Mentoria 100% gratuita com a Tati Romero: saiba como concorrer!

CONAD com força total: saiba mais sobre os palestrantes 

No momento em que escrevo essas palavras estão rolando as últimas horas da CONAD 2022, talvez um dos eventos mais marcantes na história do Design de Interiores basileiro.


Marcante por muitos motivos. Por que todos os visitantes, palestrantes e todas os responsáveis estiveram cheios de energia esse ano. Com muita vontade de co-criar e desenvolver soluções fantásticas para esse nosso mercado do Design.

Contudo, não dá para negar que os palestrantes deste ano foram especiais. Todos os anos são, sem dúvida. Mas a CONAD 2022 tem tudo para entrar para a história.

Quais são os palestrantes do ano?

A lista inclui nomes importantíssimos do design de interiores, e de outras áreas, como:

  • Leo Shehtman
  • Rubia Souza
  • Angelo Derenze
  • Brunete Fraccarolli
  • Luca Poncelline
  • Ana Paula Coelho
  • Carolina Szabó
  • Rafael Birmann
  • Tatiana Romero
  • Pondé

Muitas áreas com um objetivo: servir ao Design brasileiro

Faz muito tempo que o Design deixou de ser uma disciplina em si, para se tornar a materialização de muitas outras áreas do conhecimento. 


Veja, por meio do Design nós podemos acessar áreas da psicologia, da história, da cultura, das ciências. 


O Design é capaz de representar e ser influenciado por todas essas áreas.

É por essa razão que os palestrantes do CONAD são sempre escolhidos entre os profissionais de diversas áreas do conhecimento. 

Destaque: Luiz Felipe Pondé

Sem dúvida um dos destaques vai para o filósofo e polêmico autor de inúmeras colunas e palestrante reconhecido internacionalmente, Luiz Felipe Pondé também é Mestre em História da Filosofia Contemporânea, pela USP, e Doutor em Filosofia Moderna também pela USP. Além de possuir um Pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv (Israel). 

A participação do Pondé foi importantíssima para fazer o link entre Filosofia e Design.

Por que o Design e a Filosofia andam juntos?

Podemos dizer que a filosofia é a nossa capacidade de interpretar os sinais enviados pelo mundo e também entender o funcionamento da nossa mente e das maneiras como nos relacionamos com a nossa existência.

Ela pensa sobre pensar.

O Design, por sua vez, é a relação da nossa capacidade interpretativa, sobre objetivos e elementos comuns do dia a dia. Ou seja, assim como a filosofia pensa sobre o viver, pensa sobre o pensar, o design se debruça sobre as formas, seus significados, suas consequências e suas subjetividades.

Então, um designer sempre irá produzir um elemento filosófico. Já que a sua criação é puramente intelectual.

Não existem provas, por exemplo, de que o primeiro iPhone seja “belo”. Embora todos possam ver e todos possam considerar ele belo. Mas a essência do objeto, aquela está fora da nossa interpretação, ela não é comprovadamente bela.

E isso é importante, para mantermos a humildade de aceitar que design é relação. 

Sem dúvida o iPhone é belo, para a nossa cultura, para as nossas classes sociais, para as nossas formas de viver. Contudo, entender que há mais, que existem pessoas que discordariam, ou que possuem novas referências sobre o belo, nos faz crescer.


Tudo aquilo que desafia os nossos conhecimentos nos faz crescer.

Então, a filosofia existe para colocar em cheque aquilo que temos como seguro. E assim, ao navegar na insegurança, somos capazes de ir muito mais longe.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação