Olá, tudo beleza? Hoje nós trouxemos dicas incríveis para a sua loja se destacar nas redes sociais. Aliás, são tips que vão além das redes, pois você também pode usar para a produção de conteúdos de Blog, entre tantos outros.
Lembrando que você não precisa colocar em prática todas essas dicas de uma vez só. Aliás, vá pouco a pouco, é preferível você usar uma estratégia por vez e usá-la bem. Do que tentar usar todas de uma vez só e elas ficarem “pela metade”.
Vem ver de perto como a sua loja se destaca nas redes sociais e como aumentar o seu fluxo de caixa.
Fique confortável e aproveite a leitura!
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Invista em ótimas fotografias
O sucesso de uma marca está totalmente associado ao branding, no qual a imagem é um dos elementos chave para criar uma identidade visual que realmente a represente.
Portanto, antes de começar a publicar as fotos, procure entender e definir o conceito da sua loja e a sensação que você deseja despertar em seus clientes.
Mais do que utilizar o Instagram para divulgar seus produtos, as fotos devem representar um estilo de vida que seja coerente ao da sua marca.
Após essa etapa, você já pode começar a produzir suas fotos. Para isso, tenha sempre em mente que a humanização é extremamente importante para que você consiga aproximar sua marca às pessoas.
Para isso, você pode publicar imagens do processo de fabricação dos produtos e até dos bastidores da sua loja com interações dos funcionários.
Uma boa iluminação, técnicas básicas de fotografia e um filtro já são capazes de tornar a imagem mais atraente.
Ao selecionar o que irá fotografar, tenha sempre em mente o estilo de vida que sua marca deseja promover por meio de seus produtos.
O objetivo é provocar um sentimento agradável de quem irá visualizar as fotografias, para que consigam associar o conceito da imagem à loja virtual.
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Peça ajuda para os seus profissionais
Se a pandemia parou seu time de vendas está na hora de motivá-los a vender como antes. E por que não? Ainda mais do que antes! Para isso, adapte as funções da sua equipe para as plataformas digitais.
Deixe alguns vendedores encarregados das fotos, outro do atendimento por exemplo, e assim por diante. Uma boa ideia é administrar vendedores no horário comercial que chame uma lista de clientes e ofereça produtos ás eles.
Essa abordagem é rápida e pode ser feita para vários clientes ao mesmo tempo através das redes sociais no varejo.
Vale lembrar sobre a importância do treinamento ao seu time que estará encarregado das vendas online. É necessário estar atento à lei de proteção de dados.
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Surpreenda
Como já dito anteriormente, é necessário prever as necessidades dos seus clientes. Um calendário com as principais datas comemorativas do e-commerce, por exemplo, pode ajudar na criação de campanhas promocionais específicas.
Outra alternativa para se destacar no varejo online, é investir em um bom programa de automação de marketing. Assim, você consegue identificar as principais compras do consumidor e, depois, fazer o envio de ofertas personalizadas relacionadas àquilo que ele consome.
Segundo informações do Think With Google, mais de três mil brasileiros mostraram-se receptivos à anúncios digitais, principalmente quando são de temas do seu interesse. Além disso, antecipar as necessidades dos clientes colabora com a fidelização e com os resultados a longo prazo.
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Entenda o engajamento
Falando dos supermercados, por exemplo, uma forma de educar indiretamente o seu consumidor é fazer uma postagem com alguma receita especial. Esse conteúdo pode despertar o desejo, a curiosidade e o interesse do leitor, mas não quer dizer que ele vá precisar ir até a sua loja para fazer a receita.
Ou seja, esse é um exemplo de conteúdo feito focado no interesse do seu cliente. Mostrando que, tanto a sua loja física quanto nos seus canais digitais, ele é o seu foco principal.
Além de receitas, você pode falar sobre inúmeros assuntos relacionados com produtos que ele pode adquirir na sua loja e, também, que possam melhorar o dia a dia dessa pessoa. Por exemplo:
- Dicas para limpar a casa ou mantê-la organizada;
- Dicas de sustentabilidade para o dia a dia;
- Sugestões de aplicativos para facilitar a rotina;
- Brincadeiras e “memes” interativos;
- Postagens sobre datas comemorativas;
- Conteúdos sobre diversidade, inclusão e campanhas solidárias, etc.
- Essas são somente algumas opções de linhas editoriais que você pode seguir nas suas redes sociais para entreter, engajar e criar proximidade com o seu público.
Lembre-se que aqui o seu foco principal não é a venda, mas sim a criação e o fortalecimento do relacionamento.
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Atenda pelas redes sociais
Ofereça aos seus clientes um atendimento adequado, personalizado e diferenciado nas redes sociais e em qualquer outros meios também. Embora muitos não se preocupem com isso como deveriam, você não deve cometer esse mesmo erro.
Também estude técnicas de negociação, para saber a melhor forma de negociar com seus clientes e, consequentemente, vender mais.
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Invista em e-mail marketing
92% do público adulto utiliza o e-mail como o principal meio de comunicação online. 61% dizem que o utilizam todos os dias, revelou um estudo da Pew Research. Sendo assim, o e-mail marketing é uma das grandes ferramentas de marketing digital para o varejo.
Com ele é possível aproximar os consumidores da empresa, estreitando os laços de comunicação. Ele é bastante utilizado para divulgar promoções, lançamentos, newsletter e confirmações de compras.
Aliás, 72% dos consumidores afirmam que o e-mail é o melhor canal para que as empresas lhes enviem algum tipo de comunicação, indicou a MarketingSherpa.
Só por esses números já dá para perceber o quão valiosa é a ferramenta de e-mail marketing e que se bem planejada pode ser um tiro certo no marketing digital para varejo.
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Entenda como funcionam as métricas
Há um termo em inglês chamado KPI (Key Performance Indicators), cuja tradução é: Indicadores-chave de Performance.
Essas são as métricas, ou seja: indicadores numéricos que servem para monitorar os resultados das ações de marketing. Não existe forma de trabalhar sem esses números.
Da mesma forma como a receita gerada e a margem de lucro são indicadores da saúde financeira da sua empresa, métricas como CAC (Custo de aquisição do Cliente), ROI (Retorno Sobre o Investimento) e Taxa de Conversão (a relação entre o número de pessoas impactadas pela sua comunicação e o número de vendas) são essenciais para medir a efetividade das suas ações de marketing.
Agora você já sabe quais são as melhores práticas para obter resultados com o seu varejo nas redes sociais.
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Agradecemos a leitura e até a próxima.