Hoje eu trago um artigo super prático e direto .Quero mostrar para você quais são as maneiras de aumentar o lucro da sua loja.
São aqueles segredinhos que, muitas vezes, podem passar batido para grande parte dos varejistas. Por isso. Fiz uma lista e trouxe os principais.
Então, vamos lá. Vem ver de perto como lucrar mais na sua loja.
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Entenda como traçar estratégias de lucratividade
Para aumentar a lucratividade em uma venda, você pode seguir dois caminhos: o primeiro, e mais óbvio, é vender mais caro. Porém, isso tem um limite. Se o seu preço for muito superior ao dos concorrentes, seus clientes escolherão a outra possibilidade.
Então, partimos para o segundo caminho: reduzir os custos. Essa ação pode (e deve!) ser feita sempre, com uma análise constante do custo geral da empresa, normalmente feita pela liderança, sempre em busca de utilizá-lo.
No próximo tópico, mostramos as melhores dicas para aumentar a margem de lucro. Faça um checklist para não perder nada e já começar a agir!
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Diferença entre lucratividade e rentabilidade
A lucratividade e rentabilidade de uma empresa são índices que se relacionam de maneiras diferentes, porém não são a mesma coisa. Entender a diferença entre essas duas métricas é muito importante para saber a real situação econômica do negócio.
Isso porque o índice de rentabilidade é baseado no lucro líquido e seu resultado é traduzido em um valor percentual. Portanto, ele serve para medir o retorno que um determinado investimento pode proporcionar ao negócio. Veja a fórmula para calcular a sua rentabilidade:
Rentabilidade = (Lucro Líquido/Investimento) x 100
Uma companhia pode ser rentável mesmo sem ser lucrativa, ou ter boa lucratividade e não ter um retorno positivo com os investimentos. Apesar da diferença entre lucratividade e rentabilidade, é importante fazer o acompanhamento dos dois índices.
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Invista no serviço
A primeira prática quando se pensa em como aumentar o lucro de qualquer empresa é oferecer um serviço de qualidade.
As pessoas que entram em uma loja, além de serem bem atendidos, querem ter a confiança e segurança de estarem fazendo negócio em um estabelecimento honesto e que a motocicleta seja de qualidade.
Em períodos de crise ou não, bom atendimento e produto de qualidade são fundamentais para o chamado marketing de boca a boca e assim aumentar as vendas da sua loja de motos.
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Use o Marketing
O marketing e a publicidade foram criados com um objetivo bem simples: ajudar as empresas a aumentarem sua influência sobre as pessoas, fazendo com que mais pessoas conheçam e confiem na marca.
O marketing digital é uma forma simples, eficiente e barata de conseguir a atenção das pessoas. Você pode fazer algumas ações bem básicas, como criar um perfil comercial nas redes sociais e compartilhar fotos dos seus produtos ou serviços, até estratégias mais elaboradas, como anunciar no Google Ads, Facebook e Instagram.
Você pode fazer ações bem diferentes e que usam os meios de comunicação que as pessoas acessam todos os dias, como e-mail, WhatsApp e as redes sociais. Vale a pena apostar no marketing para que mais e mais pessoas conheçam seu trabalho e entrem em contato com seu negócio e, claro, comprem com você.
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Faça um planejamento de precificação
Novas receitas sem o preço correto não resolverão o problema de como aumentar a lucratividade de uma empresa, concorda? A precificação é uma tarefa desafiadora porque existem algumas coisas importantes por trás de etiquetar uma mercadoria ou precificar um serviço.
A formação do preço de vendas influencia – e muito – a decisão de compra de um cliente. Contudo, baixar preços para vender mais não necessariamente implicará em aumento de lucro. É preciso ter a certeza de que sua empresa está oferecendo a melhor oferta para ter lucratividade. Equilíbrio é fundamental aí.
O primeiro passo para a correta precificação a fim de maximizar os lucros é saber o custo de produção ou de compra dos produtos e serviços. Só assim você conseguirá trabalhar com uma margem de lucro positiva. Basicamente, são três as classificações de custos:
CPV (Custo dos Produtos Vendidos): comum em indústrias, que produzem seus próprios produtos;
CMV (Custos das Mercadorias vendidas): geralmente empresas de comércio que revendem produtos de terceiros ou empresas que terceirizam parte ou toda sua produção;
CSP (Custos dos Serviços Prestados): aplicado a empresas que atuam com venda de serviços, como por exemplo consultorias ou auditorias.
Faça uma ótima gestão de estoque
O empresário precisa ter a noção que manter mercadorias em estoque representa um custo para a empresa. É necessário manter o equilíbrio e controle das quantidades, pois a falta de um item em estoque pode atrapalhar e/ou atrasar uma venda e o excesso de mercadorias pode gerar gastos desnecessários para a empresa.
Por exemplo, itens encalhados levam à queima de estoque, no qual a margem de lucro é altamente reduzida para que se possa ter o giro dos produtos. Com isso, sua empresa perde consideravelmente, algo nada desejável, não é mesmo?
Por isso, é fundamental contar com uma ferramenta de controle de estoque para evitar gastos desnecessários e até mesmo identificar a ocorrência de furtos ou desvios. O mais indicado é utilizar um sistema para essa finalidade, que tenha funcionalidades pertinentes para otimizar o inventário, o estoque mínimo/máximo e o gerenciamento de entradas e saídas.
Agora você já sabe quais são as estratégias para aumentar a sua margem de lucro.
Quer saber mais sobre varejo? Então continue acompanhando o blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades, sobre como crescer o seu varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima!