Design de varejo. Com um mercado cada dia mais competitivo, surge a necessidade de entregar sempre mais para o cliente, como por exemplo melhorar a experiência de compra. Partindo dessa necessidade, o varejo está se modificando para ter um design mais agradável e funcional em seu layout, criando assim um ambiente confortável, trazendo boas experiências para o consumidor. Essas ações são capazes de fazer com que o cliente não só compre mais no ato, como também se sinta mais à vontade para voltar e comprar mais vezes.
Neste artigo, vamos mostrar dicas para ter um layout exclusivo no design de varejo e, assim, atrair ainda mais clientes. Aprenda o que pode ser feito na prática para melhorar a experiência do cliente na sua loja, se destacando da concorrência.
Mas, o que é layout?
O layout nada mais é do que a forma como todos os elementos da loja são organizados, dispostos e dimensionados. Por isso, o layout é um dos pontos mais importantes de um design de varejo eficiente e convidativo. O layout considera todo o fluxo que a loja vai receber, além de ser coerente com a jornada de compra. Desse modo, definir um layout perfeito envolve não só questões estratégicas de marketing, mas também questões comerciais.
O foco do layout deve ser proporcionar sempre a melhor experiência para o cliente, trazendo comodidade e facilitando o processo de compra. Assim, todos os elementos estão devidamente organizados em setores, de uma forma que faça sentido e que seja coerente com o próximo passo do cliente dentro da loja.
Aproveite cada espaço
Como já citado anteriormente, criar um layout exclusivo envolve entender a jornada de compra do cliente dentro da loja, quais são seus passos. Nesse quesito, entra a necessidade de fazer uma análise do local. Entender quais pontos a maioria dos clientes
passa é fundamental estrategicamente para definir um design de varejo. Pois, dessa forma, é possível saber quais pontos são mais frequentados e consequentemente mais fáceis de vender produtos, enquanto outros são mais frios e menos frequentados, onde os produtos podem não ser vistos.
Uma dica interessante é deixar os produtos mais procurados justamente nesses espaços mais frios, para trazer fluxo para essa parte da loja também. Ainda sobre o espaço interno, é fundamental que não haja dificuldades para pegar os produtos nas prateleiras ou gôndolas, e o caminho deve ser livre para a circulação adequada e confortável.
Usando a iluminação
A iluminação é outro ponto importante no design de varejo. Com uma iluminação adequada, é possível promover o bem-estar dos clientes e, dessa forma, impulsionar as vendas. Para que isso aconteça, a iluminação não deve estar presente somente internamente, mas também na parte de fora da loja, com iluminação na fachada e placa. A iluminação deve influenciar tornando o ambiente agradável para que as pessoas se sintam bem em ficar mais tempo dentro da loja e, por consequência, acabar consumindo mais.
Esse sistema de iluminação deve ser adaptável, permitindo mudanças conforme o horário, por exemplo. Esse sistema deve ser de fácil manuseio, a fim de que todos os responsáveis possam alterar essa iluminação tranquilamente.
Pense no público
Ao criar um layout personalizado, pense na comunicação com o público. Informações importantes, como uma média de idade, gênero e interesses em comum podem direcionar o design da loja. A partir dessas informações, é possível saber com qual público você precisa se conectar, e assim criar um design totalmente voltado para o que esse público gosta de ver, o que chama a atenção desse público.
Estudar o público e o mercado é de extrema importância para criar um layout ainda mais exclusivo. Esse ponto deve ser levado em consideração, pois é o que vai dar as condições ideais para que o público-alvo fique mais tempo dentro da loja e crie uma identificação com o ambiente.
Romero Lab
Citaram algumas dicas sobre o design de varejo, mas esse é um assunto bem amplo que exige um alto conhecimento técnico. Se você está pensando em alterar o layout da sua loja para atrair ainda mais clientes, fale com os profissionais da Romero Lab. Somos uma empresa especializada em transformar o ambiente de varejo, a fim de trazer um resultado não só mais bonito, mas também mais funcional. Entre em contato e saiba mais.
Leitura recomendada: Como o Design de Varejo Impacta o Comportamento do Consumidor nas Lojas Físicas