Imagino que você já saiba o que é o funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente. Portanto, desde o primeiro contato dele com a sua marca, até a compra.
Um funil de vendas é formado por diversas etapas e gatilhos que têm como objetivo encaminhar o cliente até ele efetuar a compra.
As etapas são:
- Visitantes
- Leads
- Oportunidades
- Vendas
Na boca do funil estarão os visitantes, esses não conhecem as soluções da sua empresa. Depois virão os Leads, interessados no que você tem a oferecer, mas ainda precisam de mais informações.
As oportunidades são clientes que possuem conhecimentos sólidos sobre o seu produto e sabem quais são as soluções que desejam. Por fim, o número de vendas refere-se aos negócios concluídos.
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Mas, como enxergar o funil de vendas?
Muito bem, todas essas informações podem ser redundantes para você, mas o que poucos empreendedores sabem é como avaliar o funil de vendas.
Ou seja, será mesmo que um número acentuado de visitantes representa crescimento nas vendas? Afinal de contas, há maneiras de qualificar seus clientes antes mesmo que eles entrem em contato com a marca.
Estratégias de marketing digital, branding e naming garantem que você tenha contato com clientes de maior valor. Ou seja, pessoas que tenham real interesse na sua marca.
Esse é um dos desafios do empreendedor moderno, convencer-se de que, num mundo onde likes e visualizações são reis, os resultados aparecem mesmo quando o consumidor precisa da, ou valoriza a marca.
Sendo assim, como lição de casa, enxergue o seu funil de vendas não como uma máquina de transformar visitantes em vendas. Mas como uma maneira de garantir que a sua empresa concentre esforços e investimentos em consumidores que realmente façam sentido para a marca.
Como muitos empreendedores de sucesso estão aprendendo, curtidas não são tudo na vida de uma empresa.
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Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.