Olá, amigo empreendedor, este é um artigo que tem um sabor estranho, mas necessário. Hoje trago 5 dicas para demitir um colaborador. Ou seja, são 5 maneiras para tornar este momento menos ofensivo, tanto para quem será demitido, quanto para quem fará a demissão.
Eu sei que profissionais de RH são mais do que treinados nessa área. E também acredito que você conte com especialistas nessa tarefa. Mas, é sempre bom ter um pacote de boas práticas caso surja a necessidade.
Por isso, venha aprender como fazer uma demissão de maneira empática, humana e sem complicações.
Acompanhe!
Comece com uma reunião
Assim que a decisão pela demissão do funcionário for tomada, é necessário escolher o melhor momento para comunicá-la. Marque um horário, em um local reservado, para encontrar-se com o colaborador.
É importante que essa reunião aconteça logo após a resolução da decisão.
Isso evita que você fique criando expectativas no funcionário com relação às possíveis promoções ou benefícios que a empresa venha oferecer.
Se organize para o encontro: anote todas as informações que precisam ser transmitidas.
O ideal é que essa reunião seja individual, ou somente com os profissionais envolvidos, como quem fará os cálculos da rescisão, ou alguém do setor de RH, por exemplo.
Planeje e individualize
Assim como a decisão sobre a demissão não é feita da noite para o dia, o ato de demitir o funcionário não pode ser realizado sem uma preparação.
Não é necessário criar planos mirabolantes, e sim pensar em como a conversa será conduzida, em qual local isso pode ser feito da melhor forma e quais são as informações que precisam ser ditas durante o processo.
A relação entre colaborador e empresa é similar a um relacionamento amoroso.
Logo, é preciso que os assuntos mais delicados sejam conversados pessoalmente e de forma individualizada. Além de ser algo que demonstra respeito, essa é uma atitude que ajuda a passar mais segurança e sinceridade para quem está sendo desligado.
Em último caso, tenha esse encontro por videochamada, em um momento reservado apenas para isso e mantenha a conversa em tom pessoal, olhando nos olhos.
Tenha bem claro na sua mente a razão da demissão
Ao tomar a decisão que demitir o funcionário do cargo é a melhor solução para o momento, tenha certeza do que o motivou a fazer essa escolha.
Seja porque você precisa fazer cortes orçamentários ou pelo mau comportamento que a pessoa tem apresentado.
Uma boa dica é anotar em um relatório essa justificativa.
Releia um ou dois dias depois, para evitar interferências emocionais. É uma forma de você estar seguro e preparado para a hora da conversa.
3 palavras: clareza, objetividade, rapidez
A rapidez é necessária para não enrolar o funcionário.
Quanto mais você rodear o assunto e não chegar ao ponto que precisa, tomará o seu tempo e o dele, além de deixá-lo desconfortável e pensando milhares de coisas ruins sobre os motivos de estar ali.
Outra questão importante é a clareza sobre o que informa.
Quanto mais detalhes o funcionário souber sobre os motivos da demissão melhor. Isso ajuda eliminar interpretações equivocadas, como pensar que está sofrendo discriminações por etnia, gênero, idade ou credo.
Não use a demissão para resolver conflitos
É certo que ninguém é mandado embora sem motivo, mas nessa hora é bom evitar o constrangimento.
Um líder não pode querer que a ocasião da demissão se transforme no momento de lavar a roupa suja.
Falar de assuntos como desempenho, falta de compromisso, postura profissional, faltas e outras questões mal resolvidas entre as partes não é recomendado nessa hora e só vai piorar as coisas.
Ser demitido já é ruim e não requer mais nenhuma dose de crueldade.
O feedback deveria ter sido dado periodicamente, com antecedência, elencando as falhas do funcionário e alertando-o quanto a sua fraca atuação ou comportamento indevido.
E essas foram as minhas 5 dicas para uma demissão mais humana, empática e direta.
Gostou da publicação de hoje? Continue acompanhando as postagens.
Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades para empreendedores.
Agradeço a leitura e até a próxima!