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Cor do ano: como ela influencia a percepção dos clientes?

A psicologia das cores estuda a maneira como o nosso cérebro transforma a percepção das cores em sensações, aguçando as nossas emoções sobre aquilo que vemos.

Embora exista a orientação, isso não pode ser usado como verdade universal pois é possível existir interferência de percepções pessoais e experimentações particulares, mas, de modo geral, ancorar-se neste estudo colocará a sua empresa mais próxima do seu público e, principalmente, dos seus objetivos.

Segundo pesquisas, 93% das pessoas observam o aspecto visual para consumir um produto ou marca, enquanto 6% verificam a textura e 1% escolhem pelo som ou cheiro. 

Então, como fazer com que o produto ou apresentação de serviços impacte o público-alvo?

Esse é o primeiro ponto da aplicação da psicologia das cores.

Quando você conhece bem o seu cliente, é possível entender quais valores você precisa transmitir a ele que o motivarão a fechar negócio com a sua empresa.

Quanto mais a fundo conhecê-lo, mais propriedade terá na comunicação.

Por isso, é indicado desenvolver um estudo do seu perfil sociodemográfico e comportamental do cliente.

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Cor do ano 2023

A Cor do Ano da Pantone, Viva Magenta 18-1750, vibra com força e energia.

É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor.

Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.

“Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior.”

Leatrice Eiseman

Diretora Executiva, Pantone Color Institute

Assim a Pantone apresentou a Viva Magenta, a cor de 2023.

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Como aplicar a Psicologia das Cores no marketing?

Mesmo sabendo da importância que as cores possuem, é comum vê-las junto ao “tópico” design deixados como fatores de baixa prioridade em estratégias de empresas dos mais variados setores.

De acordo com algumas pesquisas, 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final de compra.

“A cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”, segundo Neil Patel do Quick Sprout.

Não negligencie a Psicologia das Cores em seus projetos. Uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode culminar em resultados não satisfatórios.

Alguns estudos podem ajudar de uma maneira bem rápida todas essas escolhas.

O autor Robert Plutchik, por exemplo, criou uma roda de emoções ligando-as a determinadas cores. Essa roda pode ser encontrada facilmente no Google e serve como um ótimo amparo para as suas decisões com uso das cores.

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Dificilmente um indivíduo compra algum produto sem ter tido alguma influência sobre ele

Esses fatores que influenciam na hora da compra, como visto na subseção simbólica das cores, variam entre suas vivências e culturas (KOTLER, 2004).

Além dos fatores sociais, esses indivíduos podem sofrer influência em grupos, esses, na família, amigos ou posições sociais.

O autor (2004) explica que as decisões também podem ser tomadas por fator decisivo à idade, ocupação, sua situação financeira, estilo de vida e personalidade.

Por fim, atitudes com fatores psicológicos, como motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.

Levando esses fatores em consideração a respeito de comportamento, pode-se dizer que estudar e avaliar o cliente é de importância do profissional, pois precisa-se conhecer seus hábitos e regras sociais que os cercam para se ter uma relação com estes níveis.

Giglio (2003 p.39), reforça: “conhecer detalhes do cliente, possibilita uma comunicação no momento certo, com os produtos certos e com hipóteses atualizadas”.

O comportamento também auxilia as organizações em reconhecer como esses indivíduos tomam suas decisões, possibilitando um planejamento de estratégias coerentes, adicionando vantagens diante do profissional e da marca (SCHIFFMAN; KANUK, 2000).

Minicucci (1995) explica que a observação do consumidor, na sua forma de agir, é um método importante na área da psicologia.

Dessa forma é possível não apenas observar seus comportamentos enquanto consumidor, mas também, suas reações, gestos, gostos, preferências entre outros fatores.

Resumindo

Preços, promoções e  excelentes serviços ao cliente não são os únicos elementos que podem afetar as conversões.

Existe um motivo para chamarmos de  otimização de taxa de conversão. Assim como o SEO, esse é um processo contínuo, onde você estará sempre trabalhando para melhorar seus resultados.

Cores acrescentam beleza, significado, calor e ações para o seu site. Não basta usar qualquer cor e assumir que você fez um golaço — certifique-se de testar as cores do seu site.

Agora me conte, como a psicologia das cores já afetou a sua taxa de conversão?

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