Mês da Black Friday e nós preparamos os conteúdos mais incríveis para você saber o que fazer nesse período TÃO IMPORTANTE PARA O VAREJO.
E abrindo o mês vamos começar mostrando para você quais são os erros que o seu varejo NÃO PODE PASSAR NEM PERTO nessa Black, ok?
Vamos lá!
Desconto sem Margem
Um dos erros na Black Friday que é muito comum tanto para as lojas físicas quanto para os e-commerces é dar desconto sem calcular a margem do produto.
Pode não parecer, mas muitos comerciantes sentem muita dificuldade em precificar seus produtos.
Quando levamos isso em consideração, em um contexto com inúmeras promoções extremamente drásticas e apelativas, temos a receita perfeita para um problema.
É importante dizer que, nesses casos, muitas vezes, o problema não será causado para o cliente – muito pelo contrário.
Normalmente, ele tende a ser beneficiado por um desconto mal planejado.
Isso acontece porque, tendo mal calculado os seus custos com o produto, ao tentar realizar uma grande promoção, você pode acabar vendendo por preço abaixo do custo.
É muito comum isso acontecer, principalmente em função das diversas pequenas taxas que estão relacionadas a uma venda e que podem ser pouco consideradas.
Taxas de marketplace, impostos ou taxa de cartão de crédito são alguns dos exemplos.
É fundamental levá-los em consideração e calcular tudo direitinho, para que você não tenha prejuízo na sua venda.
Atendimento sem foco
Os canais de atendimento precisam estar de prontidão.
“A resposta deve ser realizada da maneira mais rápida possível, de preferência personalizada”, frisa Vanda.
Para ela, não há nada mais grave do que fazer o consumidor esperar por uma resposta.
“Não dá para enviar um aviso ‘recebemos seu e-mail e responderemos em até sete dias úteis. Quem quer resposta nesse tempo?” questiona.
Falta de observação no comportamento do público
Em um mercado onde as experiências estão cada vez mais integradas, é essencial investir em uma boa experiência do cliente com a sua marca tanto na loja física quanto nos canais virtuais e vá além do preço mais baixo.
“As empresas precisam valorizar mais as habilidades como cordialidade, empatia e respeito. Hoje existem vários estudos que comprovam que marcas mais humanas criam mais conexão com seus clientes e, consequentemente, mais engajamento”, explica Gisele Paula, CEO do Instituto Cliente Feliz
A divulgação também precisa ser muito rápida, mas, ao mesmo tempo, completa e assertiva.
“Não adianta oferecer um produto incrível se as pessoas não tiverem conhecimento sobre ele.
Estudar os movimentos de mercado e do público-alvo são essenciais para pensar em estratégias de divulgação.
Atualmente, os negócios também podem contar com a ajuda de parceiros experts em criar ações que chamem a atenção dos consumidores”, explica Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma que ajuda pequenos negócios a venderem online de forma integrada.
Estar antenado com as novas tecnologias também é fundamental para não perder o cliente para a concorrência.
O virtual tem uma desvantagem sobre o físico que é a impossibilidade de provar itens de vestuário, por exemplo.
A realidade aumentada pode ser uma aliada para o consumidor ter uma experiência mais completa de como aquele produto vai ficar.
“Os resultados alcançados por grandes varejistas que já adotaram essa tecnologia deixam claro que ela proporciona um engajamento positivo entre o público, as marcas e seus produtos, resultando naturalmente em uma taxa de conversão maior”, explica Marcos Trinca, Head de XR da More Than Real, startup especialista no desenvolvimento dessas experiências.
Estoque e Logística
Um erro que compromete o desempenho de qualquer e-commerce durante a Black Friday é ter um estoque mal administrado.
É necessário que você conheça e tenha registros de cada item do seu estoque e do valor que ele representa.
Por menor que seja seu estoque, não administrá-lo de maneira profissional e cuidadosa pode custar caro para o seu negócio e atrapalhar suas vendas.
Para garantir que nenhum produto falte durante a alta demanda, invista em uma projeção de vendas, reunindo as informações sobre quanto vendeu na data em anos anteriores e quais produtos foram mais demandados.
Além dos registros, o armazenamento adequado é outro fator que precisa ser considerado. Garanta que o espaço do estoque seja amplo, arejado e que proporcione a proteção que o seu produto precisa para permanecer em bom estado de uso e consumo.