5 dicas para criar mensagens de vendas para WhatsApp e Telegram nesta Black Friday

5 dicas para criar mensagens de vendas para WhatsApp e Telegram nesta Black Friday

Hoje nós vamos falar sobre as mensagens de vendas, aquelas frases para atrair clientes, enviadas no WhatsApp ou no Telegram. 

Veja, frases vendedoras existem desde o começo do século XIX e no séc. XX essa arte ganhou o nome de Copywriting. 

Portanto, hoje nós vamos dar dicas de copywriting para você aprender como melhorar seus textos e conquistar mais clientes para a sua loja.

Veja só!

Como utilizar as frases para atrair clientes?

Usar frases para atrair clientes pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio, seja para convencê-los a finalizar uma compra ou impulsionar a imagem da sua empresa.

Frases para divulgação e frases de propagandas criativas, quando bem utilizadas, têm o poder de atrair e conquistar clientes, mostrando o que o negócio tem a oferecer e conquistando o público.

No entanto, é fundamental que essas colocações não sejam apenas promessas na hora das vendas, mas que possam refletir nas práticas cotidianas da empresa.

1. Use sua imaginação na hora de escrever

Para que o seu objetivo seja concretizado, a sua mensagem precisa ser clara e fazer sentido para quem está lendo.

Na hora de criar uma mensagem, busque por elementos e palavras que fazem parte do dia a dia do seu cliente.

Caso a campanha seja para alguns clientes específicos, cogite a possibilidade de ser nominal, com o nome de cada homenageado e, quem sabe, com a sua assinatura.

Se você quiser entregar um cartão a todos os visitantes, espalhar cartazes pela loja ou divulgar nas redes sociais, busque por uma mensagem que compreenda mais pessoas. 

Atente-se também para a gramática, certifique-se que não contenha erros de escrita ou concordância.

Algus Sites com mensagens prontas:

Está com dificuldades de criar sua mensagem? Alguns sites fornecem mensagens especiais para cada data comemorativa.

Use a criatividade! Você pode pegar uma mensagem completa ou usá-la como base para a sua.

Confira alguns sites com mensagens para datas comemorativas:

  • Mensagens com amor
  • Belas Mensagens
  • 42 Frases
  • Mundo das Mensagens
  • Frases para Face
  • Calendarr
  • Mensagem Online

2. Seja Natural

O tipo de copy que “implora” ou “obriga” o clientes a comprar é ineficaz. Os clientes não podem se sentir pressionados a decidir ou não pelo seu produto.

Essa forçação de barra cria um sentimento negativo em relação a você e ao que você vende, por isso é mais provável que sua mensagem os afaste em vez de atraí-los.

Ao escrever seu copywriting, tente adotar um tom mais amigável e mais relaxado. Quanto mais natural for a sua escrita, mais você será confiável para os clientes.

Imagine que você está conversando com um cliente durante o almoço, não tentando vender o que está no catálogo.

O almoço e a conversa fluirão melhor se você se concentrar no que seu produto pode fazer por ele. 

3. Entenda o comportamento humano

Segundo Robert Cialdini, no livro As Armas da Persuasão, o comportamento humano é governado por alguns princípios psicológicos fundamentais, que geralmente nos levam a agir de forma quase que automática: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso.

Reciprocidade: esse princípio psicológico sugere que o ser humano tem a tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva.

É o famoso “gentileza gera gentileza”.

Aprovação social: o gatilho da aprovação social conclui que somos influenciados pelos outros em nossas decisões e, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a mesma atitude.

Afeição/Afinidade: é o princípio psicológico que afirma que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem se parece com elas, seja por medos, angústias, habilidades e características parecidas.

Autoridade: esse gatilho sugere que o ser humano tende a obedecer quem ele julga como superior, por uma questão de respeito.

Compromisso e coerência: defende que, ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente a se comportar de modo coerente com a missão que foi assumida.

Escassez: é um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos em posição de perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional (parte do cérebro límbico) e tenta evitar essa sensação.

Assim, esses princípios psicológicos podem — e devem — ser utilizados para tornar o copywriting mais eficiente.

4. Comece o texto com uma pergunta

O que funciona de verdade para manter leitores atraídos por um texto?

Essa é uma das dicas de copywriting mais usadas e se for empregada adequadamente pode trazer excelentes resultados, principalmente se você incluir mais perguntas relacionadas a ela ao longo da postagem, criando um raciocínio crescente, por exemplo:

  • Mas como usar subtítulos?
  • Devo usar bullet points?
  • Qual o tamanho ideal de um parágrafo?

5. Tenha um CTA claro

CTA é a sigla para Call to Action ou, em Português, chamada para ação. É a frase que diz claramente o que espera-se que o leitor faça.

O copywriter tem dois caminhos quando está elaborando um texto:

fazer com que o título seja o CTA: muitas vezes a página contém apenas uma frase como “Confira a nova coleção!” ou “Baixe nosso catálogo!”. Nesses casos, a chamada para ação é o principal texto da peça;

colocar o CTA abaixo do título: o mais comum é que o copywriter aposte em um título chamativo e provocador seguido por alguma frase complementando o título e finalizando com o CTA logo abaixo. Por exemplo:

Título: Queima de estoque com preços imperdíveis!

Texto: Peças com 50% de desconto nos setores de vestuário e calçados.

CTA: Clique e aproveite!

Ao aproximar a linguagem escrita da língua oral um interessante fenômeno acontece: o texto fica bem mais natural, permite sua aproximação do leitor, ajuda a contar histórias e ainda facilita a leitura.

Ah!

Outro ponto importante é que pela naturalidade da escrita há o fortalecimento dos laços de confiabilidade e familiaridade entre quem escreve e quem lê  — algo próximo da amizade mesmo.

Essa abordagem, além de efetiva, torna o seu conteúdo prazeroso. E é isso que você está procurando: um texto informativo, cativante, persuasivo e que dê satisfação ao leitor. 

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