Você já ouviu esse termo alguma vez? Talvez alguém tenha dito algo como “seu site precisa focar em UX Design” ou “esse serviço não tem o que é necessário para o UX”.
UX Design é uma forma de enxergar o Design inteiramente voltada para o usuário. Sua tradução seria User Experience Design. Ou seja, criar algo que tenha foco total e absoluto na forma como o cliente irá entrar em contato com aquele determinado produto.
Oriundo do desenvolvimento de Softwares e aplicativos, o UX Design rapidamente ganhou diversas outras aplicações, impulsionado pela tendência do Design Thinking.
Então, vamos conhecer um pouco como aplicar o UX Design nos seus produtos e serviços:
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Crie um mapa de empatia
O Mapa de Empatia é a forma de entender as necessidades do usuário de um serviço. Suas dificuldades e as “lombadas” no uso. Trata-se, realmente, de incorporar o cliente e compreender o que ele deseja de um serviço e como ele navega nesse serviço.
Um mapa de empatia é formado por 5 campos: Dizer, Pensar, Fazer e Sentir (Says, Thinks, Does, Feels), sendo o quinto campo a posição do usuário dentro desses 4 elementos.
Você cria o mapa respondendo às perguntas: O que ele Diz enquanto usa? O que Sente? O que Faz? O que Ouve? O que vê? Quanto tempo leva para usar corretamente o serviço?
Entre muitas outras. Perceba que a intenção do mapa de empatia é trazer para o UX Designer as respostas em busca de como o cliente realmente se sente utilizando aquele serviço.
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Características do UX Design:
- Foco total e absoluto no usuário;
- Reviews ágeis e transformações em tempo real, se necessário;
- Atualizações constantes, nada é fixo ou intocável;
- Minimização do Ego do desenvolvedor, o foco não é o “produto”, o foco é como o cliente faz uso do produto.
Assim como muitas outras tendências do Design, o UX veio para derrubar alguns mitos. Antes dele, designers perdidos queriam que um produto ou serviço fossem “bonitos”, mesmo que a utilização fosse deficiente, ou precária.
Agora o cliente está onde sempre deveria estar, no centro das decisões.
E você, conhece UX Design? Deixe um comentário na publicação e obrigada pela leitura. Até a próxima.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.