Por que o Design de Varejo é crucial no mercado moderno

Por que o Design de Varejo é crucial no mercado moderno?

E se eu falar que o Design de Varejo apropriado é capaz de aumentar as suas vendas, impactar a disposição dos colaboradores e ainda atrair mais investidores para a sua franquia? Pois é. Acredite, ele é.

Não é à toa que grandes marcas do mercado brasileiro investem pesado em estratégias de design eficazes. Tudo para garantir que a empresa tenha uma personalidade bem definida e consequentemente atraia mais clientes.

Hoje eu quero mostrar para você as vantagens do design de varejo e como o investimento certo pode fazer maravilhas pela sua loja.

Vem ver de perto sobre o que trata o design de varejo.

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O que é design de varejo e qual é a sua diferença para design tradicional?

Sem entrar em detalhes, mas toda estratégia de design existe para servir a um propósito. Não há design se não há problema. Então, quando falamos em um bom design também estamos falando de uma ótima solução.

Claro que a preocupação do designer não é apenas resolver uma questão, mas fazer isso de maneira elegante, bem desenhada, criativa, e repleta de personalidade. 

Então, um design que se preza tem que ser:

  • Único
  • Funcional
  • Esteticamente agradável

Para citar apenas três elementos. 

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Daí vem o Design de Varejo

E por essa razão nós podemos afirmar que o design de varejo é um esforço conjunto de muitos profissionais em busca do melhor ambiente possível para aquela empresa, dentro daquele espaço.

Ou seja, cada loja tem uma personalidade e atende uma demanda diferente. Dentro disso, os responsáveis pelo projeto de design de varejo precisam, literalmente, fazer o melhor possível dentro do que está proposto ali.

Então, um bom design não é “grande” ou “pequeno”. Nem “espaçoso” ou “bem organizado”. 

Um bom design de varejo faz com que os clientes, os funcionários e os responsáveis da loja entrem nela e sintam algo único. É como dizer “essa loja está perfeita. Cada coisa está no seu lugar exato”.

Com isso, há um ganho enorme. Pois o comportamento humano é influenciado totalmente pela interação com o ambiente. Então, quando estamos em um local que traz certas emoções é provável que sejamos influenciados por elas.

Vou explicar com mais calma nos próximos tópicos.

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Por que o Design de Varejo é crucial no mercado moderno

Vantagens do Design de Varejo

Veja bem, organizar as coisas dentro da sua loja é uma coisa, ter um design de varejo pensado na sua marca e no seu consumidor é outra completamente diferente. 

Para iniciar, o Design de Varejo (em letras maiúsculas) não se preocupa com excessos, ou faltas. Ele lida somente com aquilo que faz sentido para a sua empresa.

Tem mais, há um foco latente no conforto, na segurança e no desempenho dos colaboradores de uma loja. Afinal de contas, é o time de profissionais que faz o sucesso de qualquer empresa.

Então, ao pensar em um design de varejo, nós também focamos no melhor ambiente possível para que os funcionários possam desempenhar seus papéis ao máximo. 

Vou falar sobre mais vantagens. Veja.

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Segurança

Ambientes bagunçados são, via de regra, inseguros. Aplicando as estratégias corretas de design de varejo você terá certeza de que a sua loja (e os seus escritórios) estão em conformidade com altos padrões de segurança.

Tem mais, também deve-se ter uma preocupação fundamental com a ergonomia. Já que ambientes ergonomicamente incorretos acarretam problemas no médio e longo prazo.

Algum colaborador já precisou se ausentar por sentir dores musculares ou problemas acarretados pela postura? Pois é. Essa questão, além de extremamente incômoda para os profissionais, gera perdas financeiras importantes, em forma de faltas, turnover e até processos. 

Melhor desempenho

Se a segurança é um ponto chave, a produtividade vem logo em seguida. Trabalhando em um local confortável e seguro, os profissionais têm tudo o que precisam para entregarem o melhor do seu esforço.

E isso tem impacto direto na satisfação dos clientes e no fluxo de caixa. Afinal de contas, uma loja produtiva, também é uma loja que atende bem e vende bem.

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Conexão com o público e aumento das vendas

O impacto interno é enorme, não temos dúvida (tanto para colaboradores, quanto para a organização), mas é no relacionamento com o público que o design de varejo ganha forças.

Ao elaborar um layout pensado especificamente para a sua marca e para a relação dela com os consumidores, o Design de Varejo é capaz de se conectar com o público. De forma que as pessoas fiquem confortáveis e gostem de visitar a sua loja.

Pense no assunto, faça uma lista mental de lojas que você gosta de estar dentro. Que você se sente bem. Agora pense naquelas que ganham a sua atenção apenas pelo preço baixo, mas o ambiente é péssimo.

Acredite, investir em preço baixo pode ser uma alternativa interessante para gigantes (colossos) do mercado. Mas se a sua loja quiser atrair verdadeiros fãs da sua marca, você tem que investir em conforto, experiência e bem-estar dos clientes.

E somente um bom Design de Varejo é capaz de entregar isso. 

Design de Varejo: é aplicar no curto prazo para ver crescer ao longo dos anos

Uma boa estratégia de design de varejo pode ser planejada e executada em períodos relativamente curtos (até 1 mês, dependendo do projeto). 

Ou seja, uma solução que pode ser desenvolvida em um período curto gera resultados por muito tempo.

Espero que o artigo de hoje tenha lhe mostrado como o design de varejo é importante.

Quer falar mais sobre o assunto? Marque uma reunião comigo. Eu adoraria conversar e trocar experiências.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

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