Dicas de SEO e produção de conteúdo

Converso com diversos empreendedores todos os dias e algo que sempre surge nos nossos papos é: como produzir conteúdo para a internet, afinal de contas? 

Parece muito simples, ao mesmo tempo é um desafio dos mais complexos. Afinal de contas, qualquer deslize na sua produção de conteúdo implica em uma comunicação errada com leads e talvez até a diminuição das taxas de conversão. 

E isso faz com que muitas empresas fiquem travadas: não sabem o que produzir, então acabam produzindo muito pouco. Ou até pior, produzem conteúdos automáticos, sistemáticos e sem qualquer relação com seus clientes.

Hoje eu quero conversar sobre este assunto e avaliar quais são as melhores práticas de SEO e produção de conteúdo. 

Vamos lá! Fique confortável e aproveite a leitura. 

Escreva para seres humanos – ou, esqueça o robô 

No começo a internet era encarada de modo orgânico, pessoas escrevendo de coração aberto para outras pessoas. Os fóruns de discussão estavam repletos de textos enormes, confusos, porém, cheios de sentimentos.

Aí os motores de busca surgiram, ganharam relevância e algo chamado SEO apareceu – perdoe a simplificação do tema, mas é para podermos dar continuidade ao assunto. 

SEO – search engine optimization, são conteúdos que estão otimizados para os motores de busca. Ou seja, que estão escritos “para o robô”.

O Lado bom do SEO

Conteúdo SEO tem um lado bom, eles são organizados e bem estruturados. As diversas regras da otimização exigem que você escreva em parágrafos curtos, que divida o texto em subtítulos, que coloque ganchos entre diversas partes.

Então, o texto fica muito mais limpo para quem deseja obter uma informação de maneira precisa. Basta abrir qualquer artigo na internet hoje e você certamente vai encontrar lá um texto muito bem estruturado.

Por outro lado

O Lado ruim do SEO 

Como o SEO oferece muitas exigências e fornece até mesmo um checklist de coisas que o um texto “seja obrigado” a possuir. Os artigos acabam robóticos, mecanizados, e, por que não, chatos. 

E neste sentido entra a nossa primeira dica. 

Abra mão do SEO se ele interferir na sua comunicação

Escreva para pessoas, produza para os seus clientes. Se você sentir que o seu conteúdo está mecanizado, chato, sem inspiração, então jogue fora todas os conselhos de SEO que você conhece e converse claramente com as pessoas.

SEO são parâmetros, mas não são leis. A sua empresa vai conseguir público quando for capaz de se comunicar com as pessoas. Então, entre falar a língua do robô e falar a língua do cliente, opte sempre pela segunda. 

Resolva um problema de cada vez

Este é um erro clássico de todo empreendedor ou profissional que começou a produzir conteúdo. Seja nas redes sociais, em vídeos, no blog, em podcasts, onde for. Todo iniciante quer resolver tudo o tempo todo.

E não é assim que funciona.

Imagine que o seu cliente procura o conteúdo específico com uma coceira, ele quer a solução para aquela, e somente aquela, coceira. Você pode oferecer para ele diversas formas de resolver a mesma coceira, mas não ofereça formas de resolver uma dor de cabeça, entendeu?

Para ficar mais simples: um artigo que fala sobre produção de conteúdo vai abordar diversos elementos da produção, mas não pode falar sobre Design Thinking. Deixe este tema para outra situação.

Dica extra: procure criar blocos de conteúdo que estejam dentro do mesmo universo. Você pode fazer a “Semana da Produção de Conteúdo”, depois “Semana do Design” e assim por diante. Isso irá lhe ajudar nas pesquisas e ainda garantir que a produção seja uniforme. 

Responda perguntas

Essa estratégia é bem simples e tem se mostrado bastante eficaz, sobretudo no Instagram. 

Clientes têm dúvidas, muitas delas. Então, seria ideal que você abrisse um canal direto para receber essas dúvidas e respondê-las de forma dinâmica e pontual. 

Isso faz com que o seu público sinta que faz a diferença no seu conteúdo. Aumenta o engajamento e o melhor de tudo, gera autoridade. A tão desejada autoridade, essa sim, indispensável na produção de conteúdo. 

Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise

Ofereça 2 + 2

Essa dica é fácil de explicar, mas complexa de aplicar. Muitos empresas produzem conteúdos que dizem exatamente o que deve ser feito sobre um determinado problema, mas não ajudam o cliente a resolver problemas iguais em outra situação.

Por exemplo: o cliente precisa fazer uma Landing Page para sua loja de sapatos, então ele procura um conteúdo e encontra um modelo pronto. Muito bem, este cliente faz o download do modelo pronto, muda apenas as informações principais e usa o conteúdo.

Ou seja, ele resolveu o problema, mas não aprender como fazer a própria Landing Page. Ele recebeu o 4, mas não recebeu o 2 + 2.

Você pode criar estratégias inteiras oferecendo apenas a resposta final, mas se quiser conquistar autoridade em um assunto também deverá ofertar o 2 + 2. Terá que ensinar seus clientes o processo por trás da resolução de um problema, não apenas o resultado.

Isso gera engajamento e coloca o nome da sua empresa como uma especialista inquestionável em um assunto. E tudo isso se transforma em: conversões e mais conversões.

Parece ótimo, não concorda?! 

Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas

Aceite as suas limitações

Sua empresa não sabe tudo nem é capaz de fazer tudo. Aqui está outro erro clássico de alguns empreendedores iniciantes, o excesso de motivação faz com que eles assumam responsabilidades que não são capazes de resolver. 

Quando um cliente surgir com um problema que está além das capacidades da sua marca, apenas envie uma mensagem educada e sincera: não somos capazes de solucionar esta questão hoje, mas vamos pesquisar e entraremos em contato em breve.

Simples assim. Antes dar uma resposta honesta e garantir que o cliente seja bem atendido no futuro, do que criar um conteúdo apressado, responder sem convicção e passar uma informação incorreta. 

Na dúvida entre a pressa e a autoridade, escolha sempre a autoridade. 

E sobre as farmácias? Tendências fundamentais para a sobrevivência das farmácias

Aprenda algo novo ao produzir conteúdo

Por fim, produzir conteúdo é extremamente divertido. Você tem a oportunidade de se aprofundar no seu mercado, pesquisar e descobrir como funcionam inúmeros processos. Em outras palavras: aprender.

Então, aprenda sempre que possível. Produza conteúdo desafiador, faça a sua empresa ir cada vez mais longe. 

No fim do dia, isso vira um grande motivador para continuar produzindo o que lhe traz uma outra regra de ouro na internet: consistência. 

Se você produz conteúdo que fala a língua do cliente, se investe em autoridade, se resolve um problema, se tira dúvidas e se mantém a consistência. Seus conteúdos terão sucesso, sem dúvida alguma.

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação