Como o design de varejo impacta a criatividade da sua loja

Como o design de varejo impacta a criatividade da sua loja

Eu quero apresentar para você todos os elementos que fazem do design de varejo uma estratégia fundamental para a sua loja. Afinal de contas, estamos falando sobre o que vai moldar o seu comércio e como deverá se apresentar para os clientes.

Quero mostrar todas as facetas do design de varejo, de modo que você compreenda em profundidade quais são todos os elementos envolvidos nele.

Como sempre, será um artigo leve. Afinal de contas, mesmo os temas mais complexos podem ser apresentados de uma forma leve, interessante e lúdica.

Muito bem, vamos conversar. 

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Vantagens do Design de Varejo

Antes de falarmos sobre as vantagens do design de varejo, precisamos colocar em perspectiva quais são os itens que devem ser avaliados em uma marca. Indico que pensemos em quatro pontos: 

  • Design (parte visual expressada pela marca)
  • Identidade (sensações transmitidas pela parte visual)
  • Percepção do cliente (o que o consumidor absorve da identidade)
  • Posicionamento de mercado (como a percepção do cliente e da concorrência molda a imagem da marca no mercado)
  • Ou seja, se você traçar uma linha perceberá que os quatro pontos formam um ciclo. Tudo começa com o Design e partindo dele nós chegamos até o posicionamento de marca. 

Então, é possível dizer que as ações de design moldam o branding e fazem toda a diferença quando se deseja consolidar uma imagem da marca no mercado. 

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Dicas

O visual da loja vai além da vitrine bonita. Também não estamos falando apenas da estética do ambiente. É preciso pensar em funcionalidade, em conforto e ainda em identidade. 

Conforto

A atenção para o design da loja não significa apenas a influência na comunicação visual. Quando o comprador se sente confortável em um ambiente, aumentam as chances de ele retornar para novas compras e até de indicar a loja para os amigos.

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Organização do espaço

Deve respeitar a circulação e favorecer a visualização dos produtos. Araras ou móveis mal dispostos podem causar problemas de circulação no espaço interno. Os móveis devem ser adequados ao tipo de produto comercializado sem esquecer da funcionalidade, estética e facilidade de limpeza.

Design de varejo e visual merchandising 

Com a criação de um design próprio e um layout diferenciado, é possível influenciar todas as etapas da jornada de compra, levando o cliente a conhecer melhor os produtos e ver os diferenciais que eles oferecem.

Uma experiência única, que tem o poder de gerar memórias importantes e positivas, fortalecendo os laços entre marca e consumidor.

Para obter sucesso com visual merchandising é preciso começar muito antes de organizar os produtos e as gôndolas. Leve em consideração a importância de traçar um planejamento prévio, analise o perfil do seu público, entenda seus hábitos e saiba o que eles realmente estão buscando, só assim você vai conseguir definir estratégias assertivas para as suas vendas.

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Como o design de varejo impacta a criatividade da sua loja

Design de varejo e design Thinking

O termo Design Thinking foi por Tim Brown, ele usou essa junção de palavras para designar a forma de ser e de pensar como um designer no processo de resolução de problemas. Por exemplo, você já deve ter percebido que algumas pessoas pensam como engenheiras, já outras cozinham com a cabeça de um chefe, pois bem, também é possível resolver problemas com a mentalidade designer.

Os profissionais precisam desenvolver produtos ou abordar os problemas como se fossem designers buscando soluções para um job. Deste modo serão capazes de inovar, buscar alternativas, encontrar novos usos para velhas ferramentas, sair de ciladas operacionais e até interromper vícios de processos.

Ou seja, se tornam inovadores naquilo que fazem.

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Entendendo o retail design

No momento em que o país vive uma crise econômica, falar de Retail Design é importante para o ramo da arquitetura. A maior porção do mercado de arquitetura ainda é, pelo menos, culturalmente, associada ao residencial e interior. Se observarmos pesquisas feitas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), podemos verificar esses dados.

Sendo assim, o varejo ainda é um vasto campo a ser explorado. Em tempos de crise, os primeiros itens a serem cortados das despesas das famílias são o que consideram luxo. Por essa ótica, intervenções de arquitetura na área residencial tendem a diminuir consideravelmente, em especial no ramo de interiores residenciais.

Esse “corte” impacta uma porção enorme de arquitetos e designers que atuam com esse tipo de cliente.

Além do exposto acima, presenciamos uma evolução tecnológica incrível. Essa evolução tem um efeito na forma como os consumidores se comportam e o modo como fazem uso dos espaços.

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O bom design muda tudo

Um bom design influencia na decisão de compra e gera valor para a marca. Um design criativo influencia positivamente a percepção do consumidor, instigando-o a explorar mais a loja. Você provavelmente já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”, pois um bom design vai te garantir uma boa primeira impressão.

Além disso, vitrines bem montadas, limpas e organizadas, com boa iluminação, ajudam a criar um ambiente de charme que valoriza o design e a apresentação visual da loja, utilizando todas as técnicas do visual merchandising.

Renovar os produtos em exposição pode ajudar a chamar mais a atenção e a sua loja a se destacar das demais. Uma boa maneira de fazer isso é investindo em manequins com desenhos ou cores diferentes ou faixas que usem cores impactantes como o vermelho para anunciar promoções.

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Mulheres experimentando loja com design atraente

Ainda que a sua loja ofereça artigos de qualidade e seus clientes sempre achem o que estão procurando, apresentar seus produtos de uma forma mais atraente é uma ótima estratégia para gerar interesse e incentivar a compra de outros itens. Portanto, não apenas as vitrines, mas o design da loja como um todo deve ser planejado nesse sentido.

Tendo em mente que o ponto de venda ainda é o principal lugar onde ocorrem as decisões de compra, a sua loja precisa estar organizada de modo a tornar essa decisão mais fácil para o consumidor e transformar a compra em uma experiência que ele tenha vontade de repetir no futuro.

O design de varejo e o branding

O primeiro passo para elaborar um design envolvente para a sua loja é se inspirar nos valores da marca e transmiti-los na sua loja com coerência. Sendo assim, a primeira coisa que você deve pensar é na relação entre o produto e o tipo de consumidor que você pretende atingir com ele, ou seja, seu público-alvo.

O branding, ao se tratar do design, é a pele da sua loja. É a superfície da organização da sua loja que transmitirá a identidade da sua marca e terá um apelo certeiro no seu consumidor.

Nesse sentido, é fundamental que estejam presentes o logo da loja, o slogan e os diversos símbolos que fazem o público pensar na sua marca. É preciso que a experiência dentro da sua loja seja inconfundível para se tornar memorável e, para tanto, a sua marca deve se fazer presente.

Agora você já sabe como o design de varejo é fundamental para todos os setores da sua loja.

Quer entender mais sobre o tema? Continue acompanhando o blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do retail design.

Agradeço a leitura e até a próxima!

 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação