Quer engajar seus consumidores? Então use o storytelling, mas como nós sabemos que nos últimos meses às visitas dos consumidores às lojas são rápidas e diretas, então que tal usar o Storytelling online?
Agora muito devem estar pensando: ah, Storytelling? Essa tendência não ficou para trás?
É verdade que o termo ficou em evidência por um tempo e depois “saiu de moda”, mas se a palavra Storytelling não é tão usada, a prática do Storytelling continua a todo vapor e nunca vai parar.
Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise
Quer uma prova que o Storytelling é usado todos os dias?
Depois de um dia de trabalho você chega em casa e conversa com a sua família sobre o dia? Então você usa storytelling.
Você troca brincadeiras e piadas com os amigos nos grupos pelo Smartphone? Então todos vocês usam storytelling.
Nós contamos tantas histórias e elas nos prendem de tal maneira, que o pesquisador Jonathan Gottschall criou o termo “storytelling animal”, argumentando que nós, seres humanos, nós reconhecemos por meio das histórias.
Pense bem: quais são os “papéis” que você assume diariamente em diversas histórias? O papel de pai, mãe, varejista, empreendedor, empreendedora, lojista, há inúmeros papéis, pois há inúmeras histórias que se entrelaçam e se conectam diariamente.
Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas
A todo momento.
Nós, enquanto espécie, só nos reconhecemos como somos por meio de histórias. Se você pesquisar agora mesmo sobre o assunto verá que essa frase faz todo o sentido.
Sendo assim, é crucial que a sua marca também seja reconhecida por meio de histórias. Digo mais, há muitas histórias sobre a sua marca sendo contadas agora mesmo, nas redes sociais. O grande problema é que você pode não ter controle sobre nenhuma delas.
Não ter uma estratégia de Storytelling é deixar que as histórias contadas sobre a sua marca sejam desenvolvidas e inventadas por outras pessoas. Ou pior, pela concorrência.
Para aplicar o storytelling online você precisa unir Missão, Visão e Valores, para gerar uma narrativa e um projeto de marca pulsante. Conte a sua história. Faça com que a sua marca seja reconhecida no mercado. Garanto que valerá a pena.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.