Já imaginou se uma música pudesse fazer o seu cliente avançar na jornada de compras e assim adquirir mais produtos?
Pois acredite, isso é real.
A experiência que um cliente vive no ponto de vendas é o fator mais importante para torná-lo um consumidor fiel. O comportamento de compra é como um grupo de pessoas, ou um indivíduo, escolhem aquilo que desejam adquirir ou que loja pretendem frequentar.
O comportamento é moldado por nossas experiências e nos acompanha pela vida.
Fatores ambientais, econômicos, tecnológicos, políticos e culturais são alguns dos motivos que provocam mudança no comportamento de compra, mas há coisas que toda marca bem-sucedida pode fazer no PDV para influenciar positivamente a decisão de compra.
Hoje vamos abordar a música, um fator ambiental para fazer com que as compras sejam mais prazerosas para o seu cliente.
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A música organiza o ambiente de uma loja e traz a sensação apropriada
O sound branding é o primeiro fator que transforma um mero visitante em um consumidor satisfeito. Já que boa parte dos clientes repara no som de um estabelecimento.
Se você deixar de incluir um som agradável, tudo que eles ouvirão são as conversas entre os vendedores e até barulhos de fora da loja – o que pode irritá-los e fazê-los desistir de comprar.
Mas para que seu sound branding seja de fato benéfico, o primeiro passo é investir em equipamentos de qualidade: pior do que ter nenhum som é ter um som ensurdecedor e de má qualidade, que realmente faz os clientes fugirem do local.
Busque ter um equipamento adequado para reproduzir o som, com claridade. Invista em subwoofer; caixas com grave, médio e agudo separados; um mixer para equalizar o som; e na distribuição homogênea do som pela loja.
Muitas lojas fazem um som que fica literalmente gritando, e isso acaba irritando o consumidor.
A Música na nossa mente
É preciso ter consciência que a música causa efeitos sobre o estado de humor do seu cliente.
Esse efeito pode ser positivo ou negativo, ou seja, ele pode identificar a sua música como um ruído bem irritante ou uma bela melodia.
Em outras palavras, se você escolher uma música mais lenta, por exemplo, é provável que o ritmo dos seus clientes diminua, deixando eles mais calmos na loja.
Com isso, eles conseguem olhar mais o produto e consequentemente, comprar mais itens.
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Música como fator de influência na compra
Provavelmente você já deve ter percebido como a música é capaz de transformar um ambiente.
Isso porque quando entramos em um local em que a música é agradável, você se sente mais tranquilo e relaxado.
Por outro lado, quando a música não é boa é natural que você queira deixar aquele ambiente ou se sinta incomodado.
Por isso, é importante que você escolha a playlist certa para tocar na sua loja, afinal, você quer fazer com que o cliente fique ali o máximo de tempo possível.
Dados que mostram como a música impacta o comportamento
Outro ponto muito importante é que quando o cliente ouve uma música que combina com a sua personalidade, as chances deles lembrarem da sua marca é de 96%.
Além disso, quando a música é agradável, mais de 30% dos clientes tendem a passar mais tempo na sua loja e 14% irão comprar mais. São números muito positivos, não é mesmo?
Diante de tudo isso, é evidente que com a música certa você fica na memória dos clientes, faz com que eles fiquem mais tempo na sua loja e ainda aumenta as suas vendas, tanto em volume como em valor.
Portanto, é uma forma de proporcionar uma experiência de compras agradável e ter resultados melhores para a sua empresa.
E, se tudo isso não fosse o bastante, é fundamental dizer que a música certa também pode melhorar a produtividade dos funcionários.
Isso acontece porque o mesmo ambiente agradável sentido pelos clientes é percebido pela sua equipe de vendas.
Com isso, eles ficam mais tranquilos e mais focados nas atividades do dia a dia.
O resultado é que os erros humanos diminuem, os relacionamentos interpessoais melhoram e você conseguirá ter uma empresa que funciona bem e que se preocupa com a satisfação dos clientes.
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Qual é a importância disso nas vendas?
É muito comum que a utilização da música em empreendimentos comerciais seja feita sem o conhecimento real de sua eficácia.
Alguns locais tocam músicas do agrado do proprietário ou dos colaboradores, por exemplo, apenas para facilitar a rotina de trabalho.
Porém, tudo muda quando se descobre que, ao contrário de uma simples distração, a música pode funcionar como um agente ativo de conversão.
Essa afirmação não é subjetiva, mas sim comprovada pela ciência.
Diversas pesquisas indicam que a música pode influenciar nas etapas de decisão do consumidor na loja.
Um levantamento da Opinion Box, por exemplo, apontou que 39% dos entrevistados concordam plenamente com a afirmação de que a música interfere diretamente em seu humor.
E você pode considerar um impacto maior no Brasil. Isso porque, conforme a PWC, o país lidera o mercado latino-americano de música e as projeções de crescimento médio anual do setor são de 8%, até 2023.
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