Como encontrar o projeto adequado para a sua loja?

Olá, tudo bem com você? Hoje eu trago dicas de como desenvolver o projeto perfeito para a sua loja. São aqueles truques e conselhos que venho observando no dia a dia e sei que farão toda a diferença para quem deseja mudar o layout de um lugar.

Lembrando que todas essas dicas podem ser aplicadas em lojas, escritórios, restaurantes, enfim. Não importa como seja o seu ponto físico. Tenho certeza de que os segredos dessa publicação vão lhe ajudar muito.

Então, sem mais demora. Vem ver de perto as dicas de como encontrar o projeto perfeito para sua loja. Ou melhor, quais são as preocupações mais importantes no momento de desenvolver o design do seu ponto físico. 

Leia também: Saiba tudo sobre Estoque Mínimo e Máximo: conceitos fundamentais para o lojistas

Um bom design no varejo ajuda a atrair os clientes

Ter um ambiente convidativo ajuda a chamar os clientes e despertar a atenção para conhecer a loja. O design do local, das vitrines, a decoração, os móveis e as instalações — inclusive as da área do caixa, com boas sinalizações e separações corretas para não formar tumultos — influenciam muito em um primeiro momento ou experiência de compra.

Isso pode, inclusive, reforçar o conceito de credibilidade, pois passa uma impressão de loja organizada e bem desenvolvida, na qual houve investimentos e que se preocupa com a qualidade.

Ou seja, o design no varejo ou em qualquer segmento é importante para causar boa impressão e evitar que os clientes desistam de uma compra.

Desorganização e caixas muito lotadas ou com filas confusas são alguns dos fatores que podem levar um potencial cliente a abandonar um produto, e que podem ser evitados com um bom design.

Ambientação da sua loja

Antes de mais nada, entre as dicas de design para vender mais na sua loja de roupas, sem dúvidas a ambientação é a mais importante delas. Afinal, será através do seu ambiente que as pessoas vão se sentir à vontade ou não para comprarem seus produtos.Por isso, tenha em mente que será preciso pensar no layout da loja e na harmonização de todos os elementos, como prateleiras, balcões e outros.

Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo

Cores

Para pensar nas cores, lembre-se de que tons claros e leves são bem aceitos em lojas infantis. Não estou falando aqui para que o seu Design fique igual o do vizinho, mas tentar reinventar a roda pode ser perigoso.

Se a sua loja for de produtos para bebês, por exemplo, invista em tons pastéis e garanta que todo o ambiente tenha um ar leve e acolhedor. Já para lojas voltadas às crianças entre 7 e 12 anos, pode-se complementar o design com heróis e cores mais vivas.

Tudo irá depender da sua sensibilidade. Indico que você conte com o auxílio de um profissional capacitado para lhe mostrar alternativas eficientes de selecionar as cores da sua loja infantil. 

O que não pode faltar em uma loja conceito

Em outros países, é comum associar lojas conceito a grandes lojas com mix variado de produtos. No Brasil isso não é uma obrigatoriedade. O que conta mais é fugir do padrão.

Vale sempre lembrar que um conceito não se cria somente com um aspecto específico, com decoração de lojas, mas sim com um conjunto de fatores que mudem a experiência do cliente na relação com a marca.

As inovações podem ser na arquitetura e decoração das lojas, nos produtos e serviços oferecidos ou na experiência de atendimento. Geralmente é em todos esses aspectos.

Elementos adicionais são o uso de tecnologia e utilização dos espaços para eventos, entretenimento e cursos. Algumas lojas também se esforçam para estar em eterna mudança, com alterações constantes do mix de produtos e do design das lojas. 

Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja

Dicas para evitar confusão nos seus clientes

Quanto mais opção, melhor, certo? Depende da forma como você oferece isso. Em alguns casos, por conta da imensa diversidade de produtos à sua frente, o cliente pode acabar paralisado.

Estudos científicos mostram que, quanto mais opções de escolha, mais difícil fica a decisão. Muitas vezes, o consumidor pode desistir da compra por conta disso.

Dica: para evitar que isso aconteça, sua loja online deve oferecer botões de filtros para refinar e facilitar a busca do seu cliente.

Além disso, pense bastante na hora de colocar os produtos em destaque no site. Se tiver muita informação, seu cliente vai ficar perdido e não vai prestar atenção em nenhuma delas.

Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno

Prontinho. 

Agora você já sabe como desenvolver um layout interessante para o design de varejo. 

Quer ler mais conteúdos como este? Então continue acompanhando o Blog.

Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do design de varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação