SCRUM é uma técnica de gerenciamento que traz ótimos resultados para as empresas e garante o engajamento de todos os envolvidos em um projeto.
Inicialmente, o SCRUM era aplicado no desenvolvimento de aplicativos, trazendo coesão, organização e agilidade para esse mercado. Vale reforçar que o desenvolvimento de um aplicativo, por mais simples que seja, necessita de muito cuidado gerencial e do empenho de diversos profissionais.
O termo SCRUM é importado do Rugby, uma tática em que os jogadores defensivos “empurram” o time em direção à linha de objetivo.
Aplicando o SCRUM os processos da sua empresa terão:
- Transparência
- Coesão
- Metas estabelecidas reais e inadiáveis
Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise
Como funciona o SCRUM
No SCRUM o planejamento é feito por meio dos sprints, ciclos com duração média de 4 semanas. Cada sprint é uma tarefa ou uma funcionalidade que deve ser executada (pensando na lógica de um software).
Tudo começa com o Product Backlog, a lista de “tarefas” desenvolvidas ao longo do projeto. Quem classifica o que será feito ou não é o Product Owner, o responsável maior pelo projeto que tem a missão de entregar valor para o cliente.
Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas
Os membros de um projeto de SCRUM são:
- Product Owner, o líder
- Scrum Master, o profissional responsável pelo gerenciamento do Scrum
- Team Scrum, a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto.
Claro que além dessas três figuras há ainda muitos outros elementos que podem ser incorporados em uma estratégia de SCRUM, tudo dependerá das necessidades de cada empresa.
A principal característica do SCRUM é que todos os processos são aparentes para os envolvidos. Há uma transparência geral e absoluta sobre o andamento e o desenvolvimento de um projeto. Isso envolve a conquista de metas ou a obtenção de feedbacks.
O Product Owner consegue saber que está sendo feito, quais são as revisões necessárias e o que pode ou precisa ser mudado.
Falaremos mais de SCRUM em publicações futuras, mas e você, conhece esse método de gerenciamento? Deixe aí nos comentários e obrigada pela leitura.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.