Varejista O que fazer em tempos de incertezas

Varejista: O que fazer em tempos de incertezas?

Olá, hoje eu trouxe para você dicas do que fazer em tempos de incertas. São aqueles conselhos para você, varejista, que não sabe como serão os próximos meses e quer manter as contas em ordem.

Sabemos como os últimos anos vêm sendo desafiadores para o empreendimento no Brasil. Entretanto, também é verdade que apesar das muitas dificuldades, também há espaço para oportunidades e crescimento.

Por essa razão, hoje eu trouxe um artigo focado somente em dicas e conselhos do que fazer para manter a perspectiva focada em crescimento e assim combater a incerteza.

Vem ver de perto.

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Invista em Marketing inteligente

Resista à tentação de sair cortando todos os seus investimentos em marketing. Dizem que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Aqui, você precisa definir o nível adequado do investimento em marketing e as ações que efetivamente irão trazer um retorno em vendas superior ao seu custo.

A matemática é simples: toda ação de marketing que gerar mais caixa do que consumir deve ser incentivada. Você não pode se dar ao luxo de abrir mão dela, muito menos eliminá-la.

Foque em inteligência emocional 

Resolver uma situação de incerteza depende não apenas do treinamento ou do conhecimento do gestor, mas principalmente da atitude tomada para resolver esse labirinto de causas e consequências.

Enquanto tenta entender o que pode acontecer é uma situação de alto estresse, é essencial que a motivação seja sempre mantida intacta e focada em novas estratégias de mudança que você deseje alcançar.

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Valorize o que é realmente fundamental

Uma empresa de sucesso tem um bom serviço, produtos e serviços de primeira linha e funcionários felizes – e é possível conseguir tudo isso, apesar do momento econômico de um país. Superamos tudo ao focarmos na qualidade da plataforma, em satisfazer o cliente e em valorizar a equipe. Mesmo depois da ‘bolha’ e da crise, continuamos bem.

Faça um mapeamento do público alvo do seu varejo

No cenário atual, a definição do mapeamento do público alvo para varejistas, ou em muitos casos a revisão desse público, será essencial para suas estratégias de vendas. 

Portanto, é fundamental entender mais a fundo quem tem o potencial/intenção de comprar seu produto. Descobrir se esse público está limitado a sair às ruas, se precisa de uma entrega e se perdeu poder financeiro. Vale observar até se você está vendendo o produto certo para o momento atual.  

Todas essas informações vão ser muito úteis nesse início de revisão. Aliás, este ajuste/revisão vai ajudá-lo inclusive a descobrir como adaptar sua linguagem com seu público. 

Neste ponto, é preciso destacar que é fundamental tomar muito cuidado com como você vai se posicionar em relação ao momento atual. 

Por isso, pode ser interessante adaptar sua operação e seu relacionamento com fornecedores e novos parceiros. Mais do que isso: estar preparado para entender quais alternativas buscar para manter suas vendas.

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Valorize seus clientes já conquistados

A reclamação do mau atendimento por parte de vendedores e gerentes dos mais diversos segmentos é ainda o padrão e não o contrário. O cliente hoje é em muitas ocasiões bem informado sobre o que quer , como quer, e qual preço quer pagar, avaliando assim se a relação valor x benefício é justa.

Se não existe investimento na capacitação das equipes fica difícil cobrar desempenho. A realidade de uma competição acirrada é a verdade do mercado hoje, e às vezes conhecer um pouco mais do seu produto, ter uma boa história para contar , ser gentil são aspectos raros.

Se possível surpreender, e ir um pouco além do atendimento tradicional com um mimo uma pequena delicadeza, que não seja nenhum benefício financeiro, mais simplesmente a valorização deste cliente frequente, que no fim, é quem paga o grosso das contas da empresa. Como Pareto diz, 20% dos clientes resolvem 80% dos problemas.

Varejista O que fazer em tempos de incertezas

Conheça mais sobre os novos modelos de contratação

Outro fator importante que precisa ser considerado para o planejamento de vendas de 2021 é a nova realidade dos clientes. Em um momento de crise econômica, as organizações necessitam reduzir gastos e muitas devem trabalhar com orçamentos reduzidos no próximo ano. Vale a pena, portanto, ter isso em mente e ponderar sobre uma eventual revisão das políticas de preços a fim de não perder clientes importantes.

Os contratos também podem exigir maior flexibilidade, pois as incertezas dificultam as projeções de longo prazo. Por essa razão, muitas empresas estão optando por modelos de planos com prazos menores, por exemplo.

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Acelere suas decisões e não tenha medo de errar

Em um mundo incerto, algumas decisões tornam-se cada vez mais críticas com o tempo.

Se o seu produto ou serviço for visto como uma maneira de se proteger contra mudanças futuras ou aproveitar o ambiente atual, você pode ver os ciclos de decisão se acelerarem.

Para a maioria dos clientes, porém, o processo de compra pode ter ficado mais lento.

À medida que as garantias futuras se tornam mais incertas e os obstáculos aos investimentos se tornam desafiadores, é necessária uma dor maior para levar as pessoas à ação.

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Junte-se a isso também, a necessidade de mais pessoas se juntarem ao processo de decisão.

Para os vendedores e gestores comerciais, esse ambiente significa um foco maior nas melhorias práticas possíveis em qualquer caso, incluindo:

  • Estimular prontamente as demandas, trazendo insights sobre os desafios específicos dos clientes, incluindo aqueles causados pela incerteza; 
  • Aumentar o impulso, ajudando os clientes a quantificar o custo de não agir (o medo de perder significa que as pessoas são mais propensas a agir para evitar uma perda do que para alcançar um ganho);
  • Concentre-se em oportunidades onde o impulso de compra é real;
  • Gerencie, ativamente, as partes interessadas do cliente, ajudando os adeptos a superarem barreiras internas e criar decisão de compra.

Essas foram as principais dicas para você que deseja saber o que fazer em tempos de incerteza.

Quer continuar lendo artigos como este? Então acompanhe o Blog. Estou sempre trazendo dicas, conselhos e novidades sobre o universo do varejo e do empreendedorismo.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

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