Se você sofre para vender mais no final do ano, então saiba que alguma coisa está errada. Afinal de contas, esse é o período ONDE OS CLIENTES QUEREM COMPRAR.
Dados apresentados pelo portal Varejo S.A mostram que as compras aumentam em média 73% no final do ano, dependendo do setor. São mais de 118 milhões de consumidores que vão às compras.
E se essa galera não está chegando na sua loja, então você precisa dessas dicas para vender mais no final do ano.
Confira!
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As dicas para vender mais no final do ano, são:
- Tenha uma atitude positiva
- Transforme tentativas em hábito
- Mude cada problema de escopo aberto para um problema de escopo fechado
- Faça promoções pensando no cliente, não na margem
- Tenha uma crença interna muito forte
Vejamos cada uma delas em detalhes.
Tenha uma atitude positiva
Primeiro de tudo nós temos que lembrar de uma das frases mais célebres de Vince Lombardi, uma lenda do futebol americano e uma figura de prestígio dos EUA.
Ele dizia: “VENCER NÃO É TUDO, MAS QUERER VENCER SIM.”
Outra frase que sintetiza bem está ideia é aquela do Sun Tzu: “quando em paz, prepare-se para a guerra, quando em guerra, prepare-se para a paz”.
Conseguiu captar a ideia? Ou seja, mesmo que as vendas estejam em baixa, você deve se preparar para o oposto. Deve acordar e agir todos os dias com a convicção de quem está com as vendas em alta. Trate cada cliente com o mesmo carinho e a dedicação das empresas que estão quebrando recordes atrás de recordes.
O que nos leva para a próxima dica.
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Transforme tentativas em hábito
Sua loja não será capaz de converter todos os clientes, mas vocês podem tentar.
Por isso, transformar tentativas em hábitos significa aproveitar todas as oportunidades para crescer. Arriscar uma estratégia nova, uma abordagem diferente, um novo texto de vendas.
Garanta que cada interação deixe uma lição para trás.
Problemas de escopo aberto x problemas de escopo fechado
Sabia que só existem dois tipos de problemas no planeta? Os problemas de escopo aberto e os problemas de escopo fechado.
Um problema de escopo aberto é aquele que tem infinitas soluções. Que pode ser resolvido de muitas maneiras.
Já os problemas de escopo fechado são do tipo com apenas uma solução.
Por exemplo, vamos imaginar que você queira vender mais. Ok, esse é um problema de escopo aberto. Existem infinitas maneiras de vender mais, certo?
Então, você pega esse problema e transforma ele em uma série de problemas de escopo fechado. Ou seja, para vender mais, você vai: ligar para o dobro de clientes, revisar o texto de vendas, investir em Google Ads, etc.
A dica é pegar todos os problemas de escopo aberto (dobrar o faturamento, contratar melhores vendedores, etc.) em problemas de escopo fechado (investir em propaganda, treinar as equipes, etc.)
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Faça promoções pensando nos clientes
Quem pensa na margem de lucro está sempre preocupado com dinheiro. Quem pensa nos clientes quase nunca precisa se preocupar com dinheiro.
Por isso, faça promoções sob medida para atender as urgências dos seus clientes nesse final de ano.
Mais do que ter pressa para enforcar a sua margem de lucro. Entenda o que os clientes esperam e esteja pronto para oferecer isso.
Os resultados serão bem melhores.
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Tenha uma crença forte
Para concluir, vamos trazer uma dica direto do livro Napoleon Hill · 2021
Vendas: O Guia Completo, nele o autor explica que ter uma crença é o que faz o vendedor realmente se destacar.
O que é essa crença? É aquele caminho. É a certeza de que com trabalho árduo as coisas darão certo. É a garantia de que, mais tempo ou menos tempo, as coisas vão chegar lá.
Gostou das dicas de hoje e quer saber mais sobre vendas no varejo?
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Agradecemos a leitura e até a próxima!
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