Já imaginou ser capaz de solidificar as relações com os seus clientes e ser capaz de vender muito mais, tendo a certeza de que você tem compradores garantidos? Esse é o objetivo do artigo de hoje.
Trouxe para você as dicas e os conselhos que eu conquistei ao longo de muitos anos de experiências e testes constantes.
Ou seja, tudo o que foi passado aqui foi testado lá fora, no mercado. Então, você pode ter certeza de que são conselhos que funcionam mesmo.
Muito bem, vamos começar. Vem ver de perto como solidificar as suas relações com os clientes. Fique confortável e aproveite a leitura!
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Aprenda como interpretar os sentimentos do seu cliente
Compreenda que, por trás de toda empresa, existem pessoas com sonhos, desejos, argumentos e necessidades. Entender e lidar com esses profissionais e tratá-los de forma significativa é um ponto-chave para ter sucesso.
Busque sempre apresentar a seu cliente a solução mais eficiente para o que ele está enfrentando no momento.
Uma ótima estratégia é trabalhar com as ideias: problema, ação e recompensa.
Ao atender um cliente, você diagnostica a necessidade dele, compreende caso haja um problema, oferece uma solução com uma ação e apresenta uma recompensa que gere interesse.
Veja um exemplo:
- Está com sede? (problema)
- Tome um copo de água gelada! (ação)
- E ainda mantenha seu corpo hidratado e saudável (recompensa)
Estes esforços certamente irão fazer grande diferença no seu relacionamento com o cliente, pois ele entenderá que seu maior interesse é atendê-lo com excelência e isso só será possível se você compreender o mais rápido possível o que ele precisa exatamente e oferecer uma solução imediata.
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Tenha objetividade nas suas ações
Defina o que você quer. Parece óbvio, mas é isso: saiba qual é a sua meta e, então, direcione os seus esforços e insights para alcançá-la.
Coloque em palavras claras quais são os pontos que a sua loja precisa tratar. Garanta que todo o time de profissionais esteja na mesma página que você.
Converse com a sua equipe, faça reuniões periódicas, olhe nos olhos deles e tenha certeza de que todos os pontos estão sendo entendidos por cada um.
Somente assim vocês poderão agir e garantir uma solidificação das relações com os clientes.
Invista em abordagens com toques pessoais
Seja humano em sua abordagem, mas não extrapole os limites da intimidade. Trate-o de forma respeitosa, demonstrando que aquele contato não visa apenas uma transação monetária.
Lembre-se de que o cliente precisa se sentir valorizado, mas também atendido. Ao oferecer um serviço ou produto, o seu objetivo é convencê-lo de que você é quem tem as soluções para um determinado problema que ele deseja solucionar.
Assim será possível resolver os problemas com muito mais agilidade.
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Reconheça os clientes positivos
O cliente é como um amigo da marca.
Existem aqueles consumidores que não estão interessados somente nos produtos da loja ou em comprar um artigo para satisfazer o seu desejo ou necessidade, pois, além disso, se identificam com a empresa.
Aquela história de captar o consumidor tanto pelo que é ofertado em forma de produto, mas também pela ideia (e perfil) que a empresa passa se encaixa exatamente neste caso.
O cliente tem a marca como companheira e esta passa a fazer parte do seu lifestyle. Ele adota aquele estilo e divulga espontaneamente a marca ao vesti-la e também por gerar comentários positivos nas redes de relacionamento e recomendá-la para amigos e pessoas próximas.
Esse relacionamento é construído a partir das boas experiências, mas também pela identificação do cliente com a marca e a sua ideologia.
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Agora é hora de transformar clientes em fãs
Um dos pontos positivos de saber como reter clientes em agências é torná-los verdadeiros fãs da sua empresa. Por isso, a satisfação do cliente deve ser uma das principais preocupações na sua agência. Afinal, nem só de entregas de projetos e vendas de serviços o seu negócio sobrevive. É preciso criar uma ótima experiência e desenvolver junto ao cliente a real percepção de valor.
Como fazer isso? Cada vez que as pessoas da sua equipe interagirem com o cliente é uma oportunidade de construção da sua marca e fidelização dos clientes.
Então, tenha em mente que é preciso dar a devida atenção seja por meio do atendimento, da venda, da aprovação do projeto, ou ao lidar com comentários e reclamações.
Inclusive, Dave Thompson, CEO da National Pen Co., cita, neste artigo no portal Entrepreneur, a importância de desenvolver esse relacionamento. Segundo ele, a lealdade do cliente acontece principalmente através de uma relação genuína e benéfica com a sua marca.
Então, você já viu onde deve investir para entender como reter clientes em agências, certo? E, para transformá-lo em um defensor do seu negócio, confira este artigo com dicas para a fidelização de clientes.
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Resumo: a tarefa é fácil, mas não é simples
Se você olhar com carinho para todas as dicas, vai chegar a conclusão que essa tarefa é fácil de ser colocada em prática. As atitudes que uma empresa precisa assumir não são tão complexas.
Contudo.
Será preciso persistência, inteligência e, além de tudo, muito empenho. Até que você atinja o nível desejado no relacionamento entre a sua loja e os clientes.
Espero que o artigo de hoje tenha trazido ótimas ideias sobre como solidificar a relação entre a sua loja e seus consumidores.
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Estou sempre trazendo dicas, conselhos, truques e segredos sobre o universo do varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima.