Atitudes que fazem o seu cliente valorizar sua marca

Atitudes que fazem o seu cliente valorizar sua marca

No artigo de hoje eu mostro quais são as atitudes que fazem o seu cliente se encantar com a sua marca. Tudo isso para garantir que você seja capaz de expandir as suas vendas e conquistar muito mais espaço no seu mercado.

Aliás, são dicas e ações que servem para diversos casos. Você poderá usá-las tanto no PdV, como até mesmo em e-commerces e outros locais.

Pois, como você já sabe, uma marca forte é também uma marca que encontra o cliente onde quer que ele esteja.

Então, muito bem, vamos começar.

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Seu comprometimento 

O comprometimento é uma das coisas que os clientes mais valorizam em uma empresa. Por isso, a prática requer responsabilidade e deve ser incorporada à cultura organizacional da companhia.

É comum que clientes frustrados com a empresa descrevam suas experiências em sites, redes sociais ou outros canais de reclamação. Esse tipo de “publicidade” negativa pode ser extremamente prejudicial para o seu negócio e causar uma tremenda dor de cabeça. 

Portanto, nada de prometer algo que você não pode entregar, ok? Atingir as expectativas é o passo inicial para garantir a felicidade do público. 

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Processos internos bem alinhados

Antes de planejar ações de encantamento para clientes, verifique primeiro se você está entregando aquilo que ele espera.

Responda o checklist abaixo para se certificar de que a sua empresa não tem praticado alguns dos principais motivos do mau atendimento. 

  • Atendimento ágil e eficaz 
  • Responsabilidade com o cliente 
  • Colaboradores e a liderança se comportam de maneira positiva internamente para que isso possa se refletir externamente 
  • Comunicação interna eficiente 

Todos os contatos e negociações com o possível cliente estão claros para todos os setores 

Se o básico estiver alinhado, aí sim, parta para estruturar experiências que encantem seus clientes, começando pelos pontos de contato mais importantes para o seu negócio.

Seus colaboradores precisam ser parceiros, e a liderança precisa oferecer espaço para isso. Muitas vezes será necessário autonomia para agir. Portanto, dê liberdade para que seu funcionário aja com autonomia no trabalho e saiba reconhecer e valorizar quando o fizer.

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Consolide a sua cultura

Além disso, é preciso uma cultura consolidada e forte. O primeiro passo para isso é que o propósito da empresa deve ser compartilhado entre todos os funcionários. Empodere-os e ensine-os a vivenciar a cultura da empresa em cada detalhe do dia a dia.

Invista no PdV

O local onde seus clientes serão atendidos também tem influência direta quando pensamos em como valorizar o produto. Um PDV (ponto de venda) deve ser planejado com cuidado e atenção.

Crie um ambiente agradável e claro, onde as pessoas consigam circular com tranquilidade. Pense em expositores, gôndolas e prateleiras que atendam às necessidades dos seus produtos. Cada negócio tem suas próprias características e não existe um tipo de estrutura ideal.

Os móveis para uma loja de roupas, por exemplo, são bem diferentes dos necessários em uma confeitaria, não é mesmo?

Independentemente disso, a identidade visual da empresa deve estar presente nas cores, elementos gráficos e sinalização. A organização das embalagens e a limpeza também são fatores importantíssimos para melhorar a imagem da marca.

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Atitudes que fazem o seu cliente valorizar sua marca

Conquiste clientes promotores

Fazer uma pesquisa básica na internet antes de comprar alguma coisa é uma prática muito comum. Essa busca serve para checar a reputação da marca e verificar a satisfação de outros consumidores a respeito do objeto de desejo. Se o cliente encontra elogios durante essa averiguação, ele fica cada vez mais perto de adquirir o item em questão.

Com a popularização da internet, hoje, todo comprador tem voz ativa e suas opiniões podem induzir a decisão de outras pessoas. Os influenciadores digitais são uma prova disso. As celebridades da internet têm uma grande base de fãs que estão ávidos para consumir os mesmos produtos que elas.

No entanto, esses influencers estão passando por uma crise de credibilidade porque inflam os perfis com seguidores falsos e, muitas vezes, nem sequer usam os itens anunciados. Apesar de a estratégia ter o seu valor, os relatos autênticos têm um poder ainda maior de inspirar consumidores.

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Conheça bem o perfil do seu consumidor

A princípio, para conquistar o seu cliente é preciso conhecê-lo muito bem. Faça uma boa análise do seu público-alvo para determinar:

  • Sexo;
  • Idade:
  • Onde mora;
  • Quanto costuma gastar;
  • Quais os procedimentos e serviços preferidos;
  • Quando procura a sua empresa;
  • Quais são seus objetivos, e por aí vai.

Conhecendo e entendendo melhor o seu consumidor, será muito mais fácil encontrar formas de abordá-lo.

Essa abordagem deverá ser feita por meio do marketing, mas também com o atendimento personalizado. Se você entregar o que o seu consumidor espera, ele terá prazer em comprar novamente.

Agora você já sabe quais são as ações que deixam seus clientes encantados.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima!

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