Sabia que diversificar o seu mix de produtos durante o inverno pode fazer as suas vendas crescerem em até 35%? Pois é, ao menos é o que dizem as últimas pesquisas do site Mieo&Mensagem.
Por isso, hoje eu trago para você um artigo recheado de boas dicas para você aprender como diversificar o seu mix de produtos e atingir melhores resultados.
São segredos que servem tanto para supermercados, quanto para lojas de roupas, entre outras do varejo.
Então, vamos lá!
Mas o que é um Mix de Produtos?
O conceito envolvido aqui é bem simples: trata-se de toda a variedade do catálogo de itens que uma empresa oferece ao consumidor, com todas as diferenças de modelo, marca e funcionalidade.
As palavras “mix”, “sortimento” e “linha” possuem definições parecidas e por isso acabam gerando confusão, mas na verdade existem algumas diferenças. Confira, rapidamente, algumas delas:
- Mix: é o que a sua marca tem a oferecer para o mundo. Ou seja, abrange todo o conjunto das mercadorias de sua empresa.
- Sortimento: é apenas uma porção do todo. Muitos modelos de negócio trabalham com um mix abrangente, mas decidem filtrar os produtos vendidos em cada PDV.
- Linha: já aqui estamos falando de subdivisões para atender perfis distintos: o Mc Donalds com seus sanduíches mais comuns e os da linha Signature, por exemplo.
Meu segmento determina meu Mix
Temos que pensar que, no caso de muitos segmentos, quando o cliente vai às compras o seu desejo é encontrar tudo no mesmo lugar, e por isso muitas empresas vêm buscando o objetivo de suprir as necessidades dos diversos perfis de cliente e conquistar uma fatia de mercado cada vez maior.
Porém, cuidado! A variedade por si só pode ser exagerada e se tornar uma estratégia sem propósito, apagando uma identidade única para a marca e desperdiçando a oportunidade de investir em itens mais valiosos.
Por que repensar o Mix de Produtos durante o inverno
Pensar em um mix de produtos para o é indispensável por diversas razões. Para começar, é essa variedade que atrai e convida clientes para o seu varejo.
Isso refletirá nas vendas, é claro, mas também será uma forma de agregar um diferencial competitivo para que o estabelecimento se posicione no mercado.
O negócio ganhará mais espaço em meio à concorrência e conseguirá envolver um público ainda maior.
Como consequência, o supermercado cresce e você terá como investir em um mix ainda maior, além de atender às exigências sazonais ou eventuais do seu público.
As demandas atendidas com eficiência garantem uma imagem mais estruturada do seu negócio perante os consumidores, que serão fidelizados.
Dica: Conheça o seu varejo
Confira algumas dicas para aumentar sua lucratividade acertando no mix de produtos
Estruturar um bom mix de produtos é um dos maiores desafios para quem trabalha com comércio varejista, considerando as diversas possibilidades de atuação que uma loja pode ter.
Sendo assim, a ideia de ofertar novas opções ao cliente sem estratégia e aprender na prática se dá certo ou não, não apenas é muito arriscado, como se trata de uma decisão completamente equivocada, que pode causar diversos prejuízos a sua loja.
Diversificar o mix de produto é uma oportunidade de potencializar o lucro do seu negócio. Um mix de produto estruturado contribui para
- Oportunidade de expansão de mercado
- Maior chance de conseguir clientes
- Maior competitividade
É necessário ficar atento a alguns detalhes e passos imprescindíveis antes de decidir quais produtos farão parte do mix da sua loja.
Faça as perguntas certas
Não adianta optar por expandir os produtos oferecidos, se não existe capacidade de venda ou qualquer familiaridade com a atividade.
Conhecer a fundo a situação e características do seu negócio é fundamental.
Busque responder questões como
- Quais os tipos de produto/serviço oferecidos na sua loja?
- Qual o seu ramo atual de atividade?
- Qual sua região de atuação?
- Qual o tamanho da sua loja?
- Financeiramente, é viável investir no desenvolvimento de determinado produto?
Para lojas de roupas: dimensão da coleção
O número de peças que vai compor a coleção não deve ser elaborado pelo setor de estilo, ok?
Esse número deve ser informado pela diretoria, porque não adianta você construir um mix de produtos para 100 peças se a empresa só tem capacidade e subsídio financeiro para produzir 50 peças.
Já a definição de quais produtos vão compor a coleção, por exemplo, número de vestidos, saias, blusas, deve ser elaborada entre o setor de estilo e comercial, já que nós estilistas pesquisamos as tendências e o comercial entende o nosso cliente, então você que é estilista não assuma essa responsabilidade sozinho, ok?
E essas foram as minhas dicas mais do que especiais para você que deseja diversificar o seu Mix de Produtos durante o inverno.
Gostou desta publicação? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, segredos e novidades sobre o universo do varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima!