“Oscar do Varejo”: conheça o Prêmio Popai e todos seus simbolismos

Vem comigo conhecer o Oscar do Varejo e como esse prêmio faz parte da vida de arquitetos e designers por todo o país. Além de tudo, veja também como o varejo nacional está cada vez mais forte, tanto em termos de excelência, quanto em desenvolvimento de projetos inspiradores.

É hora de falarmos do Prêmio POPAI.

Prêmio POPAI Brasil 

O Prêmio POPAI Brasil é a edição nacional da única premiação criada para reconhecer os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação visual, displays e materiais de comunicação no Ponto de Venda.

Premiação considerada o “Oscar do Varejo“, é o maior e mais duradouro concurso do segmento em todo o mundo, contando com mais de 50 edições nos Estados Unidos da América. Há 2 décadas o Prêmio POPAI Brasil tem a missão de reconhecer os melhores materiais, ações e projetos de merchandising no país. A cada ano se consolida e vem destacando a importância das ações e materiais de merchandising no ponto de venda. Ao longo desses anos, já foram mais de 6 mil inscritos, +3 mil troféus entregues para +400 empresas e mais duas mil marcas envolvidas.

Raphael Tasquetto VP de Premiação

“Sinônimo de excelência, o Prêmio POPAI é a única premiação brasileira no segmento de marketing voltada às execuções no Ponto de Venda. A premiação tem realizado com primor a missão de reconhecer, difundir e incentivar as melhores, mais ousadas e eficientes ações, projetos e materiais nos PDV ao longo dos últimos 22 anos no país. A Excelência dos premiados no nosso país é tão expressiva que têm ganhando notoriedade cada vez maior a nível mundial, colocando no último ano 3 inscrições brasileiras no topo dos holofotes mundiais com a conquista do Shop! Global Awards. Os desafios de fazer marketing nos PDV em um mercado continental como o nosso Brasil são enormes. Diferenças regionais de cultura, hábitos de compras, despadronização de lojas, negociações localizadas, experiências segmentadas, entre outros tantos. Mas certamente, quem acompanha e percebe os detalhes dos trabalhos que o nosso Prêmio expõe certamente se assegura que todos esses desafios são superáveis. Temos orgulho de sermos o meio pelo qual os protagonistas buscam expor e reconhecer seus incríveis projetos. 

O Prêmio POPAI é mais do que uma premiação dos melhores, ele tangibiliza e inspira soluções extraordinárias de marketing no PDV.”

Quem é a POPAI?

O POPAI Brasil é uma associação sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento da atividade de Marketing de Varejo no Ponto de Venda.

O nosso objetivo é beneficiar os consumidores; gerar os melhores resultados para os clientes – indústria, comércio e empresas de serviços; suprir agências e fornecedores especializados com as melhores técnicas; promover os negócios do setor e garantir a melhor prática e ética da entidade.

O POPAI é dirigido a todos os profissionais e empresas que, de uma forma ou de outra, estão ligadas à atividade de Varejo e partilham, portanto, um interesse por ela. É por esta razão que o alcance e o perfil das empresas associadas ao POPAI Brasil é muito amplo e abrange áreas tão diversas como o design, fabricação, distribuição e setores tão variados como eletrônicos, alimentos, moda ou atividades de cuidados pessoais .

O Prêmio

O Prêmio POPAI Brasil é a edição nacional da única premiação criada para reconhecer os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação visual, displays e materiais de comunicação no Ponto de Venda. Estes produtos alavancam as vendas e tornam o varejo e seus produtos expostos, memoráveis e atraentes aos consumidores.

A versão brasileira da premiação foi criada em 1999 e, desde então, reconhece anualmente o que há de melhor em material de merchandising, como displays e campanhas promocionais, destinadas aos pontos de venda (PDV). O prêmio é conhecido internacionalmente como Troféu OMA (Outstanding Merchandising Achievement) e tem na figura de um índio seu símbolo principal.

Os concorrentes Associados ou não associados ao POPAI BRASIL desde que fabricantes, varejistas, produtores de materiais de PDV, escritórios de Arquitetura e Agências de Publicidade, Promoção Trade Marketing, Merchandising e Visual Merchandising que tenham criado ou produzido materiais e executado projetos no PDV do Brasil, competem pelos índios de Ouro, Prata e Bronze de acordo com a inscrição do projeto ou peça.

Um prestigiado painel de jurados, composto por empresários e executivos de indústrias de bens de consumo, varejistas, representantes de agências de publicidade, promoção, trade marketing e merchandising, fornecedores de materiais promocionais para o PDV, escritórios de arquitetura e acadêmicos brasileiros e do exterior, selecionarão e classificarão os vencedores de cada categoria concorrente.

Gostou do conteúdo e quer ler mais artigos como estes? 


Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades quentes sobre o universo do varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação