A transformação no mundo do trabalho teve um início e não foi no departamento de inovação de alguma empresa. Tampouco no escritório do PMO da empresa. A verdade é que a revolução que nós vivemos começou em uma garagem, com garotos desenvolvendo softwares.
Pois lá eles criaram e incorporaram o que depois o mercado e as corporações viriam chamar de Metodologias Ágeis.
Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas
E o que são as tais Metodologias Ágeis?
São abordagens para desenvolver produtos com valores descritos no Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software, assinado em 2001, Utah. As metodologias ágeis defendem o planejamento adaptativo, times auto-organizados, multidisciplinares, melhoria contínua e desenvolvimento evolucionário.
Algumas das máximas de trabalho presentes nas metodologias ágeis, são:
- Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
- Interações entre os indivíduos que fazem parte de um projeto;
- Processos de trabalho muito prescritivos prejudicam a capacidade de adaptação à mudanças;
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
- Responder a mudanças mais que seguir um plano
As duas ferramentas mais comuns de metodologias ágeis são: Scrum e Kanban. Eu já fiz uma postagem sobre o SCRUM, então vou falar brevemente sobre o Kanban.
Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise
Kanban
É um método para gestão do trabalho que usa cartões indicando cada tarefa de forma que equilibre a demanda e capacidade de entrega. Além das etapas, um sistema Kanban possui limites de trabalho em progresso, que determinam a quantidade máxima de trabalho que a equipe é capaz de executar.
O Kanban reduz o desperdício e encurta os ciclos de feedback. O objetivo é entregar no menor tempo possível e com uma certa previsibilidade.
Gostou das metodologias ágeis? Deixe um comentário e obrigada pela leitura.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.