Hoje queremos trazer um artigo mais técnico para o nosso Blog. Entretanto, convém deixar claro que este artigo não tem qualquer intuito comercial. Não estamos aqui para fazer propaganda de um ou outro material.
Nosso intuito é apenas apresentar vantagens e características de diversos materiais utilizados nos PdVs.
Assim, você poderá decidir por conta própria se deseja investir, ou não, em um elemento para a sua loja.
Leia também: Aprenda como usar a música no Storytelling da sua loja!
O que é Drywall?
O termo drywall é utilizado para designar um sistema de construção a seco, pois não utiliza (ou utiliza em quantidades mínimas) água.
Por ser um material industrializado que já vai pronto para a obra, o drywall permite uma construção muito mais limpa, que não demanda a utilização de argamassa ou outro material.
Trata-se de uma solução versátil que pode ser usada para dividir ambientes, fazer isolamento acústico, embutir iluminação ou até mesmo criar móveis e nichos.
O drywall foi criado em 1898 nos Estados Unidos por Augustine Sackett, que revolucionou a construção civil norte-americana com a invenção de um simples sistema de construção baseado em painéis ou “chapas” produzidas com gesso natural revestido com papel cartão nas duas faces.
Desde então, as chapas de drywall vem evoluindo em termos de tecnologia e representam uma solução arquitetônica prática e inteligente.
Largamente utilizado na l Guerra Mundial, o drywall teve rápida aceitação em países da Europa, América Latina, Ásia e África, conquistando espaços em diferentes projetos.
No Brasil, o drywall foi introduzido em 1970.
Apresentando-se como uma estratégia funcional e econômica, o drywall foi ganhando espaço no cenário nacional em construções de pequeno, médio e grande porte.
Porém, ainda pode ser considerado subutilizado quando comparadas todas as possibilidades que o material apresenta.
Leia também: Preparativos finais para Black Friday & Cyber Monday no varejo
Quais são as vantagens do Drywall?
Em chapas prontas ou feitas sob medida, é possível fazer a divisão de ambientes de acordo com a necessidade do morador.
Com versões especiais resistentes ao calor (tipo rosa) e à umidade (tipo verde), as divisórias podem ser instaladas em cozinhas e em banheiros.
Além de servirem como forros, o drywall se torna um belíssimo acabamento para embutir a iluminação, criando nichos para lâmpadas e luminárias.
O rebaixamento do teto pode ser aplicado em diferentes desenhos, como quadrados, retângulos e formas arredondadas.
Também é importante citar que as linhas de tomadas e interruptores Composé e Refinatto podem ser instaladas em paredes de drywall sem danificar a estrutura.
De uma maneira super fácil e prática, você pode decorar o ambiente com diversas cores e acabamentos incríveis.
Compostas por gesso acartonado, essas estruturas podem ser a base de muitos projetos de renovação, possibilitando a redução de até 60% no orçamento.
Eles também permitem a personalização com cerâmicas, pastilhas, pinturas, texturas e até mesmo madeira.
Leia também: Como a música faz parte da jornada de compras na loja?
Quais são as desvantagens do Drywall?
Infelizmente, o drywall não pode ser aplicado em ambientes externos por sua sensibilidade à água e aos raios solares.
O espaço entre as placas pode servir como berçário para fungos, bactérias e insetos como o cupim. Para evitar, verificações regulares são sugeridas.
Uso de drywall em lojas é comum?
A construção a seco já é empregada em larga escala em grandes cidades brasileiras, sobretudo em edifícios comerciais e industriais, onde a velocidade é fundamental para a conclusão e entrega da obra.
Nas residências fora dos grandes centros, no entanto, o drywall vem agora ganhando espaço, principalmente pela economia de material e tempo, tanto em reformas como em construções.
Nos Estados Unidos e países da Europa, está presente na maioria das casas.
A economia decorre, principalmente, do fato de uma reforma com placas de gesso poder ser feita cinco vezes mais rápido, necessitando de menos trabalhadores.
Uma parede para dividir ambientes, por exemplo, pode ser instalada em dois dias, enquanto uma de alvenaria demora uma semana.
O uso é recomendado para partes internas, por causa das intempéries como chuva e sol. Alguns construtores usam placas cimentícias para as paredes externas, usando estrutura semelhante ao do drywall comum, só mais reforçada.
Leia também: Como a música faz parte da jornada de compras na loja?
Precisa de ajuda para reformar a sua loja?
Entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em te ajudar durante todo o processo.
Agradecemos a leitura e até a próxima!