Você pode colocar em prática um funil de vendas, pode ter o site mais interessante do mundo e um ótimo produto, se a sua estratégia de fechar vendas for ruim, as vendas serão baixas.
É por isso que hoje eu trago um artigo com as melhores estratégias para fechar as vendas.
São aquelas ações que mudam muito os resultados do seu varejo e fazem você chegar lá.
Vem comigo!
Antecipe às objeções
Em um plano de vendas, recomenda-se não só traçar metas e objetivos, mas sim fazer uma análise dos riscos.
Essa avaliação consiste em um levantamento das objeções que os clientes possam vir a ter durante a negociação.
É importante criar hipóteses de ameaça, como questionamentos com o preço, personalização, facilidade de uso, e definir soluções para elas.
Isso tudo pode ser armado em uma apresentação prévia da sua venda com os seus colaboradores.
Caso sejam honestos, poderão apontar falhas no seu discurso e dúvidas que possam surgir com os clientes.
Sinais e linguagem corporal
Normalmente, um bom comprador não vai se mostrar ansioso para fechar o negócio, mas sim tentar disfarçar o quanto necessita da solução que você está oferecendo.
E é aí que entra a técnica da escuta ativa, em que você ouve atentamente o que ele tem a dizer, faz sinais e gestos para que ele prossiga — tudo isso para tentar perceber se ele está realmente interessado.
Inclinar-se para a frente, olhar nos olhos e observar a linguagem pode ser decisivo para o fechamento.
O comprador traz papéis consigo? Ele demonstra sinais de nervosismo, como mãos inquietas, por exemplo?
Braços cruzados, cara fechada, boca cerrada… Tudo pode ser um indicativo.
Lembre-se apenas que cada pessoa tem sua individualidade e nem sempre um gesto vai significar a mesma. Portanto, mantendo a postura observadora, vá com calma!
Use o social selling
A técnica do social selling é bem recente.
Consiste em usar as redes sociais para verificar quais são os assuntos de interesse do potencial cliente, verificar se ele é a pessoa que pode decidir sobre a compra do seu produto ou a contratação do seu serviço, além de identificar o momento exato em que ele está comentando, lendo ou curtindo postagens sobre temas que se relacionam às ofertas da sua empresa.
Para exemplificar essa metodologia podemos pensar em uma instituição financeira, como bancos e financiadoras, que usa o LinkedIn para abordar gerentes da área que estejam comentando, compartilhando ou curtindo temas sobre linhas de crédito empresariais.
Em vez de falar diretamente sobre a questão, enviar uma proposta ou apresentação da sua empresa, o vendedor aborda um assunto que se conecte com o que a pessoa está lendo, marca uma reunião e depois conduz o processo de venda.
A diferença é que, nesse caso, a comunicação se torna relevante para o lead, que provavelmente ouvirá a proposta com mais atenção.
Uma das grandes vantagens do social selling é que ele pode ser usado como ferramenta de inteligência de mercado.
Com o tempo, as plataformas de redes sociais vão agregando novas funções e features que ampliam as oportunidades de negócios, ajudando a monitorar a concorrência, fortalecer a marca e se comunicar com o público de modo mais natural e menos invasivo.
Esclareça o prazo
Nada é para sempre. Muito menos ainda o prazo que você estabeleceu para fazer o fechamento de vendas.
Portanto, não deixe o cliente pensar que tem todo o tempo do mundo para responder a sua proposta.
Realize o follow up com ele e crie alguns gatilhos de urgência nele. Diga que a condição é por tempo limitado e, se ele não aceitar, perderá a vantagem.
É algo crucial para mostrar para ele que tem algo especial em mãos que, em caso de falta de ação, será perdida.
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Estou sempre trazendo conselhos e novidades que fazem a diferença na vida do varejista.
Agradeço a leitura e até a próxima!