilidade dessas peças para atingir a satisfação de seus clientes.
Consequentemente, isso vai facilitar a comunicação com seus fornecedores, além de tornar a compra de peças de roupa online bem mais rápida, se optar por adquirir sua mercadoria com esse sistema.
Inclusive, esse formato de compras pode ser muito mais fácil para as lojas de roupas que precisam de mais facilidade, porque não será necessário ter que se deslocar até seu fornecedor de roupas e nem transportar seus produtos (o que pode ser um grande desafio para as coleções de inverno).
No entanto, essa facilidade não dispensa a necessidade de se atentar à quantidade das peças, demanda por produtos (sejam roupas masculinas, roupas femininas, juvenis ou infantis) para que não falte produtos e muito menos sobre produtos ao final da estação.
Convide seus clientes
Com tantas tecnologias, você pode criar um convite especial e enviar para todos os seus clientes ao mesmo tempo sem precisar de ajuda pra isso.
Experimente usar a ferramenta Canva (em versão mobile e para computador) para criar uma arte moderna e em seguida envie para seus clientes via lista de transmissão do Whatsapp. Além de atingir 100% o seu público, você economiza com papel e custos de impressão.
Pense em um convite personalizado com o nome do cliente e peça para que eles confirmem presença, assim você já tem um número estimado de presença.
Ofereça as melhores promoções
As promoções são excelentes para aumentar o volume de vendas e o ticket médio. Porém, aumentar vendas nem sempre é sinônimo de lucro, por isso é preciso estar atento a alguns pontos importantes na hora de pensar nas promoções da sua loja:
- Coloque em promoção somente os produtos com uma maior margem de lucro.
- Analise as melhores épocas para fazer liquidações.
- Divulgue com antecedência para preparar seu público.
- Dê preferência às peças paradas no estoque.
- Crie kits diferenciados que atraiam ainda mais os seus clientes.
- Faça promoções especiais para seus clientes no WhatsApp.
Capriche na primeira impressão
Você se sentiria atraído por uma loja com uma vitrine descuidada e por uma loja bagunçada? Provavelmente não. Por isso, é tão importante cuidar do visual da sua loja de roupas, começando pela vitrine.
A vitrine é uma forte estratégia para conquistar novos clientes e também precisa de um bom planejamento.
Delimite antecipadamente quais serão os temas a serem trabalhados na sua vitrine de inverno, assim é possível planejar antecipadamente e organizá-la da melhor maneira.
Você já pode criar essa seleção de temas ao planejar o seu calendário comercial do ano, guia que ajuda na gestão de vendas da sua loja.
Nesse post você encontra nossa sugestão de ações para loja e pode fazer o download do calendário comercial.
Prontinho.
Essas foram as minhas dicas para você aumentar (e muito) os seus resultados neste inverno.
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Agradeço a leitura e até a próxima!