Gatilhos mentais visuais, vamos falar sobre eles! 

Gatilhos mentais visuais, vamos falar sobre eles! 

Gatilhos mentais visuais são estratégias utilizadas pelos designers para aumentar o poder de apelo de um produto, anúncio, etc. Ou seja, são as ferramentas estratégicas que os profissionais aplicam no intuito de garantir que mais pessoas tomem uma atitude.

Seja essa atitude comprar o produto, usar o produto, entrar em uma loja, clicar no banner.

Em resumo, o design que tenha um gatilho mental visual contém um elemento de persuasão. Que faz com que a pessoa que esteja interagindo com aquele produto tome uma ação determinada.

Os principais gatilhos mentais visuais, são.

Leia também: Aprenda como usar a música no Storytelling da sua loja!

Organização do Layout com foco em Copywriting

Somos muito mais visuais do que podemos imaginar. Mais de 50% do nosso cérebro é usado para processar informações visuais, enquanto somente 8% para o tato e 3% para a audição.

É fato que a nossa interpretação se dá muito mais pelo modo como visualizamos as coisas do que por uma frase que ouvimos. 

Por isso, usar o apelo visual é uma estratégia inteligente para aumentar a credibilidade, a confiança e o valor percebidos pelo público da sua marca.

Igualmente, projetos com inconsistências ou erros visuais podem comprometer rapidamente a imagem da sua marca. Daí a importância de usar o apelo estético como gatilho mental.

Leia também: Preparativos finais para Black Friday & Cyber Monday no varejo

Tenha cuidado ao usar logotipos e imagens de produtos

Verifique se todos os arquivos de imagem estão no formato correto, bem como se a resolução é ideal para uso web ou impressão.  

Confie nos seus designers. Nós sabemos que a vontade de centralizar o trabalho é grande. Mas é muito melhor deixar esse tipo de demanda na mão de bons designers.

Eles sabem muito bem como representar a marca usando as fontes e cores certas, e destacar o produto da melhor maneira possível, tornando o layout equilibrado e harmônico.

Priorize a usabilidade e o design visual. Existe um ditado que afirma, categoricamente: “a primeira impressão é a que fica”. Na prática, é exatamente assim.

O seu cliente será impactado pelo visual e irá lembrar, mesmo depois que você aperfeiçoar o layout.

Portanto, invista no layout já no desenvolvimento, antes de submeter à avaliação do cliente ou usuário de um  produto, por exemplo.

Depois que uma opinião negativa é formada se torna muito mais difícil desconstruí-la.

Leia também: Como a música faz parte da jornada de compras na loja?

Escassez

Quando vamos ao supermercado e encontramos dois produtos – um com a prateleira quase cheia, e o outro acabando – qual dos dois vamos pensar em comprar?

Muito provavelmente o segundo. É o senso de urgência, a sensação de que você vai perder a possibilidade de escolha.

“Vagas limitadas”, “enquanto durarem os estoques” são expressões publicitárias muito comuns para ativar esse gatilho mental.

Aversão à perda

O gatilho mental da aversão à perda é o medo de ficar sem algo que já conquistamos ao nos arriscarmos em algo novo.

Muitas pessoas deixam de aproveitar grandes oportunidades pelo simples fato de preferirem manter o que já têm.

Com esse gatilho, é possível evidenciar para o potencial cliente o que ele perde ao não optar pela sua oferta.

A prova social

Todo ser humano sente a necessidade de pertencer a algum grupo, ou seja, fazer parte de algo, ser aceito e criar uma identidade.

Nesse sentido, o gatilho da prova social aparece como um dos estímulos mais poderosos, pois ele tende a utilizar a sensação de pertencimento como influência na decisão de compra.

Um exemplo, é o caso de um transfer executivo.

O serviço consiste no transporte de funcionários de uma determinada empresa, no entanto, ao invés de utilizar veículos convencionais, o transfer dá preferência aos automóveis de luxo.

Tudo isso para criar a sensação de pertencimento a uma classe de trabalhadores de sucesso e mantendo a identificação com o grupo social.

O gatilho da prova social também depende da popularidade de algo.

Somos levados a comprar determinado produto e/ou serviço, se mais pessoas já tiverem feito isso.

Assim, se o cliente percebe que muitos amigos, familiares e conhecidos assistiram a determinado filme, comeram determinada comida ou adquiriram um produto, a influência de compra é muito maior.

Vem conversar comigo

É isso o que eu tinha para te falar sobre os gatilhos visuais mentais. Quer saber mais sobre o tema e como aplicá-lo no seu varejo? Então entre em contato comigo. 

Ou então você é designer e quer dicas para trabalhar na área? Entre em contato comigo também. 

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Gatilhos mentais visuais, vamos falar sobre eles! 
Gatilhos mentais visuais, vamos falar sobre eles! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação