Como produzir conteúdo sobre temas técnicos

Como produzir conteúdo sobre temas técnicos

Sua empresa precisa produzir artigos, textos e vídeos!

Essa é a frase dita e ouvida por muitas pessoas. Depois do tsunami do marketing de conteúdo, agora todas as empresas querem rechear seus blogs com mais e mais artigos.

E isso é muito bom, afinal de contas, quanto mais conteúdo for postado, melhor será o mercado para todos. Pois os clientes estarão bem preparados, informados e avançados em suas jornadas de compras.

Mas, e se a sua empresa precisa criar conteúdos extremamente técnicos, ou pouco palatáveis? Vamos imaginar que você venda seguros específicos, ou produtos feitos com elementos desconhecidos.

Bem, é sobre isso que nós vamos conversar hoje. Como criar conteúdos técnicos e profundos de maneira atraente para o público. 

O grande desafio dos temas técnicos

Há empresas que produzem soro de leite e vendem para outras empresas que usam esse produto para fazer WPC (ou Whey Protein Concentrado). Há ainda empresas que vendem diversos gases, como os utilizados em hospitais ou nos refrigerantes.

Existem inda aquelas empresas que estão focadas na gestão de equipes médicas. Elas trabalham dentro dos hospitais orientando os profissionais em busca de melhores resultados.

Percebeu? O universo empresarial é vasto e há muitas e muitas organizações que vendem e atuam em áreas absolutamente nichadas. Para um público muito restrito. Como produzir conteúdo nestes casos. 

Bem, nós temos algumas dicas para ajudar. 

Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise

Aspectos da comunicação B2B

A primeira coisa que um texto técnico precisa ter é a incorporação da comunicação B2B – estamos falando texto, mas pode ser qualquer conteúdo. Ou seja, a comunicação mais objetiva, direta e sem rodeios.

Em vendas B2B prevalece a argumentação clara, lógica e sincera sobre um determinado produto ou serviço. Embora também seja possível apelar para aspectos emocionais, eles costumam ficar em segundo plano –  sobretudo para produtos de tickets com valores astronômicos. 

Então, se você deseja produzir conteúdo técnico, tem que aprender todos os macetes da honesta comunicação empresa para empresa. Como? Prossiga nas dicas que você vai descobrir. 

Mergulhe de cabeça no tema

Quem quer escrever um texto técnico tem que mergulhar fundo no tema. Não tem outro jeito, todo texto sobre um tema específico precisa que a abordagem esteja sempre voltada ao fundo do funil.

Sabe, o funil de vendas? Lá no topo estão os assuntos mais genéricos, no meio os assuntos intermediários, para quem já tem uma base, e no fundo estão os temas realmente específicos.

E quem consegue produzir conteúdos técnicos e específicos? Quem mergulhou no universo do tema. Então, se você deseja falar sobre soro de leite, precisa conhecer bem a história deste produto. Se quer saber sobre os gases utilizados em refrigerantes, precisa ir além da superfície. 

A palavra de ordem é: dedique tempo. Um conteúdo realmente válido para temas complexos exige mais do que algumas horas na sua produção, ele pode exigir até semanas inteiras. 

Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas

Escreva para pessoas

Depois de mergulhar no tema, chegou o momento de iniciar a produção. Nessa hora, é muito comum que você comece escrevendo textos completamente ilegíveis, até para o público que tem experiência na área.

Pois, muitas vezes, estamos com as informações tão frescas na cabeça que queremos colocar todas no papel (ou na tela do PC) o mais rápido possível. Abandone essa postura.

Lembre-se, mesmo que o seu produto esteja na relação B2B, você estará escrevendo para pessoas. Isso é fundamental, pois garante que todas as suas escolhas vocabulares sejam focadas no entendimento de outro ser humano.

Nessa etapa, olhe para o seu texto e faça as seguintes perguntas:

 

  • Tem empatia pelo leitor?
  • Explica de forma clara o que eu quero dizer?
  • Prioriza uma ideia central?
  • Está gostoso de ler?

 

Perceba que esses 4 passos são fundamentais para garantir que a sua produção seja escrita para pessoas. 

Como produzir conteúdo sobre temas técnicos

Saia da zona de conforto

Aqui nós temos mais uma questão fundamental para quem quer escrever um texto técnico memorável: a zona de conforto. Muitas pessoas produzem textos com aquela linguagem quadrada e pouco atraente, apenas para manter a postura técnica.

Pare com isso.

Fale com o seu leitor como se estivessem conversando na fila da padaria. Se você não é capaz de explicar de forma simples um conceito complicado, então você ainda não domina o conceito o suficiente e é preciso estudar mais o assunto.

Não faça o leitor batalhar pelo conteúdo, entregue para ele pouco a pouco. O leitor não é um homem jogado no matagal armado com um facão, que precisa abrir caminho com golpes e mais golpes. Esse é o escritor.

O leitor é um sujeito em um quarto escuro, munido de uma lanterna, que vai apontando a luz e descobrindo segredos à cada parágrafo. Não deixe o seu leitor desamparado. 

E sobre as farmácias? Tendências fundamentais para a sobrevivência das farmácias

Traga para algo familiar

Lembre-se de criar um paralelo entre o seu produto e algo  que faça parte da vida cotidiana. Você pode até vender um produto ou serviço muito específico ou nichado, mas tenho certeza que é possível criar uma analogia com algo que já existe todos os dias.

Cientistas realmente competentes criam analogias a todo momento para explicar conceitos de que outra forma seriam complexos. Quem nunca ouviu a comparação da célula com um ovo? 

Busque elementos do dia a dia que possam ser trazidos para a explicação sobre os conceitos técnicos do seu tema. Tenho certeza que essa simples estratégia irá funcionar como mágica.

Leia em seguida: Delivery ou E-commerce? Qual é a melhor estratégia para o seu varejo

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação