Como organizar as gôndolas do seu comércio

Como organizar as gôndolas do seu comércio

Hoje eu trago um artigo bem direto sobre como organizar as gôndolas do seu comércio. Afinal de contas, algumas vezes nós queremos apenas soluções rápidas para problemas corriqueiros, não é mesmo?

Então, dando uma pausa nos temas mais profundos e complexos do nosso Blog. Venho trazer apenas uma lista de dicas rápidas para organizar as gôndolas do seu estabelecimento hoje mesmo.

Sendo assim, vamos começar. Vem ver de perto como organizar as gôndolas do seu comércio. Fique confortável e aproveite a leitura.

Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo

O truque para escolher a altura dos produtos

Sim, existe, e é comumente implementada nos layouts dos mercados ao redor do mundo.

Mas qual é o segredo, afinal? O segredo é posicionar os produtos estrategicamente nos cinco níveis das gôndolas.

Esses níveis são:

Acima da cabeça:

Os produtos acima da linha de visão dos consumidores possuem menor visibilidade e, por isso, você deve colocar produtos de menor interesse;

Altura dos olhos:

Este nível também é conhecido como área nobre, pois é o nível que mais aumenta as vendas dos produtos. Nesta área, você deve colocar os produtos com melhor margem de lucratividade, os mais caros. Como o campo de visão dos consumidores atinge diretamente este nível, as compras por impulso são maiores;

Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja

Linha da cintura:

Podemos considerar outra das grandes áreas para expor os produtos. Coloque aqui os produtos de grande procura;

Abaixo da cintura:

O nível abaixo da cintura já não faz mais parte do campo de visão dos consumidores, por isso, é interessante que você coloque aqui os produtos mais baratos e que os consumidores mais compram. Desse jeito, mesmo que os produtos não estejam visivelmente posicionados, as pessoas tendem a procurá-los do mesmo jeito, pois são produtos essenciais ou mais baratos.

Saiba mais: 9 Dicas para melhorar os seus feedbacks e engajar os seus colaboradores

Chão:

O chão deve ser reservado somente para os produtos pesados.

Preste atenção no público-alvo antes de organizar as prateleiras de supermercado. Por exemplo: a linha de visão das crianças não é a mesma dos adultos, então, você deve posicionar os produtos apelativos ao público infantil mais abaixo, de forma que fiquem na linha de visão dos pequenos.

Modelos de organização

As 4 formas básicas de organização das gôndolas e as vantagens e desvantagens de cada uma:

 

  • vertical — oferece bom impacto visual e facilita a observação dos produtos pelo consumidor durante sua caminhada pelo espaço do supermercado;

 

  • horizontal — apresenta alguns problemas, como a dificuldade de visualizar os produtos, já que eles costumam ser enfileirados em níveis;

 

  • em blocos — nesse modelo, os produtos são separados por marca ou tipo, o que ajuda o cliente a escolher a mercadoria e a comparar preços, por exemplo;

 

  • sazonais — é muito eficaz em datas comemorativas, como Carnaval e Festa Junina, pois facilita a visualização e estimula a compra.

 

Perceba que, a depender da necessidade ou estratégia de venda, todos esses modelos podem ser utilizados em seu negócio. O primeiro passo é conhecê-los bem e entender os prós e os contras.

Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno

Como organizar as gôndolas do seu comércio

Dicas práticas para o dia a dia

  • Manter as gôndolas organizadas é uma excelente maneira para chamar a atenção dos consumidores. Disponibilize um bom mix de produtos, mas de forma organizada. As mercadorias devem estar sempre visíveis e, se for necessário, também estabeleça um padrão organizacional.

 

  •  Independentemente do tamanho da loja, faça um controle do uso do espaço. Quando o estabelecimento é pequeno, por exemplo, alguns truques com espelhos e com iluminação correta podem ajudar a expandir o aproveitamento do espaço.

 

  • Dê visibilidade aos produtos certos. A conhecida “área nobre” para a organização dos produtos corresponde ao centro e parte superior das prateleiras, já que são essas as áreas enfocadas pelo campo de visão do consumidor. Assim, se o objetivo é vender mais e aumentar o lucro do estabelecimento, aproveite para inserir nessas partes os produtos com valor maior agregado, além daqueles mais buscados pelos consumidores e que são mais lucrativos.

 

  • Insira os produtos com alto giro fora da “área nobre”. Essas mercadorias devem ser alocadas nas partes inferiores das prateleiras, o que acaba facilitando o acesso ao cliente. Mesmo sendo de alto giro, esses produtos, ainda que deslocados do campo de visão principal, não fará com que o consumidor deixe de procurar por eles antes de se deslocar para outro corredor.

Leia também: Saiba tudo sobre Estoque Mínimo e Máximo: conceitos fundamentais para o lojistas

Prontinho, com essas dicas você já saberá como organizar as gôndolas do seu estabelecimento.

E aí, ficou com dúvidas, ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato comigo. Estou disponível para conversarmos e resolvermos todos os seus problemas.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação