Vamos falar sobre o design de varejo focado em branding? Falando especificamente como você pode usar o design da sua loja para reforçar todos os elementos da sua marca.
Aliás, este artigo é aquele que traz inúmeras dicas e vários conselhos para garantir que você termine a leitura com uma listinha de tarefas nas mãos.
Então, muito bem, vamos lá, vamos conversar sobre o design de varejo e sobre como o branding é fantástico para a sua loja.
Fique confortável e aproveite a leitura!
Leia também: Saiba tudo sobre Estoque Mínimo e Máximo: conceitos fundamentais para o lojistas
O que é o design de varejo?
Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços.
É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.
O design está presente em todas as áreas da empresa e em todos os elementos que relacionam comunicação com o mercado.
Está na marca e no logotipo, na forma, nos materiais, nas cores e na embalagem dos produtos, nos pontos de venda, nos impressos, nas redes e em todos os materiais promocionais.
Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja
Quais são os benefícios do design no estabelecimento de uma marca?
Embora a marca e a sua construção sejam atividades complexas e estratégicas, há quase sempre um componente vital de design criativo — por exemplo, o símbolo da Nike, que é um logotipo simples, mas eficaz.
Ele transmite energia e movimento e é apropriado para uma empresa que fabrica roupas esportivas de alto desempenho.
Muitas disciplinas do design são usadas no desenvolvimento de uma marca de sucesso, incluindo:
- Design gráfico: para criar uma imagem visual para a sua empresa;
- Web design: para ajudá-lo a comercializar e vender seus produtos online;
- Design de Ponto de Venda (PDV): para projetar a experiência do ambiente de varejo no qual você comercializa seus produtos;
- Design de Interiores: para criar um espaço que expressa sua marca e dá aos visitantes uma ideia clara do que sua empresa representa.
Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo
Como fazer um Branding de sucesso no design de varejo
O passo mais importante para começar a estabelecer um Branding ideal é planejar com antecedência as estratégias de comunicação que serão usadas.
Nos valemos da máxima de que uma estratégia bem feita é o que trará naturalmente o reforço da reputação, o aumento do valor da marca, diferenciação, otimização de tempo e investimento, além da clara mensagem sobre a cultura da empresa.
Vale dizer, o Branding é responsabilidade de todos, deve estar presente na rotina do ecossistema da marca, ou seja, das partes que estão diretamente envolvidas com o seu negócio.
Desde os consumidores, até a direção e colaboradores.
Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno
Passo a passo para implementar o branding no design de varejo
Veja agora quais são os três pilares para implementar uma boa estratégia de branding com design de varejo:
- Imaginar a marca como um filho
- Compreender os aspectos importantes do design da loja
- Usar a tecnologia como aliada
Vamos esmiuçar os três em detalhes.
Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo
A marca como um filho
Imagine que a marca é um filho. Então, pense no seguinte cenário.
Vamos ser pais! Que lindo, um bebê a caminho. Será que vai ser menino ou menina? Como vai se chamar? Vai ser mais parecido com o pai ou a mãe? Essas perguntas são uma tentativa de entender quem vai ser a criança.
É bem parecido quando falamos de um projeto. Essa fase representa todas as perguntas e respostas que dizem respeito a uma marca, quando é o momento da criação de nome, do logotipo, das cores, da definição de público-alvo e de como a marca quer ser vista pelo mercado.
Compreenda os aspectos importantes do design da loja
O primeiro passo para elaborar um design envolvente para a sua loja é se inspirar nos valores da marca e transmiti-los na sua loja com coerência. Sendo assim, a primeira coisa que você deve pensar é na relação entre o produto e o tipo de consumidor que você pretende atingir com ele, ou seja, seu público-alvo.
O branding, ao se tratar do design, é a pele da sua loja. É a superfície da organização da sua loja que transmitirá a identidade da sua marca e terá um apelo certeiro no seu consumidor.
Nesse sentido, é fundamental que estejam presentes o logo da loja, o slogan e os diversos símbolos que fazem o público pensar na sua marca. É preciso que a experiência dentro da sua loja seja inconfundível para se tornar memorável e, para tanto, a sua marca deve se fazer presente.
Saiba mais: 9 Dicas para melhorar os seus feedbacks e engajar os seus colaboradores
Use a tecnologia como aliada
A tecnologia é uma excelente aliada no momento do conhecimento de quem é o cliente estratégico da sua empresa. Existem diversas ferramentas que são utilizadas para essa finalidade. Entre elas estão os sistemas de gestão, CRM, Google Analytics etc.
Os sistemas de gestão proporcionam que os gestores tenham conhecimento de diferentes setores da empresa, inclusive os departamentos de marketing e vendas. De forma complementar, o CRM (Customer Relationship Management) auxilia na gestão de relacionamento com os clientes. Ambas as ferramentas, portanto, ajudarão a entender sobre o comportamento das pessoas.
O Google Analytics, por sua vez, possibilita a descoberta de onde vêm os visitantes do seu site ou blog, quanto tempo permanecem na página, qual a distribuição geográfica, a faixa etária, entre outras informações.
Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno
Fatores que influenciam o design de varejo
Cultura: as pessoas acabam adquirindo um conjunto de valores, percepções, preferências e comportamentos por meio da vida em sociedade (grupos sociais), que interferem em seus hábitos de consumo.
Subcultura: a subcultura é composta por um conjunto de particularidades culturais de um grupo menor, diferindo do padrão da sociedade maior, porém, sem que exista a desvinculação da cultura vigente. São exemplos de subcultura os valores que diferenciam religiões, grupos raciais, regiões geográficas etc.
Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja
Classe social: composta por um grupo de pessoas que estão enquadradas em um estrato social comum. Consiste em divisões ordenadas, relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade. Seus componentes têm valores, interesses e comportamentos similares.
Agora você já sabe como o design de varejo está intimamente conectado com o branding da sua empresa.
Quer ler mais conteúdos como este? Continue acompanhando o blog. Estamos sempre dando dicas e trazendo segredos sobre o universo do varejo.
Agradecemos a leitura e até a próxima.