Falar de Copa do Mundo com brasileiros é tocar num ponto delicado.
Depois da última, em que nossa seleção provou o amargo sabor de uma derrota quase cômica, para não dizer trágica, muita expectativa se formou para a Copa do Qatar.
Embora o evento aconteça do outro lado do mundo, sem dúvidas terá grande impacto em nosso país.
Até porque, apesar dos pesares, a relação do brasileiro com o futebol é histórica e, nestes tempos nefastos que se tem enfrentado por aqui, em que crises políticas, econômicas e de segurança assolam a esperança do povo, pode-se dizer que o prenúncio da Copa do Mundo de 2022 traz um pouco da expectativa e da alegria dos brasileiros de volta.
Tenha Atenção propriedade intelectual
Não é porque a Copa do Mundo cai na boca do povo que qualquer marca pode usar e abusar.
A Copa é um evento privado (pertence à FIFA) e possui patrocinadores que pagam muito dinheiro pelo privilégio de grudar sua marca ao evento.
Por isso, o uso do nome oficial do evento (Copa do Mundo FIFA Catar 2022) e de símbolos ligados ao evento (como o logotipo oficial, a mascote e a música-tema) é exclusivo das marcas patrocinadoras.
O mesmo vale para a seleção brasileira, que possui seus próprios patrocinadores. Assim, se sua marca não tem um contrato de patrocínio com a UEFA ou CBF, não use itens da Copa (logotipo, uniformes, taça, etc) na sua comunicação.
Entenda Potencial de negócios da Copa
De acordo com a FIFA, a Copa de 2018, teve um total de 3,2 bilhões de espectadores em todo o planeta. Deles, 280 milhões assistiram aos jogos pela internet. Isso significa que, cada vez mais, o público tem marcado presença no ambiente digital.
A 30ª edição do relatório Webshoppers fez um levantamento dos produtos mais vendidos no comércio eletrônico no Brasil durante a última Copa do Mundo.
A pesquisa foi realizada em abril de 2018 e avaliou compras relacionadas ao Mundial realizadas nos seis meses anteriores ao evento. Os cinco itens com maior número de vendas foram: camiseta, smartphone, celular, TV e tablet.
Parte dos R$16 bilhões faturados pelo e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2018 também tem origem na venda de artigos com o “apelo” da Copa do Mundo. Deles, os mais procurados no canal online foram: smartphone, GPS com TV, câmera digital, celular, tablet, e games de futebol.
Isso deixa claro que o e-commerce é um grande aliado para os lojistas venderem mais. Além da facilidade na compra, as lojas online oferecem grande diversidade de produtos e, de maneira geral, oferecem preços mais baixos do que nos estabelecimentos físicos.
Faça Estratégias de venda e marketing
Aproveite e entre no clima de copa do mundo: faça ações temáticas nas redes sociais da sua loja, relacionadas à copa do mundo.
Além disso, treine sua equipe, caso tenha, para atender de forma descontraída, em ritmo de copa, mas sem perder o profissionalismo. Mostre para seu cliente que esse é o momento certo para comprar de você e aproveitar as promoções especiais e descontos exclusivos.
A tríplice da Vitória
Dá uma olhada nas 3 dicas derradeiras para preparar o seu varejo.
Categorias
Devem ser levadas em conta as categorias de bebida alcoólica e não alcoólica, carnes e itens para churrasco como carvão e itens descartáveis. Produtos práticos como pipoca e snacks também são apontadas com grande potencial de vendas.
Estoque
A atenção deverá ser redobrada para manter o estoque abastecido. É orientado que o varejista planeje as compras com foco na festividade com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Deve-se atentar ao planejamento do volume de compras também.
Abastecimento
Gôndola abastecida é palavra de ordem e, por conta disso, o trabalho dos promotores não pode parar. Ferramentas integradas são a solução mais indicada para o abastecimento eficiente. A tecnologia permite que os fornecedores sejam avisados da possível falta de um produto, considerando o volume de venda e o consumo.
Prontinho.
E essas foram as minhas dicas sobre como preparar o seu varejo para a Copa do Mundo.
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Agradeço a leitura e até a próxima!