A arquitetura industrial é o resultado de um processo de industrialização e mecanização mundial, ocorrido após o período conhecido como Revolução Industrial.
Hoje nós vamos conversar sobre esse estilo e como utilizá-lo.
Esse movimento passou por diversas transformações ao longo dos anos e contribui de diversas formas para a nossa arquitetura atual.
A seguir vamos apresentar um pouco sobre esse importante movimento para a Arquitetura e Construção Civil e quais são suas principais características.
Além disso, vamos conferir como a Arquitetura Industrial vai influenciar em construções urbanas.
Leia também: Aprenda como usar a música no Storytelling da sua loja!
Como elaborar um bom projeto de arquitetura industrial?
Talvez a frase que melhor resume o que a arquitetura industrial representa seja “a forma segue a função”.
Ditas pelo arquiteto norte-americano Louis H. Sullivan, essas palavras são um marco modernista, um dos movimentos que mais influenciou a evolução dos padrões industriais.
Antes de nos aprofundarmos nas raízes dessa relação entre estilos, vamos às características que melhor representam a funcionalidade e a simplicidade da arquitetura industrial.
Leia também: Preparativos finais para Black Friday & Cyber Monday no varejo
Quais são os elementos da arquitetura industrial?
A arquitetura de estilo industrial, como o próprio nome sugere, é influenciada pelo visual imperfeito, direto e quase “bruto” das indústrias.
Sendo assim, faz todo sentido que o estilo seja composto por elementos à vista. Isso inclui canos, instalações elétricas, colunas e outros semelhantes.
Leia também: Como a música faz parte da jornada de compras na loja?
Como trabalha um profissional focado em arquitetura industrial?
Como vimos, a Arquitetura Industrial é uma das áreas da Arquitetura que surge a partir do nascimento das fábricas e da identificação de algumas necessidades que podem ser supridas por um profissional formado no curso.
Para entender melhor como funciona a Arquitetura Industrial, confira algumas das funções que um especialista pode desempenhar:
- projetar usinas e refinarias;
- fazer o planejamento de armazéns e depósitos;
- realizar as instalações de fabricação;
- desenhar fornos e outros equipamentos de produção.
Essas são apenas algumas das atividades que o arquiteto pode desempenhar no ambiente das indústrias.
Todas elas têm a finalidade de otimizar o ambiente e os processos produtivos para reduzir perdas, fazer o máximo aproveitamento de recursos e garantir a segurança.
Atualmente, o arquiteto também assume papel fundamental na elaboração de espaços mais sustentáveis e procedimentos automatizados.
Por que investir em Arquitetura Industrial?
A Arquitetura Industrial é uma área de atuação interessante e enriquecedora para qualquer arquiteto.
Por lidar com demandas construtivas específicas, o profissional da área de Arquitetura trabalha conjuntamente com profissionais de outras áreas, visando atingir o objetivo específico do seu cliente.
Projetar todas as etapas do processo produtivo de uma indústria demanda conhecimento multidisciplinar e dedicação.
O resultado é a formação e a capacitação de um profissional completo que poderá lidar com diferentes desafios ao longo da carreira.
Os projetos na área de Arquitetura Industrial devem ser desenvolvidos com foco no aprimoramento dos processos produtivos.
Quando executados de forma adequada, representam vários benefícios para a indústria, tais como:
- redução de custos e de perdas com produção;
- otimização dos processos produtivos;
- aumento da segurança aos operários;
- melhora da automatização de processos.
Desta forma, o profissional que opta pela Arquitetura Industrial encontra neste segmento uma excelente oportunidade de ampliar os seus horizontes, conhecendo outros profissionais de diferentes áreas e aumentando a sua expertise em projetos e em execução de obras.
Gostou das nossas dicas?
Então, continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do design, da criatividade e da inovação.
Agradecemos a leitura e até a próxima!