Barzinhos, Pubs, Choperias, todos eles encontram algo em comum: o desejo do cliente ter um momento agradável e descontraído. Existe algum segredo para garantir esse clima e atrair mais clientes? Vamos conversar.
Na crise os estabelecimentos tendem a sofrer. Se a copa e os eventos esportivos atraem muitos consumidores para os bares, a ausência desses eventos pode gerar rombos enormes nas contas.
Para não ficar ao sabor do vento e aguardando a próxima final de futebol, nós vamos dar dicas de como atrair clientes para o seu bar. São conselhos práticos para serem colocados em prática hoje mesmo.
Assim você será capaz de ver os números expandirem e o seu bar, barzinho, Pub, Choperia estar sempre entre os mais cobiçados da cidade.
#01 Atrair mais clientes: Fuja da mesmice
Bares não são espaços para vender mais do mesmo. Um grupo de amigos não frequenta um barzinho apenas pelos petiscos ou pela bebida. Toda a experiência envolvendo a ida ao bar deve ser diferenciada da concorrência.
Não apenas o layout, mas todo o branding do bar deve ser desenvolvido com o intuito de torna-lo único. Afinal de contas, se o bar for apenas um lugar com um televisor, cadeiras e bebida, os clientes poderão escolher outras opções.
Faça uma pesquisa e descubra qual é o perfil do cliente na região do bar. Essa é a melhor maneira de garantir que o seu bar esteja sempre no caminho certo. Com essas informações em mãos será muito mais fácil decidir sobre o que pode e deve ser feito.
#02 Atrair mais clientes: Esteja nas redes sociais
A maioria esmagadora dos clientes de um bar gosta de registrar àquele momento e postar ele nas redes sociais. Um hábito excelente é possuir uma página oficial do estabelecimento e com ela curtir e compartilhar as publicações dos frequentadores.
Essa troca de gentilezas gera um relacionamento amigável entre o bar e todos os clientes, o que atraí, e muito, a atenção de novos. Para poder tirar proveito dessa vantagem é imprescindível que as redes sociais estejam sempre bem cuidadas e em dia.
Portanto, atenção: se ter uma página em ordem chama a atenção e atrai clientes para o bar. Ter uma página esquecida e sem publicações gera um efeito negativo muito ruim. E por fim, não ter qualquer presença nas redes é quase como não existir no mundo moderno.
Portanto, crie uma conta para o bar em todas as redes sociais e garanta que elas estejam sempre bem cuidadas e atualizadas.
#03 Atrair mais clientes: Tenha Wi-Fi! Simples assim
No mesmo assunto da dica anterior, mas expandindo a experiência para os clientes. Esta dica será bem clara e direta: mantenha uma rede Wi-Fi confiável e estável funcionando.
Como segunda parte da dica nós podemos dizer: não seja mesquinho com a senha do Wi-Fi. Os clientes gostam de curtir e compartilhar. Um ambiente sem Wi-Fi é um ambiente onde os clientes querem ir embora o mais rápido possível (ou ainda pior, trocar ele por um bar com Wi-Fi).
Também é muito ruim para a experiência como um todo quando o cliente precisa preencher algum cadastro complexo ou arcar com um consumo mínimo para conseguir a senha. A mesma lógica é válida, ele vai trocar o bar por outro ambiente menos burocrático.
#04 Atrair mais clientes: Seja flexível
O comum para um bar é que todos os clientes sigam um determinado padrão, mas isso não significa que o bar precise ficar preso a um tipo de comportamento ou a uma maneira rígida de serviço.
Para ser mais claro, vamos dar um exemplo: imagine que um grupo grande de amigos aparece no bar e pede para que os seus colaboradores coloquem no canal de esportes, eles querem assistir à final de Hockey no gelo.
Vale pesar as alternativas e avaliar se não é possível ceder a esse pedido, mesmo que seja algo incomum para o perfil dos seus frequentadores. Isso por que como nós dissemos, as redes sociais estão fervilhando de conversas e publicações.
Um cliente que tem os seus desejos satisfeitos consegue gerar ótimas indicações, o que dizer então de um grupo de amigos?
Sendo assim, mantenha sempre a flexibilidade como uma alternativa e saiba avaliar caso a caso. Aniversários, casamentos, comemorações especiais. Todas elas são oportunidades de ótimas avaliações dos clientes. Avaliações positivas significam o aumento no número de clientes.
#05 Atrair mais clientes: Faça bom proveito dos calendários internacionais
Alguns bares começam e terminam o ano com a mesma decoração, o mesmo atendimento e até o mesmo cardápio. Essa é a receita certa para nunca crescer e nem atrair novos clientes.
Depois de fazer uma análise do perfil do seu público, descubra quais são as datas comemorativas mais importantes para ele.
Nem sempre essas datas serão óbvias (como o natal ou uma Copa do Mundo). Muitos clientes gostam de procurar o bar em dias específicos, como o St. Patrick’s day, o Super Bowl e a final da NBA. Por que não estar preparado para esse público?
Quando a data especial chegar, capriche bem na decoração e garanta que o cardápio esteja de acordo.
#06 Atrair mais clientes: Ouça os seus clientes e tenha humildade para mudar
As críticas são bem-vindas e devem ser aproveitadas. Para garantir que o bar continue crescendo e atraindo clientes, é importante que você encontre o que não está funcionando no atendimento ou nas opções de bebida e alimentação.
A melhor maneira de encontrar esses defeitos com precisão é dar ouvidos às criticas recebidas. Isso serve para as feitas no estabelecimento, nas redes sociais ou em conversas entre amigos.
Para assegurar o bom funcionamento do bar e atrair novos clientes é preciso manter a casa em ordem e o cliente é a melhor fonte de informações na hora de saber o que está fora do lugar.
Gerenciar um bar não é tarefa das mais fáceis, contudo, o prazer de disponibilizar um espaço agradável e garantir um serviço bem feito não estão presentes em tantos outros ramos de atividade.
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