O meu objetivo hoje é ensinar você como fazer uma ótima estratégia de e-mail marketing, mas não só isso, como criar um bom produto, um bom e-mail.
Pois, veja, o e-mail marketing é, sem dúvida, a melhor estratégia de outbound que você tem disponível. Pode-se argumentar em favor dos Ads, ou propagandas tradicionais, mas nenhuma delas consegue se conectar tão diretamente com os clientes.
Sendo assim, vamos lá, vamos conversar sobre e-mail marketing e como implementar uma estratégia arrasadora na sua empresa.
E-mail marketing: o melhor outbound que existe
Você já sabe a diferença entre inbound e outbound? Basicamente, inbound marketing é o marketing de atração. Ou seja, quando você cria conteúdo relevante que desperta a atenção do seu cliente e faz com que ele lhe forneça informações.
A informação mais valiosa do inbound marketing é o e-mail. Pois, com o e-mail do seu cliente você é capaz de usar o outbound (marketing de prospecção) e oferecer produtos ou serviços com uma linguagem direcionada.
Ou seja, se você tem o e-mail dos seus clientes, você tem o poder de falar diretamente com eles. Se conectar sem barreiras.
Incrível, não acha?
Para criar uma estratégia realmente vencedora, veja os passos.
Construa a lista de e-mails
A primeira coisa que você precisa fazer é construir a sua lista de e-mails. Essa dica parece óbvia e até ridícula, mas cuidado, pois o detalhe da lista será realmente importante.
Veja, para construir a sua lista de e-mails você vai precisar investir em estratégias que deixem seus clientes fisgados, interessados o bastante para que eles lhe forneçam esse e-mail.
Então, não adianta construir listas de e-mails com base em conteúdos ruins, ou mal direcionados. Você tem que criar o conteúdo exato para aquele cliente ideal.
Ps: comprar listas de e-mails ou criar ferramentas de coleta de e-mails com base nas redes sociais está por fora. Há muitas empresas que “roubam” os e-mails das redes sociais e enviam marketing para essas pessoas. Isso não vai funcionar.
O e-mail só tem valor se for fornecido por livre e espontânea vontade. Caso contrário, esqueça.
Escolha a ferramenta de envios
Depois de construir a sua lista de e-mails, chegou o momento de selecionar a ferramenta de envios. Há uma lista enorme de opções, veja alguns nomes:
- Mailchimp
- RD Station
- Mailify
- E-GOI
- Mad Mimi
- Litmus
- LeadLovers
- Optin Monster
- MailJet
- AWeber
- Zoho
Enfim, essa lista poderia seguir virtualmente até o infinito. Pesquise os serviços no Google, avalie qual deles melhor se encaixa nas suas possibilidades de investimentos e contrate. No geral, todos eles têm funções bem parecidas.
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Defina a estratégia
Agora é hora de prestar bastante atenção, pois a sua estratégia será o guia de todas as ações posteriores.
Para criar uma boa estratégia resposta às perguntas:
- Quem é o seu público?
- Quais ações pretende realizar com o seu e-mail marketing?
- Qual é a linguagem da sua empresa?
- O que você consideraria um sucesso para a sua estratégia de e-mail marketing?
Essa última questão é importante, pois ela cria um ponto de chegada. Nessa hora tenha o cuidado de estabelecer uma meta atingível. Considere o mercado brasileiro e as capacidades de compra dos seus clientes, não esqueça.
Muitos empreendedores criam objetivos impossíveis, e isso atrapalha a estratégia. Tenha uma meta de conversões viável e tudo dará certo.
Crie o template
No momento de criar o template, não tem mistério, há dois caminhos:
- Se você tem conhecimentos sólidos em ferramentas de design, crie você mesmo seu template;
- Se você não tem conhecimentos sólidos, contrate um profissional para que faça esse serviço.
Pois: um template bonito muda tudo, mais uma vez: um template bonito muda tudo. Já um layout desleixado vai afastar seus clientes. Não economize neste quesito.
Planeje o relacionamento
Agora é a hora de ligar a sensibilidade e decidir: como será a minha conexão com os meus clientes?
Sua empresa pode se conectar de maneira amigável, de forma profissional, de maneira fria e impassível, de forma discreta, porém empática.
Cada empresa tem a sua própria forma de se comunicar com os seus clientes, sempre com base nas estratégias de branding. Então, olhe fundo para o branding da sua empresa e crie relacionamentos coerentes.
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Segmente seus contatos
Na segmentação você vai dividir seus contatos por estágios no funil de vendas.
Então, você vai enviar e-mails diferentes para os seus clientes com base na ligação entre ele e a sua marca. Por exemplo:
- Clientes que preencheram o formulário da landing page
- Clientes que deixaram produtos no carrinho de compras
- Clientes que forneceram o e-mail pela página “Entre em Contato”
- Clientes que já adquiriram um produto
- Clientes que já solicitaram uma troca
- Clientes que adquiriram um produto, mas ainda não tiveram o pagamento confirmado.
Enfim, a segmentação poderia seguir e seguir. O importante é que neste momento cada uma das categorias faça sentido com o objetivos estabelecidos durante o planejamento.
Faça testes
Toda estratégia de e-mail marketing precisa de testes. É impossível acertar de primeira, então, tenha consciência de que a sua empresa terá que criar, para cada segmento, ao menos dois e-mails.
Assim, conforme os resultados forem aparecendo, você é capaz de saber qual é o modelo de comunicação que mais se encaixa no perfil dos seus clientes.
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Inbound de qualidade facilita a vida o outbound
Finalmente, convém falarmos mais uma vez sobre o papel do Inbound nos resultados do Outbound. Uma propaganda bonita pode realmente atrair clientes, mas uma postagem bem feita terá efeitos ainda mais impressionantes.
Ou seja, se as suas estratégias de e-mail marketing estiverem falhando, o problema pode ser no método usado para fisgar os seus clientes, mais do que no próprio e-mail em si.
Para última dica: sempre conte com profissionais especialistas em criar as suas estratégias de inbound. Muitos empreendedores caem no erro de pensar “eu vou escrever meus posts de Blog, afinal, quem melhor para falar da minha empresa?”
Pois é, mas se você fizer isso, estará criando um conteúdo sem conexão com os seus clientes, ou não preparado como inbound. E os impactos são clientes sem engajamento e estratégias de outbound ineficazes.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.