Se alguém lhe pedir para definir o que significa a palavra compra, o que você diria? Acredito que muitos diriam que comprar é “uma troca feita entre duas partes interessadas”. Uma delas troca dinheiro por produtos ou serviços, correto? E como encaixar as ações de merchandising?
É quando nós chegamos ao ponto principal. Para existir uma troca é preciso que existam duas partes interessadas. Despertar esse interesse faz parte das ações de merchandising.
Merchandising, em resumo, é a soma das estratégias para manter ou despertar o interesse do consumidor por algum produto ou serviço. E também para manter o interesse dos consumidores conquistados.
Ações de merchandising são importantíssimas para a saúde financeira de qualquer loja. Ainda mais quando lembramos que a internet promete solapar os clientes de todos os pontos físicos.
Mas nós estamos nos adiantando no assunto. Vejamos o que o nosso artigo vai discutir hoje:
Vamos abordar a importância do merchandising e explicar como incluir ações de merchandising no seu planejamento para o próximo ano. Acompanhe! Como incluir ações de merchandising em seu planejamento?
Qual é a importância do merchandising?
Com nós já dissemos, o papel do merchandising é despertar o interesse do público na aquisição de um produto ou serviço. Contudo, apenas essa definição pode não explicar a verdadeira importância do merchandising.
Para podermos avaliar a real importância dele é preciso dizer em bom português: a internet transformou os compradores, e agora as lojas precisam redobrar os esforços para conquistar clientes. Dúvida?
Basta ver como diversos setores estão sofrendo nos últimos anos: livrarias, lojas de equipamentos eletrônicos e até as tão clássicas bancas de jornais.
Todos esses setores foram atingidos pela transformação ocasionada no ato da compra gerada pela internet. Muitas pessoas estão preferindo adquirir os produtos sem sair de casa.
Como utilizar o merchandising para conquistar o público?
Para responder a essa pergunta é preciso avaliar quais são as vantagens do ponto de venda em relação a internet. Ou seja, a proximidade com o produto.
No ponto de venda o cliente é capaz de sentir, cheirar, tocar, provar, testar e avaliar o produto com uma qualidade e proximidade que não está presente na internet. Então, ponto para o merchandising.
Sendo assim, a experiência de um cliente dentro da loja deve ser imersiva, ou seja, as ações de merchandising precisam se concentra nos 5 sentidos: tato, olfato, audição, visão e paladar.
Qual dos 5 sentidos é o mais potente?
Evidente que nós não respondemos da mesma maneira para todos os sentidos. Muitas pessoas não gostam ou preferem não provar uma degustação na loja, já outras são mais sensíveis ao olfato.
Contudo, existe um sentido que é predominante e sempre causa grande impacto, quando dissermos grande impacto leia, desperta interesse. Esse é o jogo, despertar interesse, lembra?
Estamos falando da visão. Criar ambientes que sejam visualmente atraentes é a receita ideal para atrair a atenção do público.
Agora vamos incluir ações de merchandising em seu planejamento
Chegamos ao ponto principal, sabendo a importância do merchandising e como ele é essencial para a sobrevivência das lojas, ainda mais quando citamos o poder da internet. Como incluir ações de merchandising no planejamento?
O primeiro passo é garantir que todas as pessoas envolvidas estejam cientes da importância do merchandising, assim será mais simples elaborar um plano que aborde essas questões.
Depois, é crucial que as ações de merchandising sejam segmentadas por objetivos. Ou seja, o que vocês desejam para aquele momento? Manter clientes antigos, conquistar clientes novos? Desenvolver a marca (o branding)? Etc.
Vamos citar alguns exemplos de ações de merchandising para você incluir no seu planejamento
Deixe que o cliente experimente o produto
Como nós dissemos, a grande vantagem do ponto de venda é a aproximação do produto com o cliente, portanto, garanta que ele teste, prove, sinta, e avalie o produto.
Nada de embalagens lacradas ou caixas fechadas. Garanta a presença de um tester, sobretudo para as novidades. Se o cliente não puder saber o que esperar de um produto, ele certamente irá sair da loja sem fazer a compra.
Chame a atenção para o seu espaço
Cores, luzes, organização espacial, placas ou até mesmo o storytelling (contar uma história) sãos ferramentas para conquistar a atenção do cliente.
Trata-se de capturar olhar, lembra? Se o cliente estiver curioso pelo seu ponto de venda, ele estará um passo mais próximo de realizar a compra.
Aproveite-se do calendário
Outra excelente oportunidade que está presente nos pontos físicos. Em datas comemorativas as pessoas saem de casa para passear, se divertir e, claro, fazer compras.
Portanto, inclua no seu planejamento as campanhas temáticas: dias das mães, dos namorados, das crianças, etc. Não deixe que nenhuma data importante passe em branco.
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Atenção, merchandising não é só isso!
Agora que nós estamos chegando ao final do nosso artigo, alguns podem pensar “ei, mas existe muito mais no merchandising do que chamar a atenção dos clientes”. Sim, existe mesmo.
O que nós expomos hoje é um pequeno recorte do merchandising, mais especificamente o merchandising para pontos de venda (PDV).
Contudo, as ações de merchandising podem se desdobrar em diversas direções diferentes e possuem variados objetivos.
Esperamos que com esse artigo você tenha informações relevantes para apresentar na reunião de planejamento. Assim você e a sua equipe poderão incluir ações de merchandising no planejamento do próximo ano.
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