Vamos dissecar o estilo Vintage na moda e no Design

Se tem uma tendência de moda que voltou com tudo no ano passado, com certeza foi o estilo vintage.

Este estilo foi sucesso com as influenciadoras digitais em 2021 e muitas pessoas começaram a implementar essas peças nos seus looks e estilos pessoais do dia a dia.

Esse movimento em direção ao vintage já ocorre há alguns anos, mas ganhou força expressiva em 2022, se tornando uma das principais tendências de moda.

Mas será que o vintage é a tendência de moda em 2023?

Então, vamos ver que aspectos do estilo devem se manter em alta neste ano!

Leia também: Aprenda como usar a música no Storytelling da sua loja!

O que é a decoração Vintage?

A palavra vintage tem sua origem do inglês, e é muito utilizada para se referir a itens antigos e que, principalmente, se encontram em um bom estado de conservação.

Dessa forma, a decoração vintage busca resgatar um estilo vivido em outras décadas.

Em estudos é possível encontrar que hoje esse modelo tem buscado resgatar histórias que passaram pelos anos 1920 até 1960, como uma forma de relembrar os ambientes.

Aqui também cabe uma curiosidade sobre o termo.

Vintage, inicialmente era utilizado como uma maneira de identificar boas colheitas de uva e suas melhores safras.

Com o passar dos anos, a palavra começou a ser utilizada na moda, no design, e em outros diversos lugares.

Leia também: Preparativos finais para Black Friday & Cyber Monday no varejo

A cultura Pop impulsiona o Vintage

A estética vintage/retrô esteve super em alta nos mais diferentes campos da cultura pop, desde séries até a música.

Esse recente movimento em direção ao passado focou principalmente nos anos 1980 e 1990.

Por isso, tantas tendências de moda desse período voltaram e já são facilmente encontradas nas lojas.

Podemos citar, como exemplo, o sucesso da série norte-americana Stranger Things, que a estética dos anos 1980 e inspirou muitos looks, em especial dos mais jovens.

A música vive um momento similar de volta aos anos 1980, um exemplo é a cantora britânica Dua Lipa, que trouxe não só as referências musicais do período, mas também as referências fashion nos seus figurinos para clipes e aparições públicas.

Leia também: Como a música faz parte da jornada de compras na loja?

Vintage? Retro? Tá!

Muitos de nós confundimos a diferença entre esses dois termos.

E isso é comum, afinal, possuem características muito parecidas e de fato eles podem se misturar. Vamos explicar e elencar algumas diferenças.

Confira a seguir:

  • A moda retrô revisita o estilo antigo, que nada mais é quando uma época é lembrada com seu estilo e após adaptado ao que é produzido hoje.

Esse fenômeno acontece sempre nas coleções de moda, isso porque na atualidade, possuímos um grande hibridismo em gostos e opções.

Então, é uma forma de trazer novamente determinadas peças, tecidos ou elementos que se destacaram há alguns anos, mas de forma atual.

 Já o vintage é caracterizado por peças antigas e que remetem ao estilo de décadas atrás. Além disso, podem ser usados elementos, como joias, para evidenciar essa proposta.

A diferença principal é que enquanto o estilo retrô recria peças com ares antigos, as peças vintage são de fato antigas. 

Gostou das dicas de hoje?

Então, convidamos você para que continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo, do design, da criatividade e da inovação.


Agradecemos a leitura e até a próxima!

Portrait of a female retail worker standing behind the counter in a record store, smiling at camera.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação