Tenho certeza de que ao menos uma vez na vida você já pensou “como será possuir uma rede de franquias?”. Seja por que você sente que a sua marca tem potencial, ou por que percebeu alguma oportunidade no mercado.
Mas e aí? Na hora de colocar os planos em prática, você descobre que as coisas não são tão simples assim. Abrir uma rede de franquias pode ser um projeto arriscado, trabalhoso e, sem a devida ajuda, incrivelmente complexo.
Pois bem, hoje nós estamos aqui para apontar o Norte e dizer a você o que é preciso. Ou seja, falaremos sobre como criar uma rede de franquias.
Será um bate-papo rápido, nosso intuito é munir você de algumas informações para que depois você já seja capaz de dar os primeiros passos rumo aos seus objetivos.
Vamos lá?!
O que é preciso para abrir uma franquia?
Antes de mais nada nós precisamos conversar sobre os itens que são precisos para abrir uma franquia. Não vamos falar da burocracia jurídica agora, vamos salientar outros pontos que são importantes para o sucesso da sua empreitada.
O poder da marca
Vamos separar alguns itens para analisarmos o poder da sua marca. Veja só, nós não estamos dizendo que é preciso ter uma grande marca em mãos para poder construir uma rede de franquias de sucesso. Contudo, não podemos negar que começar com uma marca forte ajuda, principalmente se você já tiver um modelo de negócios funcional em suas mãos.
Mesmo assim, algumas pessoas especialmente talentosas conseguem iniciar marcas do zero e transforma-las em uma rede de franquias desde o primeiro dia.
Vejamos os itens dentro do conceito de força, ou poder, da marca. Lembrando que empresas profissionais podem lhe ajudar a compreender os itens e identificar as oportunidades dentro de cada um deles.
Escalabilidade
A capacidade de lidar com uma série de informações em fator crescente. A escalabilidade fala sobre as oportunidades de crescimento e o gerenciamento necessário para chegar lá. Será que a marca é capaz de crescer?
Rentabilidade
Uma das perguntas que os seus pretensos franqueados mais farão é se a sua marca está com valores de retorno sólidos. É inegável, fica muito mais fácil captar franqueados quando a marca apresenta uma rentabilidade constante e segura.
Modelo de franquia adequado
Aqui talvez seja uma tecla mais técnica. Os modelos de negócios são variados e as operações da sua empresa não serão como as feitas por outras franquias, mesmo que elas sejam concorrentes.
Sendo assim, antes de decidir por buscar franqueados é preciso que você tenha um modelo de franquias pronto.
Análises externas, o olhar para o mercado
Criar uma franquia vai além de ter uma marca forte, é preciso estar alinhado com as oportunidades do mercado. Essa percepção de oportunidade passa por alguns itens, vejamos quais são eles.
Ter uma vantagem competitiva
Estamos chamando de vantagem competitiva a capacidade do seu produto de se sobressair em relação à concorrência. Diferenciais relevantes são os pontos fortes de qualquer marca.
Para dizer em outras palavras: qual é a questão que torna a sua marca única no mercado? Essa questão é relevante? Existe uma oportunidade de negócios aí?
Como saber se tenho uma marca poderosa em mãos?
Evidentemente essas respostas não serão dadas assim de uma hora para a outra. Nós levantamos alguns itens que você terá que levar em consideração antes de abrir a sua franquia.
O melhor jeito de saber quais são os pontos fortes da sua marca é analisar o mercado. Como?
Com a contratação de um acompanhamento. Especialistas são capazes de metrificar e apontar quais são os itens escalonáveis, qual é o modelo de negócios ideal para a sua franquia, como avaliar sua vantagem competitiva, etc.
Tenho uma ótima ideia em mãos e estou ciente das minhas oportunidades no mercado
Uma vez que você tenha feito toda a sua avaliação interna, agora está na hora de falarmos da temida formatação de franquias.
O que é a formatação de franquias?
Formatação de franquias é o processo responsável por transformar uma marca em uma franquia. Por tratar-se de um processo burocrático com algumas nuances, nós falaremos dele em termos gerais. Deixamos o convite para que você entre em contato conosco caso queira mais informações sobre o assunto.
1º Elaboração do Plano de negócios
O primeiro passo, segundo o próprio SEBRAE, é a elaboração do plano de negócios da sua franquia. Aqui mais uma vez o acompanhamento de empresas especialistas é fundamental para a elaboração de um plano de negócios vencedor.
2º Processos jurídicos
Documentos redigidos conforme a Lei 8.955/94. Incluem contratos, pré-contratos, o preenchimento do COF (Circular de Oferta da Franquia), etc. Lembrando que consultoria também lhe ajudará em todos esses passos.
3º Criação dos manuais
O terceiro passo é denominado pelo SEBRAE de Manualização. Trata-se da elaboração dos procedimentos internos das franquias e a criação de manuais que serão distribuídos à todos os franqueados.
Fim, após os três passos concluídos, você já terá legalmente uma franquia em mãos. Pronta para atuar.
Dicas para a captação de franqueados
O sucesso de uma marca é tão grande quanto a capacidade que ela tem de conquistar bons franqueados. Dito isso, como criar uma rede de franquias passa pela capacidade de encontrar e cativar parcerias e investidores para a marca.
Em termos gerais, os franqueados e os franqueadores terão preocupações similares. Desejam a consolidação e a força do empreendimento.
Para poder cativar seus franqueados é importante que você busque elaborar simulações financeiras, mostrando para eles a rentabilidade e os lucros. Isso certamente será um atrativo.
Saber como criar uma franquia pode parecer complexo em um primeiro contato, mas com o tempo e com mais informações você verá que o processo é muito mais orgânico do que parece.
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Envie uma mensagem ou ligue para nós, estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.
Deixamos o convite para que você acompanhe as nossas publicações. Trazemos informações valiosas e atuais sobre o mercado moderno, varejo, marketing e franchinsing.