Hoje nós trouxemos um conteúdo incrível para você. Como vocês já devem ter percebido, o storytelling faz parte do design de varejo, já que a arte de usar um bom design também é a arte de contar histórias.
Por essa razão, hoje nós vamos falar sobre formas de colocar o Storytelling em prática utilizando estratégias incríveis de design.
Então, vem ver de parte como o design de varejo faz uso do storytelling e conquiste mais clientes na sua loja.
Fique confortável e aproveite a leitura!
Leia também: Saiba tudo sobre Estoque Mínimo e Máximo: conceitos fundamentais para o lojistas
Implementando storytelling
O primeiro e mais difícil passo para implementar storytelling é parar de acreditar que só preço que vende. O diretor analisa que no varejo, a briga pelo menor preço, muitas vezes, impede que os players melhorem a sua comunicação.
O consumidor olha preço, sim, mas percebe outros valores como parceria, atenção, cuidado, respeito e empatia. Empatia com as suas dores, necessidades, sonhos e desejos.
Tem que mudar o mindset de quem quer vender. Estratégias e ferramentas para se contar boas histórias e se conectar com o consumidor já são muitas e estão à disposição de quem as decide usar. Novamente, tem que vir de dentro.
A história da marca deve ser comunicada sempre para todos os públicos-alvo. Vejo muitas empresas errando quando querem falar para todo o mundo.
Eu posso até atender todos os públicos, se trabalhar com um varejo multimarcas e multiprodutos. Mas, cada marca e cada produto tem um grupo maior de interesse. Por isso, a boa comunicação e a boa história precisam levar em consideração o outro e não eu mesmo.
Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo
Dicas de Storytelling para varejo
O assessor de comunicação Gabriel Rajão (que trabalhou com Zoomp, Ellus, Cavalera e Ronaldo Fraga) falou sobre storytelling, a técnica publicitária de contar a história por trás de um produto ou a trajetória de uma marca, durante o penúltimo painel do Modacamp, evento realizado nos últimos dias 3 e 4 na capital paulista no Instituto Europeu de Design (IED).
Considerado arqueólogo de marcas, Rajão orientou aos varejistas que quiserem saber como trabalhar o storytelling de forma eficaz que consultem a dissertação de mestrado da portuguesa Vanessa Alves Silva, Storytelling nas marcas de moda, comunicação e criação de valor.
A moda é só uma ferramenta que você pode usar como estratégia para vender o storytelling. Toda marca tem uma história?. Case da Cosabella, empresa italiana que começou produzindo meias, é um dos mais significativos nesse sentido
Em síntese, e isto é parte integral da comunicação, uma história envolve pessoas que compartilham informações sobre quem fez o quê. Vale no mundo da moda, ou para escrever um miniconto.
Para impressionar o incauto, tem sempre quem fique inventando bobagens sobre personagens ter de ser assim ou assado, conceitos de x-número de atos para isso ou aquilo, finais deste ou daquele jeito.
Fórmulas e mandamentos à parte, o fato é que uma história eficaz pode ser apenas uma linha, com uma estrutura elementar. Esta ‘linha’ pode ser a roupa que você decide comprar e usar no casamento da sua irmã, quando encontra aquela amiga que não vê desde a escola primária e que agora é casada com aquele psiquiatra milionário.
Viu como TEM história? Claro, a maioria das pessoas geralmente diz que os elementos mais centrais de uma história são os seus antecedentes, personagens e ações. Não deixam de ser, mas podem estar todos agrupados numa coisa só, como na estampa de uma camisa polo que você vai usar para ir ao bar no forte do verão.
Saiba mais: 9 Dicas para melhorar os seus feedbacks e engajar os seus colaboradores
Por que o Storytelling?
Contar histórias é como os humanos se comunicam uns com os outros, a maneira como entendemos informações complexas e como transmitimos nossas experiências para os outros. Por isso listamos 10 motivos do porque você deve adotar o storytelling em sua estratégia de marca:
Entregue experiência imersiva
Com uma história, você leva seu público a um nível mais profundo de compreensão. Você os faz pensar em sua marca de uma perspectiva única e verdadeira.
Faça sua marca única
As histórias tornam o seu conteúdo especial porque é tudo sobre você e sua experiência. Com histórias, os valores de sua marca podem ser efetivamente proliferados. Você pode fazer sua oferta de uma forma única para seu público-alvo.
Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja
Ilustre seus pontos claramente
A história ajuda você a apresentar melhor suas ofertas de marca ou mensagens. Através da história, há um fluxo adequado e elementos associativos para as pessoas amarrá-lo. Permita-os chegar à sua própria conclusão (esperançosamente, aquela que você deseja que eles cheguem) e assim tornar seu conteúdo mais convincente.
Crie gatilhos emocionais que tornam sua marca memorável
As pessoas se apegam facilmente a histórias que captam suas emoções e sentidos. Isso os faz pensar em suas próprias experiências pessoais, trazendo assim para casa sua mensagem. Isso torna você mais memorável, pois é mais compreensível em comparação com os fatos duros e frios.
Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno
Conecte-se com seu público
Quando você conta uma história, leva seus clientes para passear. Você se conecta com eles em um nível diferente do que apenas declarar os valores de sua marca. Você está mostrando a eles as necessidades que eles nem percebem. E isso indica que você entende o dilema deles e tem a solução certa para ajudá-los.
Prontinho, agora você já sabe como colocar em prática as estratégias incríveis de storytelling para o varejo.
Se você quiser ler mais conteúdos como este, continue seguindo o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do design de varejo.
Agradecemos a leitura e até a próxima.